Como ler melhor e entender o assunto?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em março 24, 2022

Existe uma diferença grande entre saber ler e compreender um texto. Porém, preparamos um artigo que ensina como ler melhor e ao mesmo tempo compreender o assunto. 

Existem pessoas que têm dificuldades em ler textos e frases de tal modo que soletra sílaba por sílaba. Essa dificuldade afeta não só no ambiente  escolar, mas também no dia a dia. Seja para ler revistas, cartazes e até pequenas frases de anúncios.

Alguns odeiam a leitura, outros gostam de ler, mas tem dificuldade. Porém, para obter melhorias é importante ter a leitura como algo prazeroso e totalmente desvinculado da ideia de compromisso. 

Para quem não adquiriu o hábito de ler durante a infância, certamente terá dificuldade na vida adulta. 

Mas é possível dar a volta por cima e superar essa dificuldade. Então, preparamos algumas dicas muito importantes sobre como ler melhor.

Como ler mais e melhor?

A dúvida que muitos tem é como ler mais rápido e absorver melhor. Porém, para a pessoa começar a desenvolver isso é preciso torná-la um hábito. Então, é importante reservar um determinado horário todos os dias para praticar a leitura.

No entanto, para que os resultados ocorram, você tem que ser disciplinado, ter determinação e evite deixar que a falta de coragem te domine. 

O ideal é ler através de livros impressos, mas se você for fazer a leitura pelo celular, ative o recurso de tela escura. Mas lembre-se de se afastar do Facebook, whatsapp, TikTok e outras redes sociais enquanto lê.

Faça do ato de ler um ritual, sendo assim, encontre um lugar calmo, confortável e com  boa iluminação para sentir-se inspirado. 

Afinal, quando as condições do ambiente não são favoráveis, a pessoa pode perder a empolgação e certamente o desempenho será ofuscado. 

Então, separamos algumas ações importantes para quem almeja ler mais e melhor!

  • Tenha um lugar aconchegante para ler;
  • Mantenha se longe do ruído e distrações;
  • Determine um tempo de leitura;
  • Utilize técnicas de leitura dinâmica;
  • Se necessário, releia novamente.

Benefícios da leitura

Com o avanço tecnológico, as pessoas começaram a ler cada vez menos. Afinal, os conteúdos em vídeos aulas, áudios, podcast e outros facilitaram bastante o consumo de informações. Sendo assim, as pessoas leem cada vez menos e perderam a prática. 

Mas a leitura possui alguns benefícios. E, se muitos soubessem reservar alguns minutos do seu tempo para ela, veria a diferença.

Você já leu algum livro de história ou mesmo de ficção onde foi possível viajar na imaginação? Pois bem! A leitura tem o poder de estimular a imaginação, desenvolver o pensamento crítico e até de transformar vidas.

A leitura é uma prática que pode mudar os nossos hábitos, as atitudes e ajudar na nossa qualidade de vida. Afinal, ela promove a redução do estresse e da tensão. 

Além disso, com ela podemos ver o mundo de outra forma, aumentar o nosso vocabulário e descobrir novas culturas.

Porém, é importante saber que, ao invés de ler diversos conteúdos diariamente, é preciso ler com qualidade. Dessa forma, não adianta fazer uma leitura corrida para dar conta de vários textos e não absorver praticamente nada. 

Como ler melhor e entender?

Selecionamos as principais ações necessárias para quem busca ler melhor e compreender o que foi lido. Então, confira as nossas dicas:

  1. Escolha um Ambiente Adequado

Escolher um ambiente adequado para fazer a leitura é o primeiro passo. Independente que seja no seu quarto, na sala ou mesmo na varanda de casa. No entanto, o local precisa ter as condições ideais para não atrapalhar o seu foco e a concentração.

  1. Pesquise o assunto antes de ler

Se possível, pesquise sobre o livro ou o tema do assunto antes de fazer a leitura. Assim, você terá uma visão do que possivelmente surgirá durante a leitura e isso ajudará a compreender melhor o texto, por exemplo.

  1. Leia um livro de cada vez

Evite ler um pouco de cada livro e não concluir a leitura de nenhum. O interessante é ler um livro por vez. Dessa forma, você terá maior compreensão do mesmo. Além disso, ao terminar, poderá iniciar a leitura de um novo exemplar e ainda terá a possibilidade de escolher outro gênero sem comprometer a leitura anterior.

  1. Anote os pontos principais

Fazer anotações está diretamente ligada à memorização. Assim, quando escrevemos partes importantes do que foi lido, nosso cérebro é estimulado a decorar com mais facilidade do que se não tivéssemos feito a anotação. Então, organize em tópicos os pontos importantes da leitura e o que você compreendeu.

  1. Faça resumos

Essa é uma técnica muito útil a fim de garantir que você absorva boa parte do conteúdo que acabou de ler. Então, sempre que puder, faça resumos, mas use as suas próprias palavras para ter certeza que você realmente entendeu. Ao fazer isso, a possibilidade de lembrar do conteúdo depois será muito maior.

Conclusão

Boa parte das pessoas que são obrigadas a ler textos longos ou livros inteiros, no final tem dificuldade de lembrar de pontos importantes que deveriam ser memorizados. 

No entanto, ao praticar a leitura em um ambiente adequado e seguindo as nossas dicas, pode ser decisivo para um resultado bem melhor.

Dessa maneira, além de aprender como ler melhor e entender, você poderá desenvolver habilidades incríveis que só o tempo irá te mostrar. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade