Clipping: Saiba o que é e como aplicar na sua empresa 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

Embora muitas empresas não conheçam o processo de clipping, ele pode ser fundamental para uma boa estratégia de marketing, sobretudo para quem deseja um destaque maior no mercado de coleta de solo para análise química usando mecanismos tanto digitais quanto tradicionais.

Quando você cria uma empresa, invariavelmente as pessoas começarão a falar sobre ela. Isso se reflete tanto em canais pessoais, como redes sociais e bate papos ao vivo, quanto em canais profissionais, como jornais, sites e blogs.

O clipping nada mais é do que a avaliação, monitoramento e registro dessas menções de sua empresa feita pelos variados canais de comunicação com o qual você conseguiu algum tipo de contato, ou que demonstraram interesse em seus recursos.

O termo vem do inglês e significa “recorte”. Esse termo vem da época em que, para fazer um bom clipping, as empresas compravam os jornais e revistas nos quais eram citados e recortavam a matéria, fazendo um arquivo com essas interações na busca por chapa grossa preço.

Hoje, os canais de comunicação ampliaram consideravelmente, principalmente com o advento da internet. O processo de transformação digital alterou completamente a maneira com a qual as pessoas lidam com o diálogo, sendo possível encontrar clippings em:

  • Produções audiovisuais;
  • Podcasts;
  • Blogs e sites;
  • Redes sociais.

Todos estes canais permitem que você amplie ainda mais seu clipping, oferecendo uma forma rápida e prática de qualquer consumidor ter acesso a esse tipo de material. Ao deixar seu clipping público, os visitantes de seu site podem verificar o quanto sua empresa é citada.

Embora os canais de comunicação tenham crescido consideravelmente, isso não significa que a maneira de armazenar seu clipping se tornou mais complexa. Pelo contrário, com as ferramentas digitais, conseguir esse tipo de avaliação é muito mais fácil.

Existem até mesmo ferramentas próprias que vasculham a web para encontrar palavras-chave relevantes para sua empresa de controlador de acesso para condomínio e suas citações, adaptando-as para o formato de clipping e automaticamente as inserindo em seu arquivo.

Esse tipo de ação é muito importante para você garantir bons resultados, uma vez que o clipping é uma maneira de otimizar a relevância de sua marca no mercado. Quanto mais canais você aparecer, mais exposição a empresa terá.

Como fazer seu clipping

Agora que você entende um pouco melhor o conceito de clipping e suas possibilidades, é importante ter em mente que existem vários pontos que devem ser avaliados para você conseguir realizar o processo com mais qualidade.

Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única e nem sempre duas companhias terão o mesmo resultado com o clipping, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Por conta disso, é importante que você adapte esse formato à sua realidade, trabalhando para construir um clipping efetivo e com resultados satisfatórios para a empresa de serviço de corte a laser em acrílico, tanto em questão de ferramentas quanto treinamento para seus colaboradores.

Muitas empresas deixam um ou mais profissionais específicos para esse tipo de análise, mas em companhias de menor porte nem sempre é uma possibilidade destacar uma pessoa para essa única função.

Por isso é importante saber como aplicar o clipping para você conseguir extrair os melhores resultados desse tipo de interação.

Definição de objetivos

O primeiro passo para você fazer um clipping de qualidade é entender por que está fazendo-o em primeiro lugar. Isso porque nem todas as empresas querem compartilhar com o público geral suas referências.

Para algumas pessoas, esse tipo de arquivo funciona como uma maneira de entender o posicionamento da marca frente ao mercado, ou mesmo para acompanhar materiais e preparar respostas.

Outras empresas utilizam o clipping para manter um controle de qualidade rígido e lidar com o gerenciamento de crises caso algum elemento saia do controle e ameace prejudicar a imagem da empresa de conexões para mangueiras hidráulicas como um todo.

Mais do que isso, o clipping não precisa se restringir a um objetivo. Uma empresa pode lidar com todos os elementos que acha necessário dentro dessa técnica, catalogando suas aparições na mídia para avaliação e controle.

A definição do objetivo dá um tom para o clipping, uma razão para que os profissionais continuem buscando materiais que saíram em canais de comunicação e juntando-os, seja para referência interna da empresa ou para o público.

Com objetivos estruturados, você pode até mesmo criar categorias para seu clipping, identificando o que deve ser usado como ferramenta interna para melhorar seus processos e o que deve ser divulgado como uma boa estrutura.

Ferramentas de clipping

Depois de identificar os objetivos para fazer esse arquivo, você deve pensar em quais ferramentas utilizar para conseguir otimizar seus resultados com relação ao clipping, independente da mídia utilizada.

Hoje, mesmo jornais e revistas possuem contrapartes digitais, o que torna muito importante a criação de um clipping de qualidade para sua empresa prestadora de serviços ambientais, que facilite a identificação desse tipo de material, permitindo uma categorização mais profunda nessa busca.

As ferramentas de automação também podem ser muito importantes, uma vez que fazem varreduras nos principais canais de comunicação com o público, tanto de empresas quanto de citações pessoais.

Algumas ferramentas avançadas vão além e facilitam até mesmo encontrar citações em material offline, buscando referências digitais para esse tipo de comunicação. Essa é uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais que estão acostumados a fazer clipping.

Com o advento da internet, surgiram também novas maneiras de citar uma empresa, como é o caso do backlink. Esse tipo de vínculo utiliza palavras-chave para levar o consumidor até um determinado material, colocando um link nessa palavra.

Com as ferramentas mais modernas de clipping, você consegue identificar esses backlinks e inseri-los em seu conteúdo de laudo de engenharia elétrica, otimizando assim essa ferramenta e montando um arquivo muito mais completo de citações na sua empresa.

Métricas de avaliação

O clipping é muito importante para você obter respostas do público, mas ele também é uma maneira de identificar os resultados de seu investimento com comunicação. Por conta disso, fazer avaliações constantes é muito importante para apresentar aos gestores.

Quanto mais resultados você consegue de clipping, principalmente com mídia espontânea (que não gera custo para a empresa), melhor será o trabalho dos profissionais de assessoria de imprensa, justificando esse tipo de investimento para a empresa.

Quando um gestor opta por gastar com comunicação, é esperado que ele consiga identificar o retorno desse tipo de ação. Isso é possível quando você utiliza o clipping corretamente, uma vez que ele identifica a quantidade de aparições na mídia que sua empresa conseguiu.

É preciso tomar cuidado, entretanto, com métricas de vaidade, que não alteram os resultados da empresa e servem apenas para massagear o ego dos profissionais, como número de curtidas e de seguidores em uma rede social.

A autoridade e o teor da notícia, por outro lado, podem oferecer importantes informações sobre como o público está consumindo o material da empresa de suporte técnico em TI e o que pode otimizar ainda mais esse processo.

Avaliação de competidores

Uma boa maneira de identificar se suas ações estão gerando o retorno desejado é através de uma análise do clipping de outras companhias em seu segmento de atuação. Isso garante que você entenderá o quanto elas estão aparecendo e o porquê.

Entender esses recursos e acompanhar a movimentação do mercado é muito importante para que você crie um mecanismo de resposta, otimizando suas ações e conquistando um espaço cada vez maior no mercado.

É preciso tomar alguns cuidados, principalmente com ações que fogem do escopo ético, como prejudicar sua concorrência com inverdades ou plagiar conteúdo que eles estão divulgando.

Esse tipo de ação pode ser muito prejudicial para a empresa, e em algumas situações levar a embates judiciais, que podem trazer tanto problemas financeiros quanto de imagem para sua marca, deixando-a completamente exposta.

Aproveite a avaliação da concorrência para identificar tendências e principalmente para observar falhas e pontos que não foram abordados no conteúdo apresentado. Isso permite que você surja como um solucionador de problemas.

As chances de engajamento estão disponíveis para todos no mercado e aproveitar suas chances antes dos concorrentes é uma excelente maneira de prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.

Considerações finais

O clipping é uma importante ferramenta de comunicação para qualquer empresa que deseja explorar melhor a relação com a imprensa, seja ela tradicional ou digital. Os recursos que podem ser conquistados com o clipping permitem muitas interações para a marca.

Uma companhia que consegue utilizar bem esse recurso acaba ganhando mais autoridade no mercado, tornando-se uma referência dentro de seu segmento de atuação e garantindo muito mais acessos para seus canais oficiais.

Por isso, é importante saber encontrar suas referências em outras mídias e agrupá-las em um arquivo, conseguindo entender melhor a visão que o mercado como um todo tem de sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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