CRM x ERP : o que é e qual implementar?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por MCarlos
em novembro 23, 2021

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Melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes, é algo fundamental para se tornar um diferencial nesse mercado competitivo. Por isso, entender sobre CRM x ERP é extremamente importante.

Isso porque, essas duas ferramentas irão impactar positivamente em sua empresa, influenciando no relacionamento externo e interno de seu negócio.

Justamente pelo mercado atual ser regido pela competitividade, você, gestor, apresentar novidades é relevante, caso queira se destacar nesse mundo. 

Dessa forma, o crm e outras ferramentas mostram-se interessantes, principalmente se você quiser dar um novo ar na sua empresa, bem como melhorar o relacionamento com seus clientes.

O que é CRM e seus benefícios?

Antes de tudo, é importante ter o entendimento acerca do que significa essa sigla, e seus principais benefícios.

A sigla crm, que significa Customer Relationship Management (gestão de relacionamento do cliente), é nada mais que um conjunto de práticas e tecnologias que as empresas utilizam com a finalidade de gerenciar e analisar os gostos dos clientes.

Por isso, procure o quanto antes por crm preço e veja qual cabe no seu bolso e o melhor para ajudar o seu negócio.

O principal objetivo dessa ferramenta é melhorar a qualidade de atendimento com o cliente, já que, ao saber seus gostos previamente, pode-se antecipar às necessidades do seu cliente, o que irá reter mais clientes e ajudará sua empresa a alavancar as vendas.

Além disso, por você realizar a coleta de dados, você já tem desde o começo do atendimento, suas informações detalhadas, como, por exemplo:

  • Histórico de compras;
  • Preferência de compra;
  • Informações precisas;
  • Preocupações do cliente.

Portanto, agregar comercial crm na sua empresa é algo que se mostrará um diferencial na hora em que os clientes forem procurar por um serviço. Alguns dos principais benefícios do crm para sua empresa, são:

  1. Ajuda a melhorar o relacionamento com clientes

Tendo como sua principal função, a utilização de CRM permite que você desenvolva um relacionamento mais próximo com sua clientela, principalmente aqueles que são mais ativos na sua empresa, podendo até se transformar em clientes fiéis, que promovem sua empresa.

Já que essa ferramenta permite que você entenda as necessidades, preferências e hábitos de seus clientes, isso ajuda a criar uma relação mais próxima, tendo a chance de entregar um atendimento totalmente personalizado e de ponta. 

Por isso, é pertinente conhecer algum crm gratis, por exemplo, para testar qual melhor se encaixa na sua marca antes de adquiri-lo. 

  1. Aumenta o número de vendas

Já que você tem o entendimento dos gostos do seu cliente, você maximiza a quantidade de vendas. 

Além do mais, com a melhora no relacionamento, eles se sentirão mais à vontade e confortáveis de voltarem mais vezes à sua empresa, o que resultará em um aumento significativo do número de vendas.

  1. Acompanha eficientemente os resultados

Pelo CRM organizar os dados em um lugar só, isso torna o processo muito mais eficiente, permitindo o acompanhamento mais precisamente, tornando a tomada de decisões muito mais dinâmicas. 

Tente agregar essa ferramenta o mais rápido possível em sua empresa, por isso, pesquise sobre crm online gratis.

O que é ERP e seus benefícios?

Por um lado, o CRM é responsável pela melhoria no relacionamento de clientes e impulsionar as vendas e melhorar a gestão dos negócios. 

Já o ERP tem como foco o planejamento de recursos, gerenciando esses recursos como um todo, aumentando, portanto, a eficiência desses processos.

A ferramenta ERP, vinda do inglês Enterprise Resource Planning (planejamento dos recursos da empresa) é um software de gestão.

Ele tem como função principal justamente a unificação de informações e o facilitamento do fluxo trabalhista entre as diversas áreas de uma empresa. 

Já que é uma ferramenta que visa a unificação de informações, mostra-se imprescindível para sua empresa, conseguindo reunir os diversos setores, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, realizando a comunicação de todas as áreas.

Isso impulsiona uma melhor tomada de decisões dentro dos diversos setores da empresa. Alguns de seus principais benefícios, são:

  1. Melhor eficiência

Com a otimização dos processos, bem como a centralização do fluxo de trabalho, isso permite que o ERP reduza o tempo e o esforço que seriam gastos pela sua empresa.

Isso acaba minimizando os processos manuais repetitivos, liberando os membros da sua equipe a realizar outras tarefas que podem estar atrasadas.

  1. Melhora no fluxo de trabalho

Com essa centralização de trabalho, permite que diversos funcionários de diversos setores se conheçam melhor, melhorando o relacionamento dentro da empresa. 

O que agiliza muito o processo de colaboração, permitindo atualizações em tempo real e melhorando a comunicação de toda a sua empresa.

  1. Ajuda no atendimento ao cliente

Já que o ERP influencia em toda empresa, isso também irá impactar a área de marketing e de vendas, que podem, por sua vez, utilizar as informações que tem para atrair mais clientes novos, realizando estratégias de relacionamento mais eficazes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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