Como fazer a manutenção de bikes e motos para viagens sobre duas rodas

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em abril 11, 2023

Quando se fala em viagens, a segurança é um dos pontos mais importantes. Afinal, ninguém quer transformar o passeio ou a rota em algo perigoso que pode acabar em tragédias. Por isso, seja de bike, na hora do lazer, ou de moto em viagens mais longas, é sempre importante fazer a revisão de segurança antes de pegar a estrada. 

Muitas vezes é preciso buscar peças para a moto, alterar algo nas bikes, entre outras funções que precisam ser pensadas antes de sair para manter a segurança sobre duas rodas. Veja alguns itens importantes para revisar!

Bike: 6 itens para revisar antes de pegar a estrada

Andar de bike nas estradas é uma das atividades preferidas de muita gente. Mas não se esqueça de sempre fazer a revisão para ter mais segurança na pedalada. Veja os itens para revisar sempre!

  1. Pneus

Os pneus, sem dúvida, são elementos importantíssimos para garantir a segurança. Por isso, sempre observe a integridade deles e se estão carecas ou não. Pneus carecas podem levar o ciclista a derrapagem e até mesmo colocar a vida em risco. 

  1. Pressão dos pneus

Sempre verifique a pressão dos pneus antes de sair com eles. Isso faz muita diferença na aderência do pneu ao solo e, consequentemente, à segurança do ciclista. É indicado sempre ter uma bomba de ar, para garantir sua segurança e a dos outros.

  1. Corrente

Uma corrente solta ou muito seca pode causar acidentes graves na estrada. Afinal, é a qualidade dela que determina o ritmo de pedalada e a capacidade de equilíbrio do ciclista. Por isso, sempre a mantenha em dia e lubrificada. 

  1. Regulação das marchas

As marchas podem se desregular com frequência, por isso, é bom verificar sempre antes de sair para pedalar. Elas também fazem muita diferença durante o exercício e, se estão desreguladas, podem prejudicar outras funções, como freios e segurança das rodas. 

  1. Fixação dos parafusos

Um detalhe que nem todo mundo presta atenção, mas que deve ser sempre avaliado, principalmente por quem anda em estradas de terra, que podem causar o entortamento de parafusos e a soltura deles. 

  1. Freios

Sem dúvida, uma das revisões mais importantes e o motivo é claro: o freio garante a segurança do ciclista em diversas situações e precisa estar sempre em dia. Se um ciclista sofre um acidente e está andando em grupo, os outros também podem acabar se machucando. 

Motos: 6 itens para revisar antes de pegar a estrada

Para quem prefere as motos, veja os 6 itens que mais precisam de revisão antes de cair na estrada!

  1. Óleo do motor

O lubrificante do motor garante que o motociclista ande por mais tempo sem medo de perdê-lo. Ou seja, é um fator essencial tanto para a segurança quanto para a manutenção da moto. Veja sempre os prazos de troca indicados pelo fabricante. 

  1. Líquido de arrefecimento

Outro elemento importante para a manutenção do motor que precisa ser sempre verificado. Sem ele, o motor pode superaquecer e simplesmente parar de funcionar. Além do alto custo para a troca do componente mais importante da moto, também pode causar acidentes. 

  1. Fluido de freio

O fluido de freio precisa estar em uma quantidade específica para funcionar devidamente e também precisa ser trocado de tempos em tempos para garantir a segurança de todos. Sem isso, os freios podem não funcionar devidamente. Ou seja, pode causar grandes acidentes, inclusive fatais. Sempre veja os prazos de troca e a quantidade de fluido. 

  1. Corrente

A lubrificação da corrente é essencial para evitar o desgaste, o que pode causar acidentes e perda do controle da moto. Verifique a lubrificação de tempos em tempos para mantê-la em dia e estar preparado na hora de pegar uma estrada. 

  1. Pneus

Claro, não se pode esquecer dos pneus. Eles não podem estar carecas e precisam ter a pressão ideal para manter a aderência ao solo. Além disso, verifique se as borrachas estão ressecadas e, se estiverem, é preciso ir a um borracheiro e mecânico. Com o atrito ao solo, principalmente em dias quentes, isso pode fazer com que o pneu perca a aderência e cause um acidente. 

  1. Lanternas, faróis e setas

Sempre verifique se todas as lanternas estão funcionando, assim como os faróis e setas. Isso é imprescindível, pois apenas assim os outros motoristas conseguem saber seus movimentos. Sendo um veículo menor que os outros, isso é ainda mais importante para as motos, ainda mais em viagens noturnas. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade