Cinco dicas para ajudar a organizar uma viagem

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em agosto 6, 2021

Vacinação avançando, pandemia próxima de acabar e o brasileiro só pensa em uma coisa: se divertir. Com belas praias e um clima muito quente, o próximo verão promete ser muito movimentado em terras “Brasilis”. Por essa razão trouxemos dicas para ajudar a organizar uma viagem.

Uma viagem não organizada pode gerar uma série de desconfortos que vão desde a má alimentação até o incomodo para dormir. Por isso é importante planejar o passeio, afinal o intuito principal dele é descansar e ser feliz.

Listas

Organizar uma viagem por listas pode contribuir num passeio satisfatório, são poucas as pessoas que conseguem se lembrar de todos os itens e resoluções necessários para uma viagem.  O recomendado é criar três listas.

Pré-Viagem

Lista com o que deve ser realizado antes de viajar. Nesta lista devem estar os passos do planejamento da viagem como:

–  lista de opções de hotel ou pousada;
– orçamentos;
– opções de data para partida e retorno;
– quem vai participar;
– melhor alimentação;
– o que precisa ser adquirido antes da viagem (roupas de banho, acessórios para viagem);
 opções de transporte e
–  o que encontrar de necessidade neste sentido pré-viagem

Viagem

Ao longo do tempo a mala de viagem ganhou outro significado além de carregar itens de necessidade, agora a palavra é usada para definir alguma coisa ou pessoa chata, “difícil de carregar”.

Cada participante da viagem deve escrever uma lista com os objetos necessários para a viagem, desta maneira a mala poderá ficar menos pesada. Se perguntar se este ou aquele item será realmente útil vai ajudar a eliminar uma grande bagagem com bugigangas que no final das contas realmente não seriam necessárias carregar.

Nos dias que antecedem a viagem a “turma” pode aproveitar o clima já aventureiro para criar uma lista com o cronograma da viagem. Esta lista deve possuir os pontos turísticos a serem visitados na cidade de destino, se desejam aproveitar a viagem para conhecer alguma cidade vizinha, os horários de funcionamento dos museus,  parques, ou qualquer outro lugar aberto para visitação.
É absolutamente normal sair da rotina durante uma viagem, ainda assim vale a pena criar uma lista com os horários para alimentação e sono, para que os dias fora de casa não “desandem” tanto.
Pesquisar bares, restaurantes e lugares reservados para crianças também é importante.
Listar os documentos necessários também é importante.

Pós-Viagem

Fazer um balanço geral de como foi a viagem é bom para não cometer os mesmos erros no próximo “embarque”.

Que tal aproveitar as belas fotos para produzir um mural com as melhores lembranças dos momentos recreativos?

Comunicação

Uma boa comunicação com o serviço de hotelaria, restaurantes e transportes da cidade de destino pode deixar bem definido o que esperar da viagem. Por exemplo, quando se tira todas as dúvidas sobre a pousada ou hotel em que se vai hospedar, evitam-se os transtornos, pois todos os serviços foram pré-definidos entre o contratante e o contratado.

A dica aqui é se certificar de todos os serviços oferecidos na cidade, inclusive traslados internos, irão suprir todas as necessidades e expectativas da viagem, que pode ser feita sozinho, em casal, família e grupo.

– Ligar para o local onde vai hospedar e checar se o café da manhã, higiene e outros serviços que se espera serão cumpridos;
– Fazer uma pesquisa sobre a culinária local e se não gostar, verificar restaurantes onde possa encontrar pratos convencionais e
– Avaliar como é o transporte local.

Vai de carro?

Viajar de carro tem seus pontos positivos, além da liberdade em poder ir e vir para onde quiser, é possível fazer uma boa economia em caso de viagem em família.
Para viajar de carro e não sofrer interrupções ou até mesmo acidentes no meio da estrada é preciso que o veículo passe por uma revisão. Os documentos também precisam estar em dia.

Mantenha a calma

A ansiedade em ver tudo dando certo seja para si mesmo ou para as outras pessoas que farão parte da viagem pode ser grande. Por isso é preciso calma e paciência consigo mesmo.

É interessante ter tempo de sobra para organizar tudo. Se a viagem for durante as férias, por exemplo, é bom começar a fazer os orçamentos em pelo menos seis meses antes da data do embarque, pois se houver algum embargo, dará tempo de resolver.

Dicas de destino de viagem

O Brasil e sua diversidade cultural e natural têm o seu lugar de destaque  no turismo mundial. Entretanto, com o advento da pandemia e o atraso na vacinação dos brasileiros em relação a outros países, o país deixou de ser um dos destinos mais cobiçados do mundo. Por isso, as cidades turísticas brasileiras devem esperar receber turistas brasileiros na próxima temporada de férias.

Algumas cidades já estão acostumadas com a alta temporada que acontece durante o verão. Entretanto, outras, que recebem turistas mais durante o outono e inverno podem ser surpreendidas.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade que fica a cerca de duas horas de Belo Horizonte, ela é bastante conhecida por ser uma cidade do século XVIII e preservar a arquitetura de igrejas e casarões que foram construídos a muito tempo atrás.

As pousadas em Ouro Preto seguem o estilo da cidade barroca, muitas delas, inclusive, são tombadas junto com o conjunto arquitetônico central.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é considerada o cartão postal do Brasil no exterior. A primeira imagem que os gringos enxergam quando se fala em Brasil é a do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, dois lindos lugares que ficam no sudeste do país.
A Rio de Janeiro se destaca também pelas belas praias que a cerca, “Do leme ao Pontal”, como cantou Tim Maia, pode-se avistar as belas praias do bairro Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Salvador

Se ver Salvador pelas fotos e vídeos já é bom, imagina pessoalmente?
A capital da Bahia é bastante procurada durante o verão principalmente pelas quantidade de eventos promovidos nesta temporada. A cidade também possui um valor relevante para o sincretismo religioso e a fé.

Conclusão

Coordenar uma viagem não é uma tarefa muito fácil, entretanto seguindo os passos acima ela pode se tornar até divertida. Vai viajar? Mão na massa, comece desde já a preparar as listas e boa viagem!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade