Dicas para você escolher os fornecedores de alimentos do seu restaurante

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em abril 26, 2022

Veja 8 dicas a serem consideradas antes de fechar negócio com fornecedores

Encontrar novos fornecedores de alimentos é, provavelmente, uma parte fundamental do seu trabalho diário, o que impacta uma proporção significativa dos custos do seu negócio. Aqui estão algumas diretrizes para descobrir e escolher os melhores fornecedores.

Os gerentes e proprietários de restaurantes geralmente veem todo o processo de procurar novos fornecedores de alimentos como demorados e burocráticos. Principalmente quando o negócio principal é uma distribuidora de alimentos, em que o processo necessita de uma rapidez maior.

Caso você esteja procurando novos ingredientes para reduzir os custos do cardápio, dicas sobre como melhorar o relacionamento com os fornecedores ou em busca de produtores locais, estamos aqui para ajudá-lo! Continue o artigo para descobrir as melhores dicas!

Quais são os critérios para escolher o fornecedor perfeito para o seu restaurante?

Construir um bom relacionamento com fornecedores é um dos muitos fatores que contribuem para o processo de tomada de decisão além da qualidade e do preço. Confira abaixo 8 melhores dicas sobre o tema.

1. Qualidade

A qualidade dos seus ingredientes desempenha um papel de sucesso no seu menu. É importante perguntar aos seus fornecedores sobre o ciclo de vida dos ingredientes para priorizar a segurança alimentar dos seus clientes e proteger sua reputação.

2. Variedade

Isso ajuda a ter fornecedores com sortimentos amplos e diversificados, reduzindo as chances de um cronograma de pedidos caótico e ajuda a encontrar todas as coisas que você precisa regularmente. 

Isso não significa descartar os fornecedores de nicho com ingredientes de qualidade, que tornam suas ofertas mais exclusivas e fazem com que os clientes voltem a comprar mais. Contudo, diversificar é fundamental.

3. Preço

Para muitos donos de restaurantes, o preço ideal, geralmente, representa o melhor compromisso entre qualidade, custo e serviço. Nesse processo, a compra de ingredientes sazonais também pode ajudá-lo a economizar dinheiro, pois os preços caem com os picos de demanda.

4. Aspectos sensoriais

Os compradores podem solicitar uma amostra de teste para avaliar as características sensoriais dos ingredientes, antes de comprar dos fornecedores (não o tempo todo, mas na maioria das vezes). 

Solicitar amostras é uma prática comum, e muitos fornecedores atacadistas concordam em subtrair o custo da amostra do seu primeiro pedido ou permitem que você pague apenas o frete. Alternativamente, você pode verificar em mercearias locais ou sites que oferecem amostras grátis.

5. Embalagem

É sempre bom pensar na embalagem em que você recebe seus produtos. Se pretende reduzir o impacto ambiental das suas embalagens, também pode optar por procurar fornecedores que utilizem embalagens amigas do ambiente.

6. Origem

Esteja você pedindo diretamente de produtores locais ou de um grande atacadista, entender de onde vêm seus ingredientes pode afetar seu processo de tomada de decisão. Os fornecedores podem atestar a procedência de seus alimentos e você pode usar essa informação como ponto de venda do seu cardápio.

7. Logística

Considere escolher fornecedores cujos prazos de entrega facilitem a gestão do seu negócio. A entrega de comida na porta do seu restaurante e o pedido de um fornecedor mais flexível são opções relevantes a serem observadas.

Não é uma regra geral, mas você deve verificar a distância do estabelecimento de seus fornecedores do seu restaurante como um fator que pode impactar seu fluxo de trabalho. 

Ao mesmo tempo, gerenciar um relacionamento eficaz e uma comunicação clara de ambos os lados podem superar qualquer problema de última hora como a disponibilidade de ingredientes.

8. Sustentabilidade

Atualmente, mais restaurantes e clientes estão conscientes do impacto ambiental dos alimentos. Procurar alimentos produzidos de forma sustentável envolve verificar diferentes indicadores, como a emissão de carbono, uso de água ou bem-estar animal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade