Conheça os sambas-enredo das escolas do RJ e SP

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em fevereiro 15, 2023

Os foliões de plantão já estão se preparando para acompanhar o Carnaval 2023 do começo ao fim. Confira quais serão os principais destaques desta temporada e comece a se planejar para a festa

Falta pouco para começar a temporada mais animada do nosso calendário! Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, boa parte dos brasileiros estarão acompanhando os bloquinhos de rua, bem como os principais desfiles nas avenidas. Seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo, os foliões estão ansiosos para conferir não somente as produções dos carros alegóricos, como também os sambas-enredo que se destacarão em meio a uma melodia e outra. 

Assim, se você, também está contando os minutos para essa temporada, nada mais justo do que começar a se planejar desde já. Para tanto, além de garantir looks baratos de Carnaval, é importante entender quais serão os temas das principais agremiações. Com isso, será mais fácil manter o samba no pé e também cantar — do começo ao fim — todas as canções. 

E aí, que tal conferir o que nos espera daqui para frente? Para te ajudar, trouxemos uma lista com os temas que serão destaque e que, com certeza, irão te conquistar. É só continuar com a leitura e se inspirar!

Estação Primeira de Mangueira 

Considerada uma das escolas de samba mais famosas e tradicionais do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira, ou simplesmente “Mangueira”, terá como samba-enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”. 

Nessa temática, criada pelos carnavalescos Gui Estavão e Annik Salmon, a ideia é dar destaque ao protagonismo das mulheres e, em paralelo, apresentar um pouco sobre a musicalidade baiana. 

Tudo isso, sem deixar outras pautas importantes de lado, como a luta contra a intolerância racial e religiosa dos Afoxés, bem como as inúmeras denúncias de desigualdade social sofrida pela arte produzida nos blocos afros. Simplesmente, incrível!

Beija-flor de Nilópolis

Em 2023, a popular escola de samba Beija-flor de Nilópolis estará em busca da sua 15ª vitória no Carnaval do Rio de Janeiro. Conhecida por contar com as cores azul e branco, a agremiação trará como tema “Brava Gente! O Grito dos Excluídos no Bicentenário da Independência”. 

Em outras palavras, a ideia é mostrar, por meio de seu enredo e alegorias, como aconteceu, de fato, a Independência do Brasil — pautada pela expulsão dos portugueses na Bahia, durante 1823, acontecimento este que, em 2023, estará completando os seus 200 anos. 

Assim, podemos dizer que muito além de um simples desfile carnavalesco, o acontecimento poderá ser visto como um verdadeiro ato cívico. Outro ponto interessante é que, para a criação desse enredo, os idealizadores André Rodrigues e Alexandre Louzada contaram ainda com a ajuda de especialistas na área, como o renomado pesquisador Mauro Cordeiro. 

Unidos de Vila Maria

Como todo folião já sabe, além das escolas de samba do Rio de Janeiro, as agremiações de São Paulo também se destacam ano a ano. Uma delas é a Unidos de Vila Maria, que se apresentará no desfile do dia 17 de fevereiro, a partir das 02h30. 

Na ocasião, o samba-enredo terá como tema “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História! Fonte de Amor, Muito Além do Carnaval”. Liderado pelo carnavalesco Cristiano Bara, o projeto tem como proposta relembrar os principais momentos da escola, desde a sua criação até os dias atuais. 

Sem dúvida, será um momento de grandes emoções para quem acompanhou o seu trajeto ao longo dos últimos 70 anos. Vale acompanhar em tempo real!

Viu só? Após conferir os sambas-enredo das principais escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, com certeza você tem todas as informações necessárias para acompanhar de perto a maior festa do ano. Agora, aproveite para compartilhar o link do post em suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também se atualizarem. Até mais!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade