5 dicas para decorar o seu quarto como de hotel

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em setembro 1, 2022

Para garantir que a sua casa esteja sempre bem organizada, é preciso também prestar atenção no estilo de decoração a ser adotado para esse espaço, um design que precisa estar alinhado em relação a todos os cômodos, do quarto até a sua sala de estar.

Quanto maior for o tamanho da casa, maiores são os desafios. Tanto em deixar esse local sempre arrumado como também em garantir que todos os cômodos deste imóvel estejam seguindo um mesmo tipo de estilo, criando dessa forma uma harmonia visual ao local.

Mesmo para quem opte por trabalhar com um certo contraste, adotando de diferentes designs para cada andar do imóvel, ou para quem busca diferenciar o visual do quarto das crianças do restante da casa, é importante trabalhar bem com essa divergência de ideias.

Mas isso também não quer dizer que um pequeno apartamento foge dessa dificuldade de se manter uma boa organização visual, sendo necessário trabalhar com estratégias que se aproveitem do espaço disponível, procurando formas de esconder os cabos elétricos.

Tudo para assim criar um clima não só visualmente chamativo, mas também confortável para todos que irão conviver dentro desse espaço, uma importância que acaba se tornando maior quando se fala sobre o quarto em si, já que ele acaba sendo um cômodo de repouso.

Ou seja, é preciso garantir que exista uma identidade única naquele espaço, indicando para qualquer um que ali entre perceber a quem pertence esse quarto, tudo apenas pela decoração ali presente, mas que isso não coloque o risco o conforto de tal lugar.

Para isso é preciso trabalhar com os melhores profissionais da área, como designers de interiores, além de uma empresa de capachos, que será responsável por fornecer o material a ser aplicado no piso do quarto, deixando-o o mais confortável possível.

E é justamente por se tratar de um cômodo tão especial dentro de casa que é importante saber como decorá-lo da melhor maneira possível, seja para criar uma identidade única para esse local ou então para que seja possível harmonizá-lo com o restante da casa.

E se existem diversas opções de decoração a serem adotadas para o seu quarto, é por causa da variedade de alternativas que existem em relação à própria concepção desse cômodo em particular dentro das casas e apartamentos.

Características de um quarto

A organização de cada cômodo dentro de uma casa, o que inclui a escolha de mobília e outros itens de decoração, está diretamente associada à função desse espaço, como a cozinha e o preparo de alimentos, o banheiro e a questão da higiene, entre outras opções.

O grande diferencial do quarto acaba sendo justamente a sua variedade de funções. De um forma geral, trata-se de um espaço voltado a receber um ou mais indivíduos, tendo como objetivo apresentar um local de repouso, com a presença de uma cama ou até mesmo rede.

No entanto, dependendo de quem irá repousar nesse local, a sua organização passa por diferentes estratégias de organização. E quando se fala sobre as variações de um quarto, é possível destacar modelos como:

  • Quarto de solteiro;
  • Quarto de casal;
  • Quarto de hóspedes;
  • Quarto de empregada/o;
  • Quarto de hotel.

Para cada modelo em relação a esse tipo de cômodo existe um estilo de decoração que pode ser adotado, sendo importante trabalhar com essas diferenças ao lado de uma construção de imóveis para venda, com o objetivo de o mobiliar da melhor maneira.

Pois enquanto para um quarto de criança se mostra importante a presença de um baú de brinquedos, por exemplo, para um quarto de casal a relevância maior pode estar em um guarda-roupa de tamanho grande para caber todas as peças de roupa de casal.

Enquanto isso, para o quarto de funcionário é mais comum a presença de uma cama de solteiro, afinal trata-se de um espaço destinado a uma pessoa em particular. No geral, as variações são diversas, tudo a depender do seu objetivo em relação a esse quarto.

Agora existe também um estilo único que dá um toque especial para esse tipo de cômodo, que são os quartos de hotéis. Eles que se destacam com o seu estilo elegante, mantendo uma organização constante, para assim se apresentar com um espaço de alto conforto.

Isso a ponto de fazer com que alguém muitas vezes possa optar por alugar um quarto para passar o final de semana. O mesmo para quem viaja com frequência, atuando no setor industrial, como distribuidor de etiquetas adesivas, e precisa de um local para repousar.

