Core update: Saiba como ficam as atualizações dos algoritmos do Google

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em outubro 11, 2022

É fato que o Google se tornou uma ferramenta que usamos inúmeras vezes no dia. Trata-se de uma empresa que conseguiu se solidificar no mundo, ocupando o lugar das principais empresas existentes. 

É possível notar a importância do Google na sociedade, quando paramos para analisar alguns números. Por exemplo: a empresa tem mais de 86% de participação no mercado de mecanismos de busca. 

Em outras palavras, o Google é uma força a ser reconhecida, e chega a ser estranho imaginar um mundo sem a presença desta grande empresa, afinal, é através dela que podemos saber mais sobre uma consultoria e licenciamento ambiental e outros assuntos dos mais diversos. 

Recentemente, o mecanismo de pesquisa lançou o seu tão esperado “core update”, no dia 25 de maio de 2022. Por sua vez, a atualização terminou oficialmente em 9 de junho de 2022. 

Devido ao fato do Google ter se tornado a principal fonte para ajudar clientes a descobrir o site do seu negócio, é natural se preocupar com essas mudanças, e como elas podem afetar você. 

Vale a pena ficar por dentro desse tipo de assunto, considerando que hoje a internet é o espaço ideal para que as empresas possam crescer em seus respectivos segmentos.

Com esse artigo, vamos citar todas as informações relevantes referente ao core update mais recente do Google, e como evitar que o seu site de atualização de firmware ou de qualquer outro ramo, caia nos rankings do mecanismo de busca. 

Antes de tudo, é importante saber o que de fato é o core update, e entender o seu papel no universo digital. Confira:

O que é core update do Google?

Quando você se depara com uma declaração do Google, dizendo que fará alterações em seu algoritmo ou qualquer outra atualização principal, há uma coisa crucial que precisa ser lembrada. 

Seu objetivo como mecanismo de pesquisa é promover, cada vez mais, experiências positivas para o usuário. Em outras palavras, é como ter um ERP integrado dentro de um sistema para promover uma eficiência maior nas atividades. 

De acordo com a sua declaração oficial sobre a atualização principal do mês de maio, o Google explicou que ela foi “projetada para aumentar a relevância geral de nossos resultados de pesquisa, e torná-los mais úteis e proveitosos para todos”. 

Ou seja, resumidamente, as atualizações centrais são a alternativa que o Google encontrou para melhorar a qualidade e a relevância geral dos resultados de pesquisa. 

É com essas melhorias, que uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial, por exemplo, consegue expandir o seu negócio. 

É interessante dizer que, quando essas atualizações acontecem, ela não é focada em um site específico. Contudo, para o bem do seu negócio, o ideal é que você esteja ciente dessas atualizações, visto que elas podem alterar o desempenho do seu site. 

O que mudou com a atualização?

Como você já deve saber, as atualizações tem como objetivo melhorar a funcionalidade de pesquisa, e acompanhar o ambiente da web em constante evolução. Tendo isso em mente, vale muito a pena ficar por dentro sobre as coisas que mudaram. 

Com a ampla alteração do algoritmo do Google, diversos sites caíram no ranqueamento, principalmente por conta das páginas da web indexadas. 

É por esse motivo que até mesmo sites de serviço de crossdocking, tiveram que tomar atitudes para acabar não sofrendo com essas alterações. 

Por que os sites estão caindo no ranqueamento?

Sendo bem direto, o principal motivo pelo qual os sites estão vendo o seu ranqueamento cair, é porque o Google está reavaliando as páginas do seu site. 

Vale pontuar que o Google deixou claro que, com a sua atualização, alguns sites podem perceber uma melhora no ranqueamento. Por outro lado, outros websites podem ter a infelicidade de se deparar com algumas perdas em suas classificações gerais. 

Para exemplificar melhor, imagine a seguinte situação: se o seu site apresenta páginas na web que já tiveram uma alta classificação com palavras-chave específicas, essa atualização principal pode fazer com que essas mesmas páginas tenham uma classificação mais baixa. 

Dessa forma, o seu site pode ter a sua classificação afetada nos resultados de pesquisa geral do Google. Ou seja, se você possui um blog sobre célula automatizada, com conteúdos sem qualquer tipo de estratégia, é bem possível que o ranqueamento sofra quedas. 

É importante reforçar que, por mais que essas atualizações centrais não sejam voltadas a sites ou páginas específicas, entender as maneiras para reduzir qualquer impacto negativo é extremamente vantajoso, visto que a autoridade do site está em jogo. 

Segundo o posicionamento do Search Engine Journal, há uma suspeita de que o conteúdo gerado por inteligência artificial tenha sofrido um impacto maior nesta última atualização. Entretanto, não há nenhuma declaração oficial do Google que apoie isso. 

Como evitar esses impactos negativos?

De acordo com o Blog Central da Pesquisa Google, é vital observar que, mesmo que o seu site tenha sofrido com a queda de ranqueamento, pode não haver nenhuma solução, de imediato, para melhorar essa classificação nos resultados de pesquisa do Google. 

Contudo, a melhor coisa a ser feita para evitar o declínio do ranqueamento do seu site, é produzir conteúdos com a melhor qualidade possível, baseando-se em seu público-alvo e nas palavras-chave da área. 

Além disso, você precisa saber que, fazer alterações em seu site pode afetá-lo ainda mais, devido ao fato de que algumas mudanças podem gerar efeitos negativos na classificação geral do site. 

Sabemos que nenhum site é capaz de impedir a mudança do algoritmo do Google, mas, felizmente, você pode desenvolver conteúdos com uma qualidade melhor do que costumava fazer. 

Portanto, a dica é: crie conteúdos diferenciados. Se o assunto é sobre dispositivos de controle industrial, crie um conteúdo relevante. Como fazer isso? Segue algumas dicas que listamos para te ajudar nesse processo de produção de conteúdos. Veja:

8 dicas para criar conteúdos melhores

Inicialmente, você precisa saber que a criação de conteúdos melhores, além de prevenir o seu site com impactos negativos das atualizações de algoritmo do Google, eles também podem promover alguns benefícios, como: 

  • Redução de custos;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Captura de leads;
  • Aumenta a visibilidade;
  • Melhora a reputação e se torna autoridade no mercado;
  • Educa o mercado. 

Tendo isso em mente, vamos agora, mostrar as principais práticas que você deve adotar para criar seus conteúdos. 

1. Qualidade acima da quantidade

De fato, é interessante ter um site com uma boa quantidade de conteúdos. Contudo, você deve priorizar a qualidade, do que a quantidade. Se preocupe mais em ter conteúdos relevantes, do que um grande número de materiais que não serão tão úteis para o seu público. 

2. Analise a concorrência

Realizar uma análise da concorrência, é a sua base para que você possa adotar práticas melhores no mercado. Por exemplo: se a sua intenção é criar um artigo, procure desenvolvê-lo com elementos que não são usados pela concorrência. 

3. Foco no público-alvo

É importante que você faça uma pesquisa sobre os temas que o seu público-alvo se interessa. Baseando-se neles, você terá em mãos uma gama de conteúdos que podem ser desenvolvidos, com grandes chances de gerar engajamento. 

4. Sua empresa não é o assunto principal

Ao produzir um conteúdo, tente não focar tanto sobre o papel da sua empresa na resolução do problema. Tenha em mente que, o objetivo principal é ajudar e informar o público a resolver suas questões do dia a dia. 

5. Use as técnicas de SEO

As técnicas de SEO, de longe, são as que mais podem oferecer resultados positivos para o seu site. O Search Engine Optimization (SEO), é um conjunto de técnicas capaz de unir a visibilidade espontânea, e a qualidade. 

6. Diversifique seus canais de conteúdo online

Tente não ficar preso somente em uma plataforma. Procure estar em canais onde seu público-alvo está, e crie conteúdos que casem com a proposta da plataforma a ser utilizada. 

Ou seja, se a plataforma escolhida for o Instagram, e o assunto é sobre automação industrial, use palavras simples, e crie um texto curto e objetivo para transmitir a sua mensagem. 

7. Fale na linguagem do seu público

Nesta dica, observamos a importância de saber as características do seu público. Quando você sabe quais são estas características, é importante que você adote uma linguagem em que o seu público-alvo possa se identificar. 

8. Acompanhe sua estratégia

Por fim, para garantir maior eficiência dos seus conteúdos, vale a pena ter um acompanhamento de perto sobre a evolução deles. 

Nesta parte, você terá liberdade também para analisar partes que podem ser melhoradas, tornando o seu site ainda mais saudável. 

Conclusão

Você pôde notar que, para lidar com as atualizações do Google, é necessário tomar algumas medidas para não sofrer quedas de ranqueamento. 

Contudo, adotar estas práticas é extremamente vantajoso para um site, principalmente quando ele está em busca de uma visibilidade maior. Portanto, estar por dentro das principais estratégias de marketing é uma segurança maior que você pode dar para o seu website. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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