Conheça as novidades de turismo apresentadas na 33ª edição do Festuris

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em março 21, 2022

O evento, realizado anualmente em Gramado (RS), passou por transformações desde o início da pandemia de Covid-19; veja as tendências para a edição de 2022.

Não é necessário atuar profissionalmente no turismo para reconhecer que o setor é de profunda relevância para a economia e a sociedade no Brasil. Com dimensões continentais e imensa variedade de fauna, flora e culturas, nosso país apresenta atrações turísticas de todos os tipos. Com isso, o Brasil tem se destacado cada vez mais como uma prioridade para os viajantes, tanto locais quanto estrangeiros.

Para valorizar, debater, planejar e estimular o futuro do turismo no Brasil, o Festuris (Festival Internacional de Turismo de Gramado) acontece desde 1989, consolidando-se como uma referência para os mais variados profissionais do ramo.

A 33ª edição do evento, mais recente, ocorreu em novembro de 2021 e trouxe consigo diversos pontos de atenção para o ramo, levando em conta principalmente os impactos da pandemia de Covid-19 no turismo. Entenda o que é o festival e qual é o seu papel dentro do setor, conheça as novidades da última edição e confira as principais informações para participar da edição deste ano.

O que é o Festuris

Como o nome sugere, o Festuris Gramado é um festival dedicado ao mercado do turismo e todas as subáreas relacionadas a ele. Foi idealizado e criado pelas profissionais de hotelaria Marta Rossi e Silvia Zorzanello, ambas da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e sua primeira edição consistiu em um salão de turismo com aproximadamente 2.500 participantes.

Ao longo de suas três décadas, o evento se expandiu consideravelmente, aumentando o número de participantes, a metragem do espaço escolhido, a quantidade de expositores e a influência no turismo brasileiro e latinoamericano. Hoje, o evento é consolidado como um dos mais importantes da América Latina no ramo.

Mesmo em 2020, ano de início da pandemia de Covid-19, o evento aconteceu de forma presencial em um período de redução nos índices de contágio, e seguiu os protocolos sanitários para evitar a proliferação da doença. Houve redução no número de participantes, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

A edição de 2021 e suas novidades

A 33ª edição do evento aconteceu entre os dias 04 e 07 de novembro em sua cidade sede, Gramado (RS). O público, de mais de 8 mil participantes, foi recebido em um espaço de 22 mil m². Ao todo, foram aproximadamente 1.700 marcas presentes na exposição em 210 estandes. Além disso, houve a representação de 15 destinos internacionais.

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país no momento do evento, o Festuris manteve os protocolos de segurança. Foram exigidos a apresentação da carteira de vacinação e o uso de máscara. O uso de álcool em gel e o distanciamento também foram encorajados pelos organizadores.

O tema central do Festuris em 2021 foi a transformação tanto do setor quanto da sociedade de forma geral, impulsionada principalmente pela pandemia de Covid-19.

Nas palestras e apresentações disponibilizadas, as temáticas incluíam desafios e mudanças decorrentes da pandemia, retomada do turismo, inovação e perspectivas dentro da nova economia.

Para seus expositores e público, o evento fomentou a formação de uma rede de contatos, trouxe tendências e ideias e providenciou diferentes tipos de conteúdo para capacitação de profissionais do ramo.

Informações sobre a próxima edição do evento

A edição de 2022 já está sendo planejada pelos organizadores. O evento acontecerá entre os dias 03 e 06 de novembro de 2022, ainda sem local divulgado. As inscrições para expositores podem ser feitas diretamente pelo site do evento, já o cadastro para participantes deve ser disponibilizado em breve.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade