Como limpar as panelas sem riscar e manter o brilho?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em fevereiro 22, 2022

Confira dicas de como higienizar suas panelas de acordo com o material de cada uma

Evidentemente você quer que as suas panelas durem por um bom tempo, não é mesmo? Porém, como qualquer outra coisa que compramos, é necessário ter certos cuidados para que isso aconteça. 

Uma das maneiras de aumentar a vida útil do seu conjunto de panelas é limpá-las corretamente, visto que cada material tem uma forma ideal de ser limpo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba como limpar suas panelas de acordo com cada tipo, sem riscar e mantendo o brilho original. Fique com a gente e boa leitura.

Panelas de aço inox

Para limpar as panelas de aço inox, procure usar sempre o lado macio da esponja e não as deixe secar no escorredor, uma vez que o cloro da água pode manchar as panelas e deixá-las mais escuras.

Para evitar que isso aconteça, após retirar o excesso de água, a dica é finalizar a limpeza utilizando um papel-toalha. 

Se houver resíduos grudados no fundo da panela, antes de lavar, coloque água quente com um pouco de sabão e aguarde um pouco até amolecer.

Panelas de ferro

As panelas de ferro necessitam de uma limpeza um pouco mais profunda. Lave-as com sabão neutro, de preferência em barra, a fim de evitar que o fundo possa reter resíduos de detergente. No entanto, evite usar esponjas abrasivas, pois com o tempo elas removem a camada protetora da panela.

Para remover possíveis resíduos de alimentos, a dica é levar a panela ao fogo com um punhado de sal dentro e depois esfregar com papel-toalha até que as sobras se desprendam e saiam.

Panelas de alumínio

As panelas de alumínio podem ser lavadas com detergente ou sabão e uma esponja não abrasiva. Para remover possíveis resíduos, siga os mesmos passos da panela inox, ou seja, ponha água quente com um pouco de sabão, espere amolecer e lave em seguida.

O alumínio em contato com água oxida com o passar do tempo, por esse motivo, as panelas podem adquirir um aspecto não muito agradável. Contudo, isso não quer dizer que elas estão sujas, apenas gastas.

Para retardar esse processo natural e manter o brilho nas partes polidas, use pasta de brilho para alumínio com buchas de aço e seque assim que terminar a limpeza para evitar manchas.

Panelas de vidro temperado

Primeiramente, você deve saber que não deve usar esponjas abrasivas neste tipo de panela, uma vez que esses itens enfraquecem a panela de vidro, deixando-a mais propícia a rachaduras quando submetidas a altas temperaturas, o que eleva o risco de acidentes.

No caso de possíveis manchas, use a mistura clássica de água e detergente para removê-las, levando a panela ao fogo por alguns minutos. Se porventura você perceber que o vidro está ficando fosco, repita o processo, colocando vinagre no lugar da mistura.

Panelas de barro

Após serem usadas, as panelas de barro devem ser lavadas à temperatura ambiente, uma vez que mudanças bruscas de temperatura podem danificar o barro. 

Use uma esponja bem macia com sabão neutro em água morna e enxugue muito bem assim que terminar para conservar a panela. Além disso, guarde-a em um local que não tenha muita umidade e seja bem arejado.

Se for necessário remover algumas manchas difíceis, deixe a panela de molho por pelo menos duas horas com água suficiente para cobrir o local afetado e adicione algumas colheres de bicarbonato de sódio.

Além de remover as manchas, essa técnica também ajuda a retirar possíveis odores não muito agradáveis que podem permanecer na panela após o preparo de alguns alimentos.

Panelas de cerâmica

Entre todas as panelas citadas acima, as de cerâmica são as mais fáceis de limpar, uma vez que somente água morna e uma esponja são suficientes para executar bem o serviço.

A água remove facilmente a gordura desse material e a esponja macia não arranha o revestimento da cerâmica. 

Aqui, vale ressaltar que o uso de detergente e sabão é dispensável, mas não proibido.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade