Entenda como funcionam os cookies e como adaptá-los a LGPD

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em agosto 8, 2022

O mercado digital apresenta uma série de oportunidades para quem busca gerenciar um negócio dentro desse espaço. Ferramentas e estratégias que podem fazer com que uma companhia se conecte melhor ao seu público, usando de instrumentos como os cookies.

Sendo necessário possuir um conhecimento amplo sobre todo tipo de artigo digital capaz de beneficiar um empreendimento online, seja ao informar à sua audiência desejada sobre as características dos seus produtos e serviços, ou então, conhecer melhor tal público.

Afinal, assim como ocorre no mercado tradicional, cada perfil de audiência possui as suas características e comportamentos próprios. Detalhes que podem fazer com que um negócio obtenha melhores resultados dentro dessa área, ao responder às necessidades do público.

E da mesma forma com que um usuário pode entender um pouco mais sobre como funciona um serviço de cross docking, estratégia que pode ser adotada por uma loja a ampliar suas entregas internacionais, essa empresa pode conhecer também tal usuário.

Tudo isso através de algumas ferramentas específicas que podem ser utilizadas por meio dos canais digitais, garantindo dessa forma com que uma empresa obtenha um nível maior de sucesso em suas respectivas áreas, a partir da forma com que se associam ao seu público.

E é justamente nesse sentido que o setor digital acaba recebendo uma atenção diferenciada, já que se trata de um modelo de companhia no qual a conexão com o público se torna mais prática, muito por contar com a presença de sua audiência no meio digital.

Com um vendedor de produtos para a indústria, como um equipamento de configuração de switch gerenciavel, podendo ampliar o seu número de vendas ao trabalhar com a oferta de tais dispositivos através das plataformas digitais.

Contando com a pesquisa do seu próprio público por tais produtos para estabelecer uma possível relação comercial. No entanto, para que tal conexão seja identificada é preciso contar com a utilização de certos aplicativos disponíveis na internet.

Ferramentas desenvolvidas não para vigiar seus possíveis clientes, mas sim observar o seu comportamento nos canais digitais, a ponto de desenvolver uma melhor estratégia de contato com tal público almejado. E é justamente nesse ponto que se destacam os cookies.

Cookies: A função desse rastro digital

Dentro das fábulas clássicas uma que é válida de se citar aqui é o conto de João e Maria. Dois irmãos que para não se perderem na floresta montaram um trilha com pedaços de pão, para marcar o caminho que percorreram, sabendo como retornar posteriormente.

Essas migalhas podem ser substituídas também por pedaços de biscoito, dependendo do local ou da pessoa a contar essa história. Dentro da nossa analogia digital vamos nos prender à opção dos biscoitos, ou melhor, dos cookies na língua inglesa.

Um termo que dentro da internet se apresenta como arquivos minúsculos que contam com a presença de dados fragmentados. Eles são instalados diretamente no navegador do usuário a partir do momento que ele passa a acessar um tipo de site específico.

Como ao buscar na internet por um equipamento em particular, como um transdutor de pressão, é justamente a partir desse contato inicial em que será identificado sua necessidade.

Ação essa que permite com que ao navegar novamente, mesmo que em outros sites, seja comum ao usuário ser direcionado a anúncios voltados a venda desse equipamento citado, de forma a estimular a esse indivíduo uma possibilidade maior de realizar tal aquisição.

E isso ocorre justamente em função dos cookies, que são capazes de registrar e armazenar dados diversos dos usuários, facilitando não só a situação das empresas que trabalham com tal tipo de aplicação, mas também trazem um maior conforto aos usuários.

Como na forma em que ao entrar novamente em um site não seja precisa fornecer novamente os seus dados, já que essa plataforma conta com o uso de cookies para armazenar essas informações de valor para o usuário, abrangendo dados como:

  • Links de páginas;
  • Senhas;
  • Endereços;
  • Números de contato.

Uma série de informações que podem ser de valor não apenas ao usuário, mas também para um negócio presente no meio digital, como um serviço de consultoria em gestão de vendas, que através de uma análise de cookies pode conhecer melhor seu público.

Pois é a partir do estudo dessas informações que é possível para um negócio adotar as melhores estratégias possíveis, fazendo assim com que o seu projeto na internet alcance boas oportunidades, aumentando até mesmo o seu nível de rendimento.

Contudo, estamos falando de informações relevantes sobre os usuários, ou seja, dados que precisam ser manuseados com segurança, para impedir vazamentos, além de um uso negativo dessas informações de grande valor para quem navega na internet.

E é justamente falando disso que a questão da segurança e da privacidade vem se tornando um tópico de grande atenção entre os canais digitais. Com cada usuário tendo o direito de liberar ou não o acesso às suas informações pessoais.

Um direcionamento que funciona de maneira similar a um controlador de acesso empresas instalado para garantir a segurança de quem entra e sai de uma empresa em particular. Sendo a razão pela implantação de uma nova política de regras na internet.

Normas essas que afetam também a utilização dos cookies dentro das mais diversas plataformas digitais.

Política de cookies no cenário moderno

Da mesma forma em que o campo digital vem apresentando diferentes possibilidades para o mercado, ele passa a contar também com diferentes regras, desenvolvidas justamente para garantir a segurança de todos que navegam na internet, de usuários a empresas.

É baseado nessa ideia que uma nova política de normas vem sendo aplicada na internet, com um destaque específico para a utilização dos cookies. Uma adequação que deve ser buscada por quem gerencia qualquer tipo de negócio na internet.

O papel da LGPD

Assim como um conjunto de normas legais são atribuídas a qualquer tipo de empreendimento físico, o mesmo tipo de fiscalização passa a ocorrer na internet, através da implantação da LGPD, as Leis Gerais de Proteção de Dados.

Uma série de normas que passaram a ser aplicadas a partir de 2018, permitindo assim uma melhor configuração sobre qualquer tipo de negócio que se encontra disponível na internet, incluindo o uso de sistemas de dados como um erp integrado com e commerce.

Configuração que exige, por exemplo, a presença de mensagens que destacam a permissão necessária do usuário para o uso de cookies, a partir de banners que podem surgir em áreas diversas do seu site.

Como se adequar a essa política de dados?

A LGPD foi desenvolvida para garantir a segurança de todos que atuam de alguma forma na internet, incluindo até mesmo um usuário que esporadicamente realiza algum tipo de compra. No entanto, esse conjunto de normas é de fato uma configuração legal.

Ou seja, usar de estratégias como os cookies de maneira errada, sem apresentar uma abertura clara aos usuários, pode fazer com que o seu empreendimento seja multado legalmente, em um nível no qual os seus negócios podem ser prejudicados na rede.

Para evitar isso é importante conhecer a fundo as normas legais, já que elas podem ser cobradas por diferentes campos nacionais, do município ao estado e união. Regimento que deve fazer parte da especialização de quem trabalha com suporte técnico informática.

Uma série de obrigações que fez com que os cookies perderam muita da sua popularidade na rede, a um ponto em que o Google passou a apresentar uma nova ferramenta capaz de levar aos mesmos benefícios dos cookies, porém de maneira mais segura e reservada.

A substituição dos cookies pelo Floc

Floc, sigla para  Federated Learning of Cohorts (Aprendizagem Federada de Coorte) é um conceito recente que trabalha com a reunião de dados na internet, facilitando com que uma empresa distribua seus conteúdos digitais baseada no comportamento do seu público.

Ou seja, ocupando o mesmo tipo de função dos cookies. O grande ponto diferencial do Floc está na privacidade que é mantida nesse sistema, já que a sua análise de usuários é feita a partir de grupos, chamados de coortes, sem identificar cada usuário de forma individual.

A partir de grupos com gostos em comum é possível direcionar anúncios segmentados para tais conjuntos digitais, envolvendo a busca por diferentes modelos de roupa ou até mesmo por datador novos, tudo com base no comportamento de um grupo em particular.

Por se tratar de uma ferramenta nova, os cookies continuam sendo uma aplicação mais benéfica nesse sentido, permitindo o direcionamento de anúncios para o público correto, sendo algo capaz até mesmo de ampliar os resultados comerciais de um negócio.

Para o lado do usuário existe também o valor de receber uma comunicação que esteja otimizada para o seu perfil, ação que exige apenas que a liberdade do usuário em permitir ou não o uso de cookies seja respeitada.

Uma relação então capaz de resultar em vantagens para todos os lados que atuam em algum tipo de comunicação digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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