Dropshipping: entenda a importância para seu negócio

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 30, 2022

O dropshipping é um modelo de negócio que está ganhando o coração de muitos profissionais espalhados pelo mundo, isso porque se trata de um modelo inovador de negócio que está mudando por completo a forma de se trabalhar no mercado. 

Hoje, é comum vermos diversos e-commerces sendo construídos pelo Brasil e pelo mundo, que nada mais são do que as famosas marcas digitais, ou seja, os negócios que são abertos, desenvolvidos e mantidos em um ambiente 100% online. 

Entretanto, ter esse tipo de negócio nem sempre é fácil e barato, o empreendedor precisa dispor de muito tempo, esforço e dinheiro, fatores que nem sempre estão à disposição de todos que possuem o sonho de ter o seu próprio negócio. 

Tendo isso em vista, novos modelos de negócios começaram a surgir no mercado e fizeram com que muitos pudessem realizar o sonho de ter o seu próprio negócio sem precisar cuidar de todas as pontas que existem em um. 

Neste caso, estamos falando do dropshipping, um modelo de negócios que pode ser aplicado em diversos tipos de marcas, desde uma que ofereça serviços de caldeiraria e montagem industrial ou até mesmo em uma marca de roupas infantis. 

O dropshipping é um modelo de negócios que se baseia na venda de produtos e serviços por parte de um intermediário entre os fornecedores e o cliente final, é como se ele agisse como um vendedor, mas sem se preocupar com a produção ou logística do processo. 

Claro que, para que tudo isso funcione, o profissional precisa contar com produtores, fornecedores, parceiros e empresas de entrega que sejam de qualidade e o ajude a entregar a melhor experiência possível ao cliente. 

Qualquer pessoa pode trabalhar com dropshipping e até mesmo empresas podem entrar neste mercado, por isso, hoje iremos entender mais sobre como funciona esse modelo de negócio e como ele pode ser vantajoso para você. 

Vantagens do dropshipping

Para começo de conversa, é importante que você entenda quais são as vantagens de se trabalhar com o dropshipping, mas assim como o aluguel de geradores para casamentos, é uma decisão que vale muito a pena. Confira alguns dos motivos: 

Redução de custos 

A primeira vantagem é a redução dos custos, pois o empreendedor não terá que se preocupar com a produção dos produtos ou serviços e nem com o deslocamento para a entrega deles, isso fica na responsabilidade dos fornecedores e entregadores. 

Só quem possui o seu próprio negócio e cuida de todas essas pontas sabe bem como isso exige muito dinheiro por parte da empresa, por isso, dentro do dropshipping, ao não ter que se preocupar com isso, você reduz e muito os seus custos. 

Produtos variados 

Além disso, trabalhar com dropshipping permite que você também trabalhe com produtos variados, ou seja, que você faça parceria com diversos fornecedores e venda produtos dos mais diferentes segmentos. 

Você pode vender desde uma furadeira base magnética até mesmo um curso de idiomas, esse modelo de negócio permite que você tenha cada vez mais liberdade para trabalhar com diferentes nichos de marcas.

Flexibilidade 

Não podemos deixar de falar sobre a flexibilidade de tal modelo de trabalho, pois ao ter que cuidar da relação entre fornecedores e entregadores e do processo de vendas, é possível fazer isso através de um simples computador. 

Isso significa que, ao ter um computador e acesso à internet, você consegue realizar o seu trabalho de onde estiver e na hroa que quiser, tendo mais flexibilidade para lidar com diversos problemas e imprevistos no dia a dia. 

Escalabilidade 

Por fim, a escalabilidade também é uma vantagem desse modelo de negócio, pois permite que o profissional consiga fazer a sua marca crescer de forma natural e otimizada, sabendo que conta com parceiros que acompanham esse crescimento.

Seja uma marca de óleo pneumático ou até mesmo uma que vende produtos para limpeza de automóveis, com o dropshipping é possível escalar o seu negócio no mercado de forma efetiva e alcançar todas as outras vantagens mencionadas.  

Saiba como o dropshipping funciona

Agora que você já conhece sobre as vantagens desse estilo de negócio, é importante entender, de fato, como ele funciona e o que faz o profissional que resolve trabalhar com o dropshipping.

Como bem mencionamos, esse profissional age como um intermediário entre os fornecedores e o cliente final, cuidando de toda a burocracia logística que existe para que o serviço ou produto chegue dentro do prazo estipulado ao cliente. 

Imagine que você começa a vender produtos de beleza, ao ver que existe um pedido que foi feito em seu e-commerce, você aciona imediatamente os seus fornecedores para que eles separem os pedidos em questão, após isso, é a hroa de cuidar da entrega.  

Isso significa que você terá que alinhar com a empresa de logística a entrega dos produtos e esperar que eles cheguem no prazo estipulado na casa do cliente, é basicamente isso e pode ser feito com diversos tipos de produtos e serviços, como:

  • Consultorias;
  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Calibração de balanças;
  • Eletrônicos;
  • Itens de decoração;
  • Móveis;
  • Aparelhos;
  • Entre outros. 

Isso tudo só prova como o modelo de negócios dropshipping pode ser mais simples do que se imagina e fazer milhares de pessoas de qualquer lugar do mundo, terem um negócio para chamarem de seu e fazer muito dinheiro com isso. 

Entenda a importância do dropshipping para os negócios

Entender sobre a importância de tal modelo de negócio também é algo essencial para que você compreenda os motivos pelos quais ele se tornou tão famoso no meio empresarial, além de suas diversas vantagens que já mencionamos acima. 

Acontece que o modelo de negócios dropshipping surgiu como uma grande oportunidade para aqueles que sempre sonharam em empreender, mas não possuíam dinheiro para começar um negócio do zero. 

Sendo assim, saber que era possível vender uma arruela dentada ou até mesmo uma simples peça de roupa sem ter que produzi-la e entregá-la, acabou se tornado a chance perfeita dessas pessoas realizarem o seu sonho e ainda gerar mais renda. 

Com isso, é possível entender que o modelo de negócios dropshipping não surgiu apenas como uma febre no mercado empresarial, mas como uma grande oportunidade de fazer sucesso no mercado. 

Dicas para ter sucesso com uma operação Dropshipping

E é claro que não poderíamos deixar de dar algumas dicas para que você aplique o dropshipping em sua rotina e possa se tornar um dos profissionais ou empresas a adotar esse modelo de negócio. Confira abaixo como fazer isso: 

Conte com bons parceiros 

A primeira dica é contar com bons parceiros, tanto os fornecedores quanto às empresas de entrega, pois eles serão os seus aliados nessa jornada e precisam ser pessoas que compartilhem dos mesmos propósitos que você para que tudo flua bem. 

Teste diferentes serviços de entregas 

Existem diversos serviços de entregas no mercado que vale a pena testar, seja para entregar um conserto de inversor de frequência ou um computador novo, pois quanto mais você testar diferentes serviços de entrega, mais opções você possui para te ajudar. 

Integre seu site com um sistema de estoque 

Além disso, também é válido integrar o sistema de vendas que você usa, como o site do seu e-commerce, com um sistema de estoque que permite o controle da quantidade de produtos ou serviços, evitando que você venda mais do que possui em estoque. 

Monitore a satisfação dos clientes 

E é claro que, monitorar a satisfação dos clientes também é algo extremamente importante, afinal de contas, quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais chances deles consumirem novamente de você ou indicar sua marca para outras pessoas. 

Resolva os problemas rapidamente

Por fim, mas não menos importante, resolva os problemas que surjam de forma rápida, pois assim, você evitará que eles se tornem uma dor de cabeça, além de também desenvolver com mais ênfase seu lado empreendedor imparcial. 

Essas são dicas que servem para o processo de dropshipping de qualquer tipo de negócio, seja na venda de uma calibração de termômetro ou até mesmo de um carro novo, e precisam ser seguidas à risca para que você obtenha sucesso em sua estratégia. 

Considerações finais 

Com tudo isso, conseguimos entender que o dropshipping está longe de ser um modelo de negócios que parece um mar de rosas, pelo contrário, existem diversos desafios que precisam ser enfrentados no dia a dia, mas que vale a pena pelo resultado final. 

Dessa forma, você contará com um modelo de negócio que te permitirá fazer mais dinheiro de onde estiver, contar com outros profissionais de qualidade nessa caminhada e entregar muito mais do que um produto ou serviços aos clientes, mas uma solução. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade