Combater pulgas nos cães e gatos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em outubro 24, 2022

Confira algumas dicas e produtos para livrar seu animalzinho das temidas pulgas

Você, dono de pet, já notou certo incômodo e coceiras no seu animalzinho? Pois é, podem ser pulgas ou carrapatos! Eles são bichinhos, mais precisamente parasitas, que percorrem o corpo do seu cãozinho e gatinho causando muito incômodo. 

Essa contaminação é comum, mas tome cuidado, pois pode transmitir algumas doenças e prejudicar bastante o animal de estimação, principalmente em grandes infestações!  

Por isso, separamos algumas dicas de antipulgas para eliminar esses parasitas  e te ajudar a cuidar muito bem do seu pet!

Como eliminar os parasitas?

Ninguém gosta de ver o pet sofrendo, não é mesmo? Mas calma, hoje em dia existem diversas formas de se livrar das pulgas e dos carrapatos. 

Confira algumas dessas estratégias para eliminar as pulgas do seu bichinho.

Coleiras antipulgas: esse tipo de antipulgas são coleiras feitas de silicone, que contêm substâncias que se espalham por todo o organismo do animal através da oleosidade da pele. 

Essas substâncias têm a capacidade de matar e de repelir os temidos parasitas que incomodam os pets. São bastante práticos de serem utilizados, pois é só colocar no pescoço do animal.

Sprays: os sprays antipulgas são outra forma de matar as pulgas e os carrapatos. Sua utilização é muito fácil. Basta aplicar, pois a atuação é diretamente na pele do bichinho. 

Para ser utilizado, os pelos devem estar bem secos e sem umidade. Em seguida, é só fazer a aplicação no sentido contrário do crescimento. 

Medicamentos orais: os comprimidos orais são bastante indicados, principalmente em grandes infestações de pulgas. Eles são extremamente eficazes para o combate à infestação dessas pragas, pois conseguem eliminar os insetos indesejados.

Com isso, a sua única dificuldade é conseguir fazer o pet ingerir o comprimido, mas existem algumas técnicas para isso, como colocar na comida, por exemplo.

Xampus antipulgas: os xampus antipulgas são uma maneira bastante eficiente. No entanto, como eles contêm produtos químicos contra pulgas e carrapatos, precisam ser utilizados com atenção.

Isso acontece porque eles podem causar certas complicações no organismo caso seja ingerido pelo animal. Por isso, é necessário ter diversos cuidados na hora de aplicar. 

Diminua a área de circulação do pet: se o bichinho já estiver contaminado, é importante deixá-lo em apenas um ambiente da casa. Para isso, separe uma área para que ele possa circular com tranquilidade.

Esse cuidado vai evitar que a infestação da casa não piore e que outros possíveis animais não se contaminem até que todo o tratamento esteja feito e ele esteja livre desses parasitas.

Limpe a casa com frequência: Não é só com remédios ou xampus que você pode combater as pulgas no seu animal de estimação. O melhor remédio sempre é a prevenção. 

Esses parasitas costumam se esconder por toda a casa, por conta disso, é de extrema importância manter a limpeza da casa em dia para evitar novas infestações. 

Use pesticida pela casa: Muitos dos parasitas podem estar na casa e não no pelo do animal em si. Assim, aplicar pesticida pela casa pode evitar novas infestações e auxiliar no tratamento do seu pet. 

Mas lembre-se: é importante que seu animal não esteja em casa durante a aplicação e é importante que ele só chegue quando o chão já estiver seco. 

E tirar manualmente, pode? 

Apesar de parecer uma maneira mais prática e até mesmo indolor, essa forma de eliminar os parasitas não é tão interessante. Muitos especialistas não recomendam que se tirem as pulgas manualmente.

Isso acontece porque podemos acabar ferindo o animalzinho com nossas unhas ou até mesmo beliscar de forma dolorosa a pele deles. Além disso, você pode acabar contaminando o restante da casa com essa maneira de eliminar os parasitas.

Por isso, o melhor a se fazer é seguir algumas das alternativas que citamos anteriormente para preservar a saúde do seu bichinho e a sua também.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade