Decoração atemporal: 5 dicas para decorar a sua casa permanentemente 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 9, 2022

As novas tendências, modas e variedade de objetos e produtos lançados todos os dias no mundo da decoração é marcado por um tsunami de informações, é por isso que o estilo de decoração atemporal está sendo muito buscado. 

Ou seja, uma decoração que não sai de moda nem tem limite de data para ser utilizada. Para te ajudar a criar uma decoração sem prazo de validade, preparamos este artigo com 5 dicas incríveis que você vai amar. Confira!

1 – Utilize cores neutras

A primeira dica é sobre as cores que você irá utilizar em sua decoração. Ou seja, é muito importante utilizar cores neutras se o seu foco é uma decoração atemporal, afinal, essas cores nunca saem de moda, ao contrário de cores mais marcantes como amarelo e verde.

As cores neutras indicadas para você usar em uma decoração atemporal são:

  • Branco;
  • Bege;
  • Marrom;
  • Terra;
  • Vinho;
  • Azul-marinho;
  • Verde-escuro.

Uma boa empresa que faz gerenciamento de obra residencial poderá fornecer as melhores dicas de cores atemporais para o projeto de reforma e pintura da sua casa ou apartamento. 

Portanto, se você estiver em busca de uma decoração atemporal, com um toque profissional e sem erros ou arrependimentos, não hesite em contratar um bom arquiteto ou até mesmo uma boa empresa de gerenciamento de obras.

Esse tipo de empresa faz esse tipo de gerenciamento de projeto contar com bons profissionais de decoração. Portanto, ao optar por contratar uma, você não precisará se preocupar com nada, é só indicar o modelo e estilo que quer na sua decoração. 

2 – Invista em móveis de alto padrão e duráveis

A segunda dica que você deve considerar quando o assunto é decoração atemporal é que todos os elementos também precisam ser o mais próximo possível do atemporal, não somente no estilo, mas na funcionalidade também.

Ou seja, móveis que não perdem sua eficácia e a durabilidade dos elementos que compõem a decoração se tornam uma questão indispensável na hora de escolher seus móveis e itens decorativos. 

Portanto, a melhor dica é de fato escolher móveis de alto padrão, pois por mais que eles sejam mais caros, eles duram uma vida inteira e você não precisará trocar nada por longos e longos anos. 

Essa dica serve tanto para a escolha dos móveis como para a escolha dos itens e peças de decoração. Afinal, uma peça de decoração não vai ficar muito tempo na sua casa se começar a estragar ou parecer velha, não é mesmo?

E o significado de atemporal envolve todo o conceito de permanente e durável, algo que é importante em todos os aspectos nesse estilo de decoração. 

Nesse sentido, os arquitetos e profissionais que trabalham em empresa de esquadrias sempre indicam os materiais com madeiras e pedras que duram mais são super resistentes, ideais para se criar um ambiente atemporal.

Ou seja, materiais como madeira, pedra, fibras naturais trazem aconchego e são super indicadas em projetos de decoração atemporal.  Sem contar que a madeira é um dos elementos mais clássicos da arquitetura e da decoração e nunca sai de moda. 

Durável, confortável e versátil, pode ser usado em qualquer estilo de projeto – por isso pode aparecer em tintas e móveis, a madeira evoca beleza e aconchego. Além disso, outros materiais naturais são ótimos para criar uma casa encantadora e atemporal.

Inclusive, em áreas de lazer, caso você tenha uma casa grande, você pode optar por mesas de madeira e contratar empresas fabricantes de churrasqueiras em aço inox, afinal, até mesmo as churrasqueiras devem ser atemporais e duráveis.

3 – Móveis retos simples

Móveis retilíneos e simples são perfeitos para quem não quer comprar itens e móveis que podem ficar desatualizados rapidamente e que não contemplam o conceito de temporalidade. 

Portanto, se você de fato quer focar nesse tipo de decoração que não vence nunca e que não enjoa, foque em móveis de linhas retas, sem muito design, ainda que seja na área de serviço. 

É claro que existem móveis super modernos e que chamam a atenção de várias donas de casa e profissionais decoradores. Por outro lado, todo cuidado é pouco em relação a esse tipo de móvel, pois além de enjoar fácil, eles não são atemporais.

Logo, quando for escolher seus móveis, pense bem nessa dica, pois as linhas retas são atemporais, além de serem altamente elegantes e clássicas. 

É claro que se você realmente se apaixonar por um móvel do estilo moderno, você pode associá-lo com os outros móveis de linha reta e prover um estilo diferente. 

4 – Escolha lustres clássicos

Os lustres são altamente atemporais, e ficam incrivelmente lindos em qualquer tipo de decoração. 

Portanto, quando for contratar uma empresa de projeto elétrico para instalar o lustre na sua sala, escolha modelos no estilo vintage e clássico, que você poderá tê-lo por toda a vida sem precisar se preocupar em trocar. 

Ao contrário de lustres modernos, com designs robustos e diferentões, e elementos da moda, que logo enjoam e não combinam fácil com os móveis e outros elementos da decoração de um ambiente. 

5 – Espelhos 

O espelho é um item de decoração que não pode faltar em nenhum estilo, afinal, combina perfeitamente em todos os tipos de ambientes possíveis. 

Portanto, ao implantar seu estilo de decoração atemporal, não esqueça dos espelhos, eles são uma chave importante na decoração atemporal, e configuram uma decoração e um ambiente muito elegante. 

Ou seja, assim como não pode faltar um profissional qualificado para fazer a instalação de ar condicionado residencial, por exemplo, não pode faltar também os espelhos em uma casa que quer ter uma decoração atemporal. 

Dica bônus: Quadros de pinturas clássicas

Essa dica extra não pode faltar na decoração atemporal da sua casa. Os quadros são atemporais por si só, mas os de pinturas clássicas e históricas são ainda mais e você pode usar em qualquer tipo de ambiente.

Por exemplo, em um escritório de uma empresa de assistência técnica de climatizador, por exemplo, você pode usar decoração clássica, com quadros históricos que nunca precisará trocar. 

Portanto, ao começar a comprar os itens para fazer uma decoração que nunca sai de moda, pense nesse tipo de quadro.

Benefícios da decoração atemporal

Vamos ver agora os principais benefícios de implementar uma decoração atemporal na sua casa ou no escritório da sua empresa, seja em um escritório de advocacia, ou em uma empresa fornecedora de exaustor banheiro residencial. Confira os principais benefícios a seguir:

Mais econômico

Sem dúvidas, esse é um dos principais benefícios da decoração atemporal, afinal, você não precisará ficar trocando de móveis ou ficar mudando a pintura da sua sala. Todo o conceito de atemporalidade ajuda você a construir uma decoração isenta de necessidade de mudanças. 

Maior praticidade

Mudanças sempre são muito cansativas, demandam tempo e existem cada vez mais esforços. 

Portanto, ao escolher o estilo atemporal na sua decoração, você terá maior praticidade para se locomover dentro do ambiente da sua casa, e também não precisará fazer mudanças no curto prazo. 

Cria uma identidade

O estilo de decoração atemporal cria uma identidade não só da sua casa, mas uma identidade sua. Ou seja, toda vez que uma amiga foi visitar sua casa, ela irá entender que o seu estilo é um estilo clássico e atemporal, e essa será sua identidade. 

Toda vez que ela for comprar um presente para você, ela irá lembrar do seu estilo e da sua decoração, e não irá errar no seu presente. 

Mais sustentável

Ficar comprando vários tipos de itens de decoração, e mudar os móveis uma vez a cada ano ou uma vez a cada 6 meses, não é nada sustentável.

Portanto, ao optar por uma decoração atemporal, você automaticamente estará escolhendo o lado mais sustentável nesse aspecto.

Considerações finais

A decoração atemporal é de fato muito indicada para quem quer evitar mudanças em curto prazo, e como mencionamos acima, é muito mais econômico e ecológico optar por esse tipo de ação.

Faz parte de uma escolha inteligente que toda mulher moderna deve pensar em optar e fazer em sua casa.  

Além disso, é um estilo de decoração que quase nenhuma pessoa se arrepende, principalmente pelo conceito pelo visual limpo e elegante que proporciona, e por todo conceito de alta qualidade que a decoração atemporal exige. 

Tenha uma decoração permanente e tenha consigo todos os benefícios citados e verá a diferença em muitos aspectos. 

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir decorar a sua casa de maneira atemporal sem precisar ficar fazendo frequentes mudanças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade