Do Pong ao PS5: a evolução dos videogames ao longo dos anos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em novembro 27, 2023

Confira como os videogames passaram de consoles pesados a modelos altamente tecnológicos

O mundo dos games é um dos segmentos que torna perceptível a evolução da tecnologia nos últimos 50 anos. Aqui, vamos te mostrar como se deu a evolução desde o surgimento do Pong, do Atari e do Odyssey nos anos 1970 até o lançamento do PS5 e do Xbox Series X nos últimos anos. 

O mercado de games é extremamente valioso para o nosso país. Para se ter ideia, uma pesquisa da consultoria Newzoo, mostra que o Brasil é o 10º maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores e um faturamento anual de US$ 2,7 bilhões em 2022. A estimativa é que o faturamento do mercado de games por aqui chegue na casa de US$ 3,5 bilhões até 2025. 

Nos próximos tópicos, vamos te apresentar as principais características e evoluções dos videogames ao longo dos anos, passando década por década, pelos principais consoles e inovações do mercado. Vamos lá?

Anos 1970: Atari, Pong e Odyssey 

A Sega foi a empresa pioneira no segmento de videogames no que conhecemos hoje como jogos de arcade. Em 1972, ela lançou a Atari, braço da empresa para jogos eletrônicos. 

Nesse momento, os videogames eram projetados para espaços comerciais, assim surgiram os primeiros fliperamas, conhece? Nesse período, jogos como Space Invaders, Pong, Donkey Kong e Pac-Man viraram febre nos Estados Unidos. O Atari 2600 é a máquina mais potente dessa época, chegando ao mercado em 1977 e com um alto número de jogos. 

Outro videogame bastante conhecido nessa fase foi o Magnavox Odyssey. Nessa primeira geração de videogames, surgem diversos jogos clássicos do mundo dos games e com as principais versões para jogar em casa. 

Anos 1980: as primeiras comunidades gamers 

A década de 1980 foi marcada pelo surgimento das primeiras comunidades gamers. Isso se deve a publicações segmentadas da época, como as revistas Computer and Video Gamers e Computer Gaming World. 

Além disso, os anos 1980 foram marcados pelo surgimento da Nintendo, que lançou em 1983 o console Family Computer, que passou a ser conhecido como o NES (Nintendo Entertainment System) em todo o mundo. Outros consoles clássicos como o Sega Mega Drive, o Gameboy e o Super Nintendo também surgiram nessa década.

Anos 1990: a internet transforma o mundo dos games 

A década de 1990 traz o lançamento de diversos consoles clássicos como o Nintendo 64 e o Playstation 1. Com a chegada da internet e a tecnologia avançando, os primeiros jogos em 3D começam a ser produzidos, além da produção acelerada dos CDs na época. 

Anos 2000: começa a disputa entre Playstation e Xbox

O começo dos anos 2000 foi marcado pelo lançamento do Playstation 2, um console que se destacava pelo seu alto poder de processamento para a época e uma grande biblioteca de jogos. É nesse período, em 2001, que a Microsoft decide entrar no mercado dos games e lança o Xbox. 

Anos 2010: consoles em alta definição se popularizaram no mercado 

Nos anos 2010, o principal destaque no mercado de games foi o lançamento de consoles de alta definição como o PlayStation 3 e o Xbox 360. Os videogames com gráficos em alta definição e uma grande variedade de jogos on-line se popularizaram no mercado. Além disso, as fabricantes apresentaram novos recursos como o controle de voz, conectividade e compartilhamento de dados. 

Anos 2020: geração de consoles altamente tecnológica 

Sony e Microsoft lançam Playstation 5 e Xbox Series X, respectivamente, e estimulam o mercado com os chamados consoles de próxima geração. Ambos os consoles apresentam gráficos muito avançados, rapidez de carregamento e muitos outros recursos aprimorados. 

Os videogames se tornam altamente tecnológicos com a chegada da tecnologia em nuvem, a chegada dos streamers ao mercado, causando um novo marco para o nicho de games, que vai muito além de consumir consoles e jogos, mas ter o mundo dos games como um mercado de entretenimento bastante lucrativo. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade