Como combater a inflamação no corpo e manter a imunidade alta

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em fevereiro 22, 2023

Introduzir vitaminas e minerais na alimentação é uma das estratégias para combater a inflamação e aumentar a imunidade

Dor, vermelhidão, inchaço… esses são alguns sinais comuns que podem passar despercebidos no dia a dia, mas indicam que o corpo pode estar inflamado! Esse processo acontece de forma natural, como se o organismo quisesse avisar que há algo de errado acontecendo naquele momento. 

Em episódios mais intensos, é necessário recorrer aos profissionais da área de saúde e ao uso de medicamentos. Já no dia a dia, é possível prevenir o ressurgimento da inflamação através do consumo de sucos anti-inflamatórios e alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Use a alimentação saudável a seu favor

A alimentação saudável é uma das maiores aliadas da saúde, e quando o tema é inflamação e imunidade, não é diferente. Consumindo as vitaminas e minerais indicados, é possível fortalecer o sistema imune e prevenir episódios futuros de inflamação. Abaixo, você confere os principais minerais e vitaminas que colaboram para a imunidade e previnem as inflamações:

Benefícios da vitamina B12

Pouco conhecida, a vitamina B12 tem influência direta nas inflamações e dores que atingem os músculos e as articulações. No caso de falta dessa vitamina, os níveis de homocisteína se elevam, causando inflamações. 

Onde encontrar a vitamina B12? Em peixes, ovos, frutos do mar, em vísceras e em alguns tipos de algas. 

Benefícios do cálcio

Com certeza você já ouviu que o consumo de leite ajuda a manter os ossos fortes. Esse saber popular se construiu graças ao cálcio, mineral presente no alimento que ajuda tanto a fortalecer os ossos quanto a musculatura, evitando os episódios de inflamação.

Onde encontrar o cálcio? No leite e em seus derivados, em nozes, leguminosas e suplementos. 

Benefícios da vitamina C

A vitamina C é conhecida por ajudar no fortalecimento da imunidade. Muito utilizada durante episódios de gripe, ela também contribui para a formação do colágeno, garantindo a saúde dos ossos e cartilagens e evitando as inflamações. 

Onde encontrar a vitamina C? Nas principais frutas cítricas (como a laranja e o limão), nos vegetais e em suplementos. 

Benefícios do zinco

O zinco é um dos responsáveis pela regeneração das células presentes nas articulações e construções ósseas. Isso significa que ele tem papel importante na renovação dos tecidos, colaborando para a sua saúde e evitando problemas corriqueiros como as inflamações. 

Onde encontrar o zinco? Nos peixes, carnes, ovos, castanhas, cereais e suplementos. 

Benefícios da vitamina K

A vitamina K não é muito conhecida, mas possui papel importante na ação anti-inflamatória. Ela colabora para a saúde óssea e ajuda a combater alguns radicais que causam as dores geradas pela inflamação. 

Onde encontrar a vitamina K? Em legumes, frutas e verduras como o brócolis, o espinafre, a couve-flor, a alface e as frutas cítricas. 

Benefícios do magnésio

O magnésio é essencial para o funcionamento de diversos processos metabólicos. Além disso, ele tem como papel a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos e ossos. Essa junção ajuda a combater as inflamações e manter a imunidade alta. 

Onde encontrar o magnésio? Nos vegetais verdes, em nozes, leguminosas, grãos integrais e suplementos.  

Mantenha um equilíbrio saudável no prato

Como foi possível ver, existem diversos alimentos que possuem minerais e vitaminas responsáveis por manter a imunidade alta e evitar as inflamações. Com tantas opções, a dica é montar uma alimentação variada, incluindo diferentes grupos. Assim, é possível consumir uma variedade maior de nutrientes e evitar que a alimentação se torne um momento difícil e restritivo. 

Busque ajuda médica quando necessário

Apesar de a alimentação ter seu papel importante na manutenção da imunidade e na prevenção de episódios inflamatórios, é essencial manter os cuidados médicos sempre que preciso. Caso os desconfortos se tornem mais frequentes, o melhor caminho é procurar um profissional, mesmo mantendo a alimentação equilibrada. 

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