Por outro lado, se hospedar sempre que alguém procura por um momento especial de conforto pode se tornar uma atividade bastante dispendiosa dependendo do custo em relação aos dias de estadia.

A melhor solução nesse sentido acaba sendo transformar os quartos da sua casa em um quarto de hotel. Sim, isso é possível, só é preciso estar atento a algumas dicas que podem ser de grande utilidade para quem trabalha com esse objetivo.

5 passos para criar um quarto de hotel em casa

Se por um lado pode ser mais difícil garantir um serviço de casa direto em sua casa, a não ser que exista uma combinação específica entre um casal, do outro a sensação de estar em um quarto de hotel é possível de replicar diretamente na casa de um indivíduo.

Para tanto cinco indicações se destacam, sendo elas:

  1. Escolha dos lençóis

A função de um lençol não é somente de trazer conforto, mas também de garantir um bom estilo do quarto, tal como o destaque visual que se percebe ao entrar em um quarto de hotel. Para repetir isso em casa, a escolha do lençol acaba tendo uma função primordial.

Para tanto é preciso observar certas características, como o tamanho da cama, a necessidade de se trabalhar com um lençol de elástico para colocar diretamente no colchão, além da escolha do lençol ou edredom em si a ser ali posicionado.

E uma cobertura confortável é capaz de estabelecer uma situação não só confortável para dias mais frios, mas também para as crianças brincarem com a criação de uma cabana que pode agir de forma similar aos serviços de uma empresa de barreira acústica.

  1. Trabalhando com o duvet

Para garantir que seu quarto seja tão elegante como um de hotel, é preciso trabalhar com peças elegantes, sendo importante então citar a função do duvet, um item de decoração que funciona como uma espécie de capa de edredom.

De material mais leve, o duvet pode ser utilizado de forma prática, sendo usado até mesmo para criar um contraste colorido com os tons mais sóbrios que costumam ser adotados na escolha do seu edredom ou cobertor de cama.

  1. Iluminação do ambiente

Um conjunto de velas pode criar um clima aconchegante, até mesmo romântico para o seu quarto, mas isso se indica apenas para situações especiais. Para garantir a elegância de um cômodo de hotel é preciso trabalhar com opções mais práticas de iluminação.

É válido recorrer a um fornecedor de luminária led ou então a um abajur para colocar ao lado da cama, mas se recomenda também a troca dos interruptores comuns por um dimmer, para assim se ter um controle maior sobre o nível de iluminação do local.

  1. Travesseiros e almofadas

Além do repouso ao corpo, um quarto confortável deve contar também com peças de apoio para a cabeça, sendo o momento onde se destaca o uso de um travesseiro ou almofada, objetos que também são essenciais para se garantir uma decoração diferenciada.

É recomendado a compra de travesseiros, almofadas grandes ou até mesmo optar por uma combinação com peças de diferentes tamanhos para assim replicar com fidelidade o visual que normalmente se encontra nos quartos de hotéis.

  1. Móveis de qualidade

Muitas das dicas de arrumação de quarto estão voltadas para a organização da cama, no entanto existem outros móveis de importância similar, sendo indicado a disposição de itens como uma poltrona, mesa de cabeceira ou até mesmo uma cadeira comum.

Optando por uma moldura de madeira para seus quadros que destaquem assim a decoração desse quarto para manter o esperado nível de organização de delicadeza, tal aquele que encontramos sempre que nos hospedamos em um luxuoso quarto de hotel.

Mas não basta aplicar essas dicas somente uma vez, afinal essa arrumação precisa ser mantida todas as vezes, tal como as arrumadeiras são contratadas para limpar diariamente esses locais de hospedagem, os deixando prontos para os diferentes hóspedes.

Sendo preciso trocar com frequência os panos de cama, tirar a poeira dos móveis, além de outras ações de arrumação que mantenham esse quarto o mais confortável e chamativo possível, tal como se deve manter com o restante da casa.

Pois assim como um jardim pode se beneficiar de um piso para tenda, um quarto pode se tornar um cômodo ainda mais especial a partir da aplicação das dicas citadas, garantindo que ele fique tão agradável como uma hospedagem em uma noite no hotel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade