Como usar o marketing digital para aumentar suas vendas

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por karine.menezes
em julho 28, 2023

A palavra-chave para aumentar as vendas hoje em dia é marketing digital, afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizam diferentes plataformas da web no dia a dia.

Marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações que melhoram a comunicação entre a marca e os potenciais clientes na internet, além de divulgarem os produtos e serviços.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, e todas são viáveis para qualquer tipo de negócio porque os canais digitais fazem parte da vida das pessoas. Tanto é que é praticamente impossível imaginar o cotidiano sem ela.

Muitas atividades passaram pela transformação digital, o que inclui os hábitos de consumo. O marketing digital revolucionou a maneira como as pessoas compram e o relacionamento entre elas e as organizações.

Existem muitos empreendedores de sucesso que utilizam essas estratégias como base para o funcionamento de seu negócio. O consumidor moderno usa a internet para se informar sobre produtos e serviços, pesquisar preços e comprar.

Tendo isso em vista, este artigo vai explicar a importância de definir a persona, quais canais de marketing digital podem ser usados para impulsionar as vendas e quais são as técnicas de otimização que podem maximizar as taxas de conversão.

Importância de definir a persona

Definir a persona é uma forma de direcionar melhor as estratégias de marketing digital e criar campanhas segmentadas que vão atender as necessidades e desejos dos potenciais clientes.

A persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da empresa, reunindo características como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Hábitos de consumo;
  • Comportamentos;
  • Necessidades;
  • Problemas;
  • Desafios;
  • Desejos.

Um fabricante de tela de proteção para gatos removível deve definir sua persona para segmentar o mercado de maneira mais precisa. Com isso, ele vai criar mensagens e campanhas compatíveis com as necessidades e preferências do público.

Baseando-se nas características da persona, a corporação vai adaptar sua mensagem e criar uma conexão emocional com as pessoas. Ele consegue entender suas motivações, objetivos e desafios e parte dessas informações para criar conteúdo relevante.

Uma marca que conhece sua persona consegue direcionar seus esforços para canais específicos e trabalha com táticas mais eficazes. Isso evita desperdício de recursos, ajuda a criar campanhas mais eficientes e melhora o retorno sobre os investimentos.

Definir a persona é uma forma de obter insights a respeito das necessidades e desejos do cliente, e com isso desenvolver produtos e serviços compatíveis com elas. Fazer as coisas dessa forma aumenta as chances de sucesso no mercado e fortalece o relacionamento.

Com base nas características de sua persona, uma distribuidora de valvula de desvio vai desenvolver estratégias de marketing mais eficazes, direcionadas e personalizadas.

Isso acontece porque esse personagem semi fictício ajuda a entender melhor o cliente e faz uma conexão mais profunda, de modo que os produtos e serviços estejam alinhados às necessidades de quem realmente pode se tornar cliente.

Melhores canais de marketing digital

Os canais de marketing digital podem ser usados para alcançar e engajar o público-alvo, além de impulsionar melhor as vendas. Entre os mais importantes estão:

Mídias sociais

As mídias sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, ajudam a trabalhar melhor as estratégias de marketing digital. São ótimas plataformas para disseminar os produtos e conteúdos, fortalecendo a imagem do negócio e aumentando o engajamento.

Por promoverem a interação com os consumidores, acabam criando um relacionamento mais próximo, a organização entende melhor o comportamento e os interesses das pessoas, e com isso melhora as estratégias de vendas.

No entanto, uma marca não precisa estar presente em todas as redes sociais, muito pelo contrário, ela deve criar perfis apenas em plataformas onde seu público-alvo está presente.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para nutrir leads e clientes, por meio de conteúdos relevantes e até para oferecer promoções e descontos.

Assim, uma companhia que oferece fechamento de pia de cozinha em vidro consegue manter um relacionamento com as pessoas. Naturalmente, também vai gerar oportunidades de conversão.

Entretanto, para que essa estratégia seja realmente assertiva, primeiro a organização precisa segmentar a base de contatos. A segmentação ajuda a criar promoções e campanhas personalizadas, levando em conta o perfil, interesses e histórico de compras.

O e-mail precisa ser curto e chamativo para incentivar o usuário a iniciar uma comunicação e fazer com que ele realmente se interesse pelo conteúdo.

Vale a pena também usar um tom mais pessoal e personalizado para se aproximar ainda mais das pessoas. É válido ressaltar que não se deve fazer spam, tampouco comprar lista de e-mails pronta.

O ideal é que a organização se comunique apenas com pessoas que realmente deram autorização para isso, por meio de um formulário no site institucional.

Anúncios online

Um empreendimento que confecciona uniforme jeans masculino pode aumentar ainda mais seu alcance e atingir mais consumidores ao investir em anúncios online em diferentes plataformas, como Google e Facebook.

No Google, os anúncios patrocinados podem ser exibidos na rede de pesquisa, por meio de links que aparecem nos resultados de busca, usando para isso palavras-chave relacionadas ao negócio e aos produtos.

Na rede de display, os anúncios vão aparecer em formato de banner, nos blogs e sites parceiros do Google, considerando o histórico de navegação do usuário.

Contudo, para que a empresa tenha bons resultados com os anúncios online, deve segmentar muito bem o público-alvo. É assim que vai alcançar os consumidores ideais e gerar tráfego qualificado para o site do negócio.

Técnicas de otimização de conversão

A organização também pode investir em técnicas de otimização de conversão para aumentar essa taxa, e entre as principais estratégias estão:

Remarketing

É essencial que um comércio que trabalha com vendas de tapete sisal natural sob medida invista em remarketing para exibir anúncios aos usuários que de alguma forma interagem com a marca, principalmente no site de vendas, mas não finalizaram a compra.

As plataformas de anúncio identificam esses consumidores e os produtos visualizados por eles, exibem anúncios dos mesmos produtos. Entre os canais que podem ser usados para isso estão o Google e o Facebook.

É uma excelente estratégia para lembrar o cliente sobre a loja e os itens que interessam para ele, aumentando as chances de finalizar a venda. Inclusive, é uma excelente estratégia para recuperar carrinhos abandonados no e-commerce.

Landing page

Outra forma muito comum de criar uma boa base de contatos é utilizar uma página de conversão, também conhecida como landing page.

A empresa precisa oferecer um conteúdo interessante, mas para que o usuário possa recebê-lo, precisa preencher um formulário de contato e inserir informações como nome, telefone e e-mail.

Até mesmo uma entidade que disponibiliza placa Mercosul vermelha deve oferecer um material relevante para que o usuário se disponha a entregar algumas informações.

O desenvolvimento desse conteúdo se baseia nas estratégias de marketing de conteúdo, considerando as necessidades e interesses da persona e o formato mais adequado.

Fazer testes A/B

O teste A/B consiste em comparar variáveis de marketing para definir aquela que traz as melhores respostas. A empresa pode, por exemplo, testar duas landing pages para determinar qual delas consegue mais conversões.

É importante saber que esse tipo de teste é diferente dos multivariáveis, pois os multivariados testam mais de uma variável ao mesmo tempo, enquanto o teste A/B observa uma variável de cada vez entre duas opções.

Supondo que uma corporação que realiza serviço de lavagem de carpete queira testar uma chamada para ação, ela pode escolher duas cores diferentes de botão para saber qual delas ajuda a alcançar os objetivos esperados.

Esse teste é muito positivo porque elimina a necessidade de basear as decisões em suposições, além de tomar decisões baseadas em números, reduzindo as chances de falhas no futuro.

Estratégias de otimização

Investir em SEO (Search Engine Optimization) também é uma forma de aumentar as conversões porque essas estratégias melhoram a página e seu conteúdo. Com isso, o link do site vai aparecer entre os primeiros resultados.

Para trabalhar o SEO em um site, é possível que o empreendimento que vende internet plano empresarial defina as palavras-chave estratégicas que serão usadas em seus conteúdos e páginas, além de criar URL curta, amigável e direta.

A plataforma precisa de design responsivo para que possa ser acessada de qualquer dispositivo, além de ser uma maneira de garantir o rápido carregamento das páginas.

Por fim, é fundamental produzir conteúdos de qualidade, pois eles também aumentam a visibilidade e melhoram a jornada de compra.

Considerações finais

Investir em marketing digital é uma necessidade hoje em dia porque as pessoas estão cada vez mais conectadas.

As empresas conseguem manter um contato mais direto com o público, o que consequentemente melhora as taxas de conversão.

Aumentar as conversões é fundamental para melhorar as vendas, algo que mexe diretamente com a receita do negócio.

Por meio das estratégias certas, é possível alcançar este objetivo, fazendo com que o negócio venda mais e tenha mais lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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