Copywriting Para Instagram: convertendo seguidores em clientes

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em novembro 14, 2022

O crescimento de usuários de redes sociais é concreto, e as empresas que investem em copywriting para Instagram encontram uma ferramenta eficiente para converter seguidores em clientes, desde que tenham um planejamento adequado para o uso dessa plataforma. 

Disponível desde 2010 como um aplicativo para dispositivos móveis, o marketing digital tem explorado as possibilidades que o copywriting para Instagram oferece, além de outras ferramentas que podem ser utilizadas ao longo do processo de divulgação. 

Afinal, muitos profissionais da área de marketing admitem que vale a pena investir no Instagram pois, além do aumento considerável de usuário, consequentemente aumenta a receita e o reconhecimento de uma marca. 

O que significa copywriting para Instagram?

Copywriting para Instagram é o ato ou ocupação de escrever o texto para publicidade ou outras formas de marketing de um produto ou serviço utilizando especificamente essa rede social. 

O produto é chamado de cópia ou cópia de vendas, que é um conteúdo escrito que visa aumentar o reconhecimento da marca entre as pessoas e, finalmente, persuadir um usuário, ou grupo, a realizar uma determinada ação que é comprar os bens de consumo

Dentre de uma estratégia abrangente de marketing digital para adjuvantes agrícolas, o copywriting para Instagram é parte essencial, isso porque pode ser empregado diferentes modelos de divulgação visual, como:

  • Design gráfico;
  • Estética da marca;
  • Figuras;
  • Fotos;
  • Vídeos.

Como consequência, o copywriting para Instagram é o que leva os seguidores à ação. 

Esteja uma empresa construindo uma lista de e-mail, direcionando os seguidores para o site e-commerce, aumentando o engajamento ou vendendo um produto ou serviço, o copywriting para Instagram, ou seja, a redação, é o que move os usuários ao longo da jornada do cliente.

A importância do copywriting para Instagram

No princípio, o Instagram foi pensado apenas para o compartilhamento de fotos e imagens. No entanto, com o crescimento do aplicativo, as imagens ganharam a companhia de textos e comentários.

Primeiro a foto, depois a legenda, de forma apropriada, é dessa maneira que funciona o copywriting para Instagram de um spray drying para o setor industrial, ou qualquer outro produto e serviço.

As pessoas que utilizam o Instagram fazem a rolagem, como o aplicativo permite, visualizando as imagens seguidamente e, ao notar algo que desperta a atenção, logo os olhos seguem para o texto logo em seguida.

Mesmo sendo um aplicativo utilizado para a divulgação, muitos profissionais de marketing ignoram esse fato, pois a grande maioria também se utiliza da ferramenta e está atento à qualidade das imagens postadas. 

Sendo assim, eles postam imagens de produtos excelentes e de alta qualidade; tendo todo o cuidado com o cronograma regular para upload de histórias.

O copywriting para Instagram está inserido em todas as tags e hashtags corretas do produto, que podem ser utilizadas por influenciadores e, com isso, preencher o feed de forma completa. 

Tal abordagem é o que se segue por esses tempos, em que a dinâmica das redes sociais muda conforme os hábitos de consumo digital se ampliam e as legendas tomam parte fundamental para a divulgação do marketing digital. 

Quais as vantagens do copywriting para Instagram?

A competitividade entre empresas ocorre porque elas podem provar o valor que oferecem aos consumidores que precisam de embalagem de pizza personalizada a roupas e calçados.

Entre tantas vantagens do copywriting para Instagram está exatamente na taxa de sucesso em alcançar o público-alvo que realmente está interessado na marca, e quando atraído de fato, o usuário ainda compartilha com um grupo ainda maior. 

Atingir o ponto ideal com uma legenda é uma tarefa difícil, e exatamente por isso que um copywriting para Instagram bem desenvolvido dá uma vantagem para as marcas quando se trata de concorrência. 

Além disso, legendas de qualidade estão se tornando mais importantes para o algoritmo do Instagram. 

Mudanças recentes no algoritmo valorizam o engajamento: quanto mais usuários interagirem com uma postagem sobre pisos laminados rj, melhor será a nota. 

Dessa forma, é preciso que as marcas se inspirem em conversas, comentários, compartilhamentos e curtidas.

No centro desses compromissos está o copywriting para Instagram que cria curiosidade, compras, entretenimento e assim por diante.

A sofisticação de um copywriting para Instagram

Todo redator precisa focar em um copywriting para Instagram cativante, que seja de fácil entendimento, ou seja, de simples compreensão e, com isso, o público possa captar a mensagem rapidamente.

Todavia, o Instagram, é um dos canais principais quando se trata de atenção, porque há muito o que olhar. 

Um fator adicional que os redatores precisam considerar para muitos canais de rede social são as restrições de número de caracteres. 

Embora o copywriting para Instagram permita a inclusão de 2.200 caracteres em apenas uma legenda para falar sobre médico especialista em disfunção erétil, é preciso se atentar que apenas 125 caracteres são apresentados antes do botão “Mais” aparecer. 

Isso adiciona até 2 linhas de legenda para celulares smartphones e 3 para desktops e notebooks. 

Portanto, é preciso destacar, de forma sofisticada, o copywriting para Instagram logo no início e, se for bom o suficiente, o usuário pode clicar em mais e ficar ainda mais instruído a agir. 

A real finalidade do copywriting para Instagram

A ideia do copywriting para Instagram é incutir a ideia de que os usuários possuem desejos, anseios, esperanças, medos e sonhos, e concentrar tudo isso em um produto ou serviço específico. 

Dessa forma, o responsável pelo copywriting para Instagram não precisa necessariamente criar o desejo de forma abrangente, mas canalizar e direcionar para o que uma empresa de equipamentos para laboratórios oferece ao mercado consumidor. 

Um desafio que os redatores enfrentam é se colocar no lugar do público. 

O copywriter, ou redator, pode utilizar recursos textuais, que despertem o interesse dos usuários, mesmo porque as pessoas vivem atarefadas e sem qualquer paciência para os pormenores. 

O que o consumidor quer é saber se realmente uma marca merece a devida atenção aos produtos e serviços. 

Os usuários do instagram buscam por vantagens, e que isso seja dito de forma direta via copywriting para Instagram. 

Sendo assim, a legenda deve contar com respostas sobre as ofertas de uma marca imediatamente, e que isso seja interessante e cativante.

Copywriting para Instagram possui um estilo?

Os usuários de redes sociais não buscam por palavras difíceis, mas por memes, abreviações e frases de efeito que são usadas no dia a dia enquanto navegam pela internet. 

Por outro lado, quando se trata de copywriting para Instagram, esses mesmos usuários querem encontrar algo relativamente profissional de uma fábrica de sacolas personalizadas, para que eles possam consumir de uma marca que realmente confiam. 

Nesse ponto, a dica é eliminar qualquer tipo de erro gramatical ou de digitação, a menos que sejam intencionais, para chamar a atenção. 

Outro ponto é encontrar o tom de voz certo para a marca. Isso é determinado pela demografia do público-alvo, que pode ser encontrado no desenvolvimento de um buyer persona, ou persona do comprador ideal.

O objetivo é formular algo voltado para a marca, e que seja reconhecível, mas ainda dentro do estilo e do tom de voz imposto pela marca dentro do mercado consumidor em que está inserida.

CTA dentro do copywriting para Instagram

O ponto principal do copywriting para Instagram está, exatamente, em ter a atenção dos usuários do aplicativo durante a navegação e, para isso, é preciso usar a estrutura formalizada para aplicar o CTA (Call To Action), ou chamada para ação. 

Dentro das características como ferramenta de divulgação, apenas 2 linhas, no caso de dispositivos móveis, e 3, no caso de computadores desktop, surgem, seguido de pontinhos que demandam despertar o interesse do usuário. 

Sendo assim, a primeira linha é fundamental para inserir um gancho significativo e, com isso, manter o público interessado para que se possa conduzir ao CTA desejável. 

Um caminho seguro para seguir é iniciar uma conversa, a partir de uma pergunta que, por acaso, pode ser a dúvida sobre o problema do usuário, e que uma empresa de manutenção industrial acaba sendo a responsável mais adequada naquele momento. 

Com uma pergunta adequada, é possível cativar os usuários, pois permite que o leitor participe, de forma pessoal, das mensagens inseridas na postagem criada a partir do copywriting para Instagram.

A aplicação do CTA dentro da pergunta, e está relacionada às necessidades e desejos de um usuário, acaba por estabelecer um diálogo envolvente desde o princípio.

Conclusão

O copywriting para Instagram pode revolucionar as vendas de uma empresa, então a legenda deve ser atraente, convidativa e contar com um CTA que realmente tenha a finalidade certa.

O que se deve é cativar o público com as primeiras linhas da postagem para que eles se envolvam, mesmo que para isso seja necessário utilizar emojis e hashtags para tornar a postagem mais atraente e visível. 

Compartilhar valor e criar um CTA claro para melhorar o engajamento é fundamental, pois vale lembrar que o copywriting para Instagram na legenda tem tudo a ver com a personalidade da empresa. 

Um copywriting para Instagram adequado aumenta tende a aumentar o engajamento e fazer com que as pessoas se aproximem da marca por diversos fatores, e esse é o principal objetivo. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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