10 dicas para se inspirar nas fantasias de Carnaval

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 28, 2023

As fantasias de Carnaval são a melhor forma de cair na folia com alto astral, na festa mais popular do Brasil. Os preparativos para a festividade são importantes, pois depois de 2 anos de distanciamento social, a expectativa é grande para a volta dos blocos de rua.

Quais são as fantasias mais usadas no Carnaval?

A lista das fantasias que mais se repetem no carnaval é grande, incluindo figuras dos mais diversos tipos, como:

  • Super-heróis;
  • Palhaço;
  • Pirata;
  • Deus grego, entre muitos outros.

Porém, você não deve considerar somente tendências, e sim, o seu estilo pessoal, pois pode acabar ficando incomodado se não respeitar isso. Na hora de escolher, considere seus personagens favoritos, as cores preferidas, a quantidade de acessórios, etc.

Caso os bloquinhos de rua estejam na sua programação, use roupas mais frescas, como regatas, camisetas, shorts e bermudas.

Vale tudo: colocar máscara, chapéu, plaquinha, capa. Aproveite a folga de sua empresa de nobreak onda senoidal pura para exibir looks variados, dos mais simples aos mais trabalhados.

Dependendo de seu orçamento, você pode comprar ou alugar uma fantasia, ou pode improvisar com o que tem em casa. Antes de sair, vista-se e teste se algo na fantasia incomoda, raspa ou machuca, pois é importante estar confortável.

Também não se esqueça do protetor solar, aplicando tanto no rosto quanto nas partes expostas.

Para fazer maquiagens com tintas, nem pense em usar uma de artesanato. É fundamental investir em produtos específicos para a pele para evitar problemas como alergias.

Como fazer uma fantasia de Carnaval?

Para quem decidiu fazer a própria fantasia, a boa notícia é que não precisa de grandes habilidades com artesanato. Você pode pegar um lençol branco e se enrolar, criando a roupa de um deus grego, ou passar cola e glitter em uma camisa.

Roupas básicas ficam totalmente festivas com a inclusão de acessórios baratos, como máscaras e chapéus coloridos. Convide todos os seus colegas de trabalho que atuam em uma estação elevatória de esgoto residencial para soltarem a criatividade e divertir-se.

É possível usar uma combinação básica de seu guarda-roupa e incrementar com acessórios, como um cocar de índio. Outra dica prática é escolher uma máscara colorida, que pode acompanhar um look básico ou incrementado.

A máscara do filme “V de vingança”, de 2006, se encontra na lista das principais opções de muitas pessoas para criar sua fantasia. Já a fantasia de palhaço pode ser criada com um suspensório, um peruca colorida, uma camiseta divertida e uma maquiagem típica.

10 dicas de fantasia

Separamos 10 ideias criativas de roupas temáticas para você entrar no clima do carnaval e se divertir com sua produção.

  1. Sereia

É uma fantasia bonita e fresca, ideal para o calor que costuma fazer nessa época do ano. Você pode combinar uma saia brilhante com o top de um biquíni. 

Você ainda pode customizar a produção com conchinhas e depois deve caprichar na maquiagem, para ir ao bloco com as pessoas que trabalham com você em uma empresa de elipse scada.

  1. Palhacinha

As roupas geralmente são vermelhas e brancas, com listras e bolinhas. Você pode fazer uma maquiagem tradicional, com o nariz vermelho ou dar seus detalhes pessoas e um chapéu pode complementar o look.

  1. Noiva

Para essa fantasia simples, você só precisa de um vestido branco e um véu. Poderá fazer um buquê de flores para completar a produção.

  1. Cisne Negro

O filme com Natalie Portman também inspira ideias, pois o foco dessa fantasia está na maquiagem. 

Invista em um body ou uma blusa preta e uma saia de tule, também preta. Prenda o cabelo em um coque e faça uma bela maquiagem escura para ir no bloco de sua empresa de facas gráficas.

  1. Marinheira

Aqui as cores que predominam são o azul marinho, o vermelho e o branco, e listras costumam estar presentes, assim como âncoras. Para completar, compre um chapéu de marinheiro.

  1. Princesa

Para ficar super feminina nesse carnaval, use um vestido fofo com tecidos leves e uma coroa, e você está pronta para aproveitar ao máximos os bloquinhos.

  1. Minnie

Aqui, basta investir em uma roupa vermelha e preta, completando com uma tiara com as orelhas da personagem da Disney. Outras fantasias que envolvem tiaras são de unicórnio, gatinho, diabinho e outras que tem os enfeites de cabelo como peça-chave do visual.

Principalmente nessa época do ano, incentive todos os colaboradores de sua empresa de serviço de caldeiraria a se divertirem com muita responsabilidade.

  1. Chapeuzinho Vermelho

Para fazer uma fantasia de Chapeuzinho Vermelho, que é muito prática e simples, você só precisa de uma capa com capuz vermelho. Complemente sua fantasia com uma cestinha de palha e alguns doces “para a vovozinha” e saia por aí para se divertir.

  1. Mascarada

As máscaras são uma alternativa meio retrô, mas super em alta. A boa notícia é que você não precisa se preocupar muito com a roupa que vai vestir.

Compre uma máscara bem bonita para criar um ar de mistério, mas tome cuidado com o tamanho da peça, para que ela não fique nem muito grande nem muito pequena.

  1. Glitter e muita cor

Não tem nada com mais cara de carnaval, que muito glitter e cores para todos os lados. A última opção é esquecer as fantasias, fazer uma maquiagem super divertida, investir em uma roupa colorida e arrasar nos bloquinhos. Basta soltar sua imaginação.

Uma última dica, para quem tem dotes artesanais, é usar caixas de papelão que envolvem um produto como mangueira para compressor de ar, por exemplo, para fazer fantasias exclusivas e bem trabalhadas, como de carros, transformers e robôs.

Trajes que devem ser evitados

Certamente, o carnaval é uma época de celebração, em que você abusa das roupas coloridas e se veste de alegria para comemorar.

Cabe a cada um escolher se vai pular carnaval nos blocos de rua e jogar muito confete, ou se preferem tirar um tempo para descanso. O importante é se divertir, respeitando a todos.

No caso dessa festa acontecer, o respeito é a palavra-chave, é preciso ter bom-senso na hora de escolher as fantasias para se vestir. O traje é só um complemento para a folia, mas se desrespeita uma cultura, um povo ou uma minoria, é melhor ser evitado.

Diante de discussões que têm sido levantadas quando o assunto é a escolha de fantasias, preparamos uma lista com alguns trajes que devem ser evitados durante as comemorações.

Indígena

Usar penas, colares e pinturas de povos originários, sem fazer parte da etnia indígena, em uma festa onde a brincadeira prevalece, não é muito adequado.

Sua empresa de mancais para rolamentos deve saber que as características físicas e ornamentais dos povos originários devem ser respeitadas.

Blackface e “Nega Maluca”

O blackface foi criado em meados de 1830, em Nova Iorque, consistindo em pintar a pele e ridicularizar pessoas negras, despertando estereótipos que são constantemente combatidos pela comunidade.

A Nega Maluca é uma fantasia comum no Brasil que satiriza o corpo, o cabelo e os lábios de mulheres negras.

É muito difícil ser negro em um país que precisa lidar e combater o racismo, tentando sobreviver todos os dias sem sofrer pela cor da pele e demais características pessoais.

Serial Killers e personagens históricos violentos

Ainda que as histórias de crime real ganhem cada vez mais adeptos, na hora de se fantasiar, escolha outra coisa.

Não se vista como o assassino em série Jeffrey Dahmer ou Hitler. Trata-se de personagens reais que ficaram marcados por ferir pessoas, e não devem ser citados nos momentos de comemoração. Além disso, fazer apologia ao nazismo é crime.

Pessoas em situação de rua

São diversas as condições que podem levar uma pessoa para a situação de rua e são incontáveis as dificuldades de estar nessa condição. Passar frio, fome, sofrer com o preconceito de outras pessoas certamente não pode ser visto como uma piada.

Terrorista

Como sua empresa de corrimão de madeira preço sabe, um terrorista é aquele que impõe sua vontade por meio do terror e do medo.

O problema é que a imagem de um terrorista é frequentemente associado aos povos árabes, desde os atentados terroristas às torres gêmeas em 2001.

No caso de se fantasiar de figuras como Osama Bin Laden somente reforça a ideia de que o islamismo é algo ruim e que todo árabe é terrorista, o que não é verdade.

Figuras religiosas

Como estamos falando da fé de outras pessoas, não podemos usar isso como forma de diversão. Assim como no dia a dia, deve-se respeitar a religião do outro. E no carnaval, não é o momento para se brincar com isso.

Considerações finais

Caso esteja se perguntando sobre o que vai vestir para aproveitar o carnaval, é importante escolher roupas que não prejudicam a comemoração de outras pessoas.

Neste artigo, você conferiu diversas dicas que contribuem para suas produções com diversão, para aproveitar essa festa que só acontece uma vez no ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade