Chatbot: Como usar para melhorar sua estratégia de marketing e atendimento ao cliente

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em março 31, 2023

O chatbot é a nova sensação do momento para as companhias. Isso porque, através desse tipo de tecnologia, é possível implementar uma série de atendimentos ao cliente de maneira automatizada, fazendo com que os atendimentos sejam mais rápidos para os seus clientes e otimizando tempo e trabalho a ser feito para a companhia. 

Em geral, esses robôs são programados com base em inteligência artificial, e podem ser programados para direcionar seu cliente, captar as primeiras informações, como se fosse uma urna telefônica, só que em formato de chat. Dessa forma, é possível oferecer atendimento através de aplicativos populares, como é o caso do WhatsApp. 

Portanto, se você gostou da ideia e quer saber ainda mais a respeito dos chatbots, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia, mesmo tendo formação apenas em um curso de gestão financeira ead, por exemplo, conferindo dicas de como usar essa novidade e seus principais benefícios. 

O que é um chatbot?

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, o chatbot nada mais é do que um tipo de robô que é programado para conversar com algum usuário de maneira automática. Dessa forma, esses robôs são formados por softwares que, geralmente por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning, simulam conversas entre seres humanos imitando sua linguagem.

Ou seja, devido a esse processamento de linguagem comum, o seu cliente pode até não perceber que está falando com um robô, caso essa informação não seja exposta por sua companhia. Em geral, esses chatbots também são capazes de aprender, já que, quanto mais a pessoa interage com o chatbot, mais ele aprende sobre o usuário.

Portanto, através do uso dessa tecnologia é possível oferecer um atendimento mais completo e diferenciado para o seu público, sem necessariamente precisar contratar novos funcionários, por exemplo. 

Além disso, essa ferramenta de automatização permite que a empresa não precise mais dedicar tempo e mão de obra para atender demandas menos complexas e muito repetitivas, o que favorece até mesmo o ambiente de trabalho do funcionários humanos, melhorando o convívio na companhia, assim como é possível aprender no curso gestão de pessoas ead.

Por último, mas não menos importante, é também através do chatbot que a companhia consegue oferecer atendimento por vias mais modernas, como é o caso do WhatsApp e Chats de atendimento, o que valoriza a sua comunicação institucional, atingindo uma outra parcela do público, do qual prefere conversas instantâneas e não gosta de fazer ligação. 

Como o aplicamos em uma estratégia de marketing?

Mesmo sem a devida formação em um curso de oratória, é possível entender como o chatbot é revolucionário é importante para o crescimento das companhias. Sendo assim, ele já passou a ser usado para integrar uma série de estratégias de marketing.

Dessa