Como aumentar a produtividade de uma empresa

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em novembro 14, 2022

Descobrir como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho se tornou um dos maiores objetivos de colaboradores, empresas e trabalhadores autônomos nos tempos atuais.

Contudo, mesmo que as pessoas desejem ser mais produtivas, é preciso primeiro olhar para o desempenho da atuação antes de tentar fazer mais do que se é capaz.

É comum que a maioria entenda o conceito de produtividade como a quantidade de tempo gasto nas tarefas necessárias. Porém, está longe de ser apenas sobre isso, principalmente quando se trata de tentar fazer mais em menos tempo.

Então, é fundamental que os gestores olhem primeiro para o que precisa ser feito e como os processos podem ser melhorados antes de cobrar produtividade de seus colaboradores.

Isso garantirá uma tomada de decisões mais assertiva, baseada em fatos e dados coletados após uma análise de desempenho das funções dentro da organização.

Dessa forma, mesmo um chaveiro especializado pode conseguir entender quais pontos estão precisando melhorar ou o que deve ser mudado para garantir maior produtividade tanto da sua área de atuação, quanto em outros processos relevantes para o negócio.

Com isso, é importante ressaltar que nenhuma decisão estratégica relacionada à gestão de pessoas, deve ser feita baseada em “achismos”, pois isso pode prejudicar drasticamente não só o desempenho de um colaborador, mas também da equipe toda.

Assim, a primeira ação a ser feita, é medir como as tarefas estão sendo executadas e em quanto tempo leva para serem desenvolvidas de forma completa.

Como checar o nível de produtividade?

O nível de produtividade dos colaboradores de uma empresa pode ser medido de diversas formas diferentes, levando em consideração aspectos individuais ou gerais de um ou mais colaboradores.

Para exemplificar, uma marca que fabrica embalagens de caixa para lanche personalizada que deseje avaliar o desempenho de seus colaboradores, pode primeiro checar se o processo de produção está passando por etapas desnecessárias.

A forma mais eficaz de fazer isso é conversar diretamente com os colaboradores e perguntar o que eles acreditam que pode ser feito para melhorar os processos de produção. Isso ajudará a ter pontos de vista diferentes, além de aumentar a moral da equipe.

Porém, nem sempre esse método funcionará para qualquer tipo de negócio. Para casos como o de uma oficina automotiva especializada em pintura de roda de carro, pode ser ideal avaliar como diferentes colaboradores executam uma mesma tarefa.

Isso permitirá entender qual o tempo médio que essa determinada atividade leva para ser concluída. Assim, os gestores podem pensar em pontos de melhorias para que elas sejam realizadas de forma mais rápida e eficiente.

Outro exemplo útil é o de uma indústria que fabrica tapete para sala peludo onde é necessário observar a qualidade de execução e resultados da conclusão dos itens ou tarefas, pois se algo está sendo feito rápido, porém com baixa qualidade, não é ideal.

Se uma equipe precisa refazer as tarefas com frequência, é porque algo deu errado, seja por má comunicação ou uso incorreto da ferramenta.

Tudo isso deve ser analisado antes que grandes ações voltadas para o aumento da produtividade possam ser impulsionadas.

Por que investir em aumento de produtividade?

É comum que as empresas foquem apenas no fator remuneração quando se trata de recompensar seus colaboradores, porém, isso nem sempre é suficiente para reter os melhores talentos.

Fatores importantes que não só podem aumentar a produtividade, mas também o nível de satisfação dos colaboradores como um todo. Os principais pontos a serem considerados são:

  • Clima interno da empresa;
  • Cultura organizacional;
  • Palestras motivacionais;
  • Programas de incentivos;
  • Treinamentos;
  • Plano de desenvolvimento;
  • Bônus por produtividade.

Esses são apenas alguns, mas existem diversos outros que podem ser implementados pelos gestores e empresários que querem aumentar a produtividade geral de uma organização.

É preciso sempre pensar de forma estratégica para aumentar o desempenho das pessoas, por isso os fabricantes de coifa de inox para cozinha industrial, por exemplo, devem procurar formas de recompensar e incentivar seus colaboradores a serem mais produtivos.

Mas, de qualquer modo, investir em melhorar a produtividade das equipes é algo que pode beneficiar empresas de diversos segmentos e independentemente de seu porte.

Isso porque uma maior produtividade e desempenho dos colaboradores abre portas para novos investimentos e melhorias para os próprios funcionários através de promoções e até aumentos de salários.

Além disso, aumentar a produtividade e otimizar processos permite criar um ambiente onde cada um dos colaboradores consiga focar melhor no que faz, com acessibilidade a ferramentas e recursos apropriados para executarem com maestria suas funções.

Para resumir, a produtividade significa só quantidade, mas, sim, com a qualidade e tempo gastos na produção e utilização dos recursos disponíveis, já que existe uma imensa diferença entre trabalhar mais e trabalhar melhor.

Sendo assim, algumas dicas a seguir poderão ajudar os negócios a conseguirem aumentar o nível de produtividade de seus colaboradores de modo a produzir mais, gastando menos tempo e recursos para as tarefas.

Dicas para aumentar a produtividade de trabalho

Como foi dito ao longo do texto, o aumento de produtividade permite que as empresas tenham muito mais sucesso nas suas operações.

Isso invariavelmente leva a um aumento de lucro, maior reconhecimento da empresa pela eficiência, a ajuda a se tornar referência de mercado, entre outros benefícios.

Contudo, algumas dicas a seguir podem ajudar muito a realizar o aumento da produtividade de forma eficiente e correta para que os colaboradores se sintam satisfeitos e a empresa possa alavancar ainda mais suas operações.

1. Estabelecer metas claras

Os objetivos da equipe devem estar sempre alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Além disso, é fundamental que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Dessa forma, todos os colaboradores de uma indústria de construção que fornece pedra para construção civil precisam trabalhar em conjunto para alcançar resultados satisfatórios para atingir os objetivos da empresa.

Deve-se deixar o mais claro possível o papel de cada pessoa na busca desses objetivos para que se sintam valorizados e entendam a importância do seu trabalho para o alcance dos resultados do negócio.

2. Investir em bons treinamentos

As melhorias de produtividade também estão relacionadas ao treinamento da equipe. Portanto, é indicado alocar um orçamento para treinamento, seja ele feito internamente ou externamente.

A princípio, o treinamento de colaboradores pode ser visto como uma despesa e não como um investimento, porém, é necessário ver esse conceito com outros olhos.

Nenhum colaborador pode ser produtivo se não estiver preparado para desempenhar suas funções ou trabalhar em um projeto específico. Investir em treinamento hoje significa não ter que gastar dinheiro corrigindo erros amanhã.

3. Melhorar a comunicação interna

Uma das grandes barreiras para a produtividade está ligada à falta de comunicação entre setores e equipes que trabalham em conjunto em uma mesma tarefa. Isso é ainda mais agravado quando se trata de líderes e gestores.

Uma comunicação falha impacta diretamente na produtividade de um ou mais colaboradores, além de criar uma insatisfação. Por isso é crucial investir em melhorar as formas de comunicação dentro da empresa.

Dessa forma, um método eficiente de melhorar a comunicação geral é fazer como uma academia que também fornece aula de tênis infantil.

Para ajudar a aumentar o desempenho de seus colaboradores, foi estabelecido um dia e horário na semana para acompanhamento da produtividade dos funcionários para ajudar a melhorar na execução de suas tarefas.

4. Fazer a automatização de algumas tarefas

Erros e retrabalho são bastante reduzidos quando as tarefas são automatizadas. Supondo que uma única pessoa controla o fluxo de caixa em uma planilha e sua demonstração de resultados em outra. Isso não é nada eficiente.

Por isso, empresas como as que atuam no setor de produção de armário de medicamentos buscam soluções tecnológicas para suprir suas necessidades relacionadas à produção, organização, atendimentos, entre outros pontos.

5. Valorizar os colaboradores

Esse ponto deve ser enfatizado novamente sempre que possível, pois grande parte do sucesso de uma empresa está nas mãos de seus funcionários.

São eles que serão responsáveis por executar os planos estratégicos e tornar real o que for estabelecido para atingir os objetivos propostos.

Dessa forma, buscar métodos, inventivos e formas de valorizá-los é sempre essencial. Isso garante não só a produtividade dos mesmos, mas também uma retenção maior de pessoas bem qualificadas.

6. Fortalecer a cultura interna

A cultura organizacional da empresa também está diretamente ligada à produtividade dos colaboradores, pois o clima interno da organização diz respeito à forma como a corporação lida com a comunicação e outros aspectos.

Com isso, investir em métodos para elevar a moral do time e promover uma cultura de empatia dentro da empresa é crucial para aumentar o nível de desempenho dos colaboradores e garantir mais sucesso.

Considerações finais

A produtividade e desempenho dentro das empresas estão diretamente ligadas ao sucesso do negócio em seu mercado de atuação. Portanto, buscar formas de melhorar os processos é imprescindível para alavancar os resultados.

Com as dicas deste artigo, será possível que os empreendedores, gestores ou líderes e até profissionais autônomos encontrem métodos úteis para atingir seus objetivos muito mais rápido com base no aumento de eficiência que esses métodos propõem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade