Entenda o Efeito do Álcool nos Dentes

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em dezembro 12, 2021


Apesar de ser legalizado, o álcool é considerado por muitos uma droga, causando estragos na mesma medida que outras drogas que não são legalizadas. Contudo, além de afetar a saúde como um todo, é possível analisar o efeito prejudicial que pode ser causado pelo álcool nos dentes

Alcoolismo

O alcoolismo é considerado uma doença séria, que precisa ser tratada na mesma medida que outras patologias importantes. O alcoolismo, que é a dependência que as pessoas possuem em consumir bebidas alcoólicas, está muito associado a questões sociais. 

Muitas vezes, as pessoas chegam a esses estágio após uma ruptura social importante em suas vidas, fazendo com que o álcool se torne o remédio mais acessível.

Quando esse consumo exagerado chega ao ponto da dependência, as pessoas precisam se tratar em centros especializados. Muitas vezes é necessário internação psiquiátrica, pois a dependência é tão grande que não é possível sair dessa situação por conta própria.

Efeitos do álcool

O álcool presente em uma série de bebidas não traz benefícios para a saúde, Pelo contrário, esse elemento causa uma série de problemas importantes para o organismo, psicológico e corpo de modo geral. 

Conheça algumas doenças que são comumentemente associadas ao alcoolismo:

  • Hepatite alcoólica;
  • Gastrite;
  • Cirrose;
  • Comprometimento cerebral;
  • Outras.

Essas são somente algumas das patologias ligadas ao consumo excessivo de álcool.

Álcool e saúde bucal


Além de poder causar uma série de doenças graves, que em certos casos podem ser fatais, o consumo exagerado do álcool também pode causar uma série de problemas bucais.

A fermentação do álcool é um processo que gera um problema importante para a saúde dos dentes. 

Além disso, é muito comum que nas fórmulas de bebidas alcoólicas estejam presentes uma grande quantidade de açúcares, alimento bastante conhecido por prejudicar a arcada dentária.

Dessa maneira, mesmo que você utilize aparelho lingual preço, o álcool pode acabar prejudicando a qualidade dos seus dentes, causando problemas como os que veremos na sequência.

Cáries

Uma das doenças bucais mais conhecidas é a cárie. Ela acontece pela proliferação de bactérias na boca, que se alimentam da estrutura do dente, formando uma grande massa escura sobre eles. 

Por conta da fermentação do açúcar das bebidas alcoólicas, as bactérias conseguem se alojar e se alimentar facilmente dos dentes, formando as cáries rapidamente. 

Em casos graves, essa cárie pode afetar o canal dentário, sendo necessário buscar um dentista especialista em canal para resolver essa situação que pode ser evitada.

Periodontite

Do mesmo modo que essas bactérias podem causar as cáries, elas também podem afetar outras regiões da boca, como as gengivas, causando a gengivite. Essa doença possui tratamento, mas é preciso que o paciente esteja atento com as consequências. 

Caso a gengivite não seja tratada da maneira adequada, ela pode evoluir para periodontite.

A periodontite é uma doença que afeta o periodonto, tecido importante da boca, responsável pela fixação dos dentes. 

Quando a doença chega nesse estágio, mesmo que você esteja utilizando aparelho ortodôntico transparente preço, pode chegar a um ponto irreversível. No grau avançado dessa doença, o tecido apodrece, e os dentes começam a cair.

Como evitar?

Sabendo que o alcoolismo é um problema bastante presente na sociedade atual, é fundamental que, ao menos, as pessoas tenham consciência de práticas importantes que podem ajudar a evitar esses e outros problemas bucais.

Para começar, é muito importante ter uma higienização bucal qualificada. Escovar os dentes após as refeições, antes de dormir e após acordar, por exemplo, são práticas essenciais. O uso de fio dental e enxaguante bucal para completar a higienização também podem ajudar.

Tratamentos odontológicos também podem ajudar você a manter um sorriso qualificado, mesmo com o alto consumo de álcool. 

O clareamento dental promoção, por exemplo, é uma solução interessante para eliminação de manchas causadas pelo alto consumo de bebidas alcoólicas.

Por fim, é fundamental que você mantenha contato regular com um dentista. Esses profissionais são responsáveis por observar, orientar e promover práticas saudáveis relacionadas à saúde bucal. 

Tratamentos, como o próprio clareamento dos dentes, são efetuados por esses profissionais. 

Além disso, eles podem reforçar a limpeza dentária, bastando você perguntar por limpeza dentária preço

A partir dessa informação, você pode entender mais sobre como funciona esse procedimento e o que é necessário para que ele seja executado da melhor maneira possível, obtendo os resultados ideias de limpeza. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade