De quanto em quanto tempo é preciso desparasitar o seu cachorro?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2021

O uso de antiparasitário para cachorro é uma medida preventiva muito importante na vida dos pets. Tal ação consiste na eliminação dos parasitas existentes no organismo do hospedeiro — ou seja, do animal que recebe esses parasitas.

Em outras palavras, fazer uso do antiparasitário para cachorro é uma ação que demonstra cuidado e permite a melhoria da qualidade de vida do animal. A desparasitação do seu amigo de quatro patas também aumenta sua imunidade e resistência a problemas de saúde que possam aparecer durante sua vida.

O antiparasitário para cachorro pode prevenir parasitas tanto internos quanto externos. Na forma interna, existem os endoparasitas, que são parasitas intestinais, urinários e pulmonares. Já os externos são ectoparasitas, tais como:

  • Pulgas;
  • Piolhos;
  • Carraças;
  • Moscas;
  • Mosquitos;
  • Ácaros.

O funcionamento desses diferentes tipos de produto

É preciso fazer o pet engolir o comprimido antiparasitário para cachorro quando ele é via oral. No entanto, também existe por via transdérmica (no caso da pipeta ou da coleira). A pipeta e a coleira antiparasitária são métodos existentes para tratar os parasitas externos dos cachorros.

De quanto em quanto tempo é preciso desparasitar o seu cachorro
De quanto em quanto tempo é preciso desparasitar o seu cachorro

Para a desparasitação interna, existe um sem-fim de comprimidos mastigáveis e xaropes, que possuem Afoxolaner como princípio ativo. Tal princípio é absorvido no aparelho digestivo, passando para a corrente sanguínea, que o distribui através dos tecidos, causando assim a morte do parasita com uma hiperexcitação do sistema nervoso.

Quando o antiparasitário para cachorro escolhido é a pipeta, é preciso aplicar em diversas regiões do pescoço e do lombo do pet, como forma de impedi-lo de lamber a região da aplicação. Entrando através da pele, o princípio ativo chega até a corrente sanguínea e consegue eliminar o parasita.

Frequência necessária para a desparasitação dos cães

Em primeiro lugar, para saber a real necessidade de tempo para desparasitar seu cachorro, é preciso conversar com o médico veterinário responsável por ele. Todo tipo de desparasitação é adaptável a fatores como a idade do cão, a presença de crianças na casa ou a região onde ele mora.

Para cachorros já adultos, normalmente é preciso realizar uma desparasitação contra parasitas internos todos os anos, uma vez a cada três meses, seja com uso de pipeta, de injeção ou de comprimido oral.

Para parasitas externos, a posologia e a duração do tratamento dependem do produto escolhido, já que estes podem garantir proteção durável entre um e dois meses. O período de aplicação se estende do início da primavera até o começo de outono.

Os cachorros também precisam ser desparasitados contra as lombrigas intestinas e os organismos protozoários desde o seu nascimento. Com alguns meses de vida do pet, poderá ter início a desparasitação externa, seguindo sempre a orientação veterinária com relação à toxicidade dos produtos.

A periodicidade da desparasitação varia, evidentemente, de acordo com o meio em que o cão vive (rural ou urbano). Em situações em que o pet vive numa zona de risco ou mesmo em meses em que faz maior calor (período mais propício para o surgimento de parasitas), é indicado que a desparasitação seja feita uma vez por mês.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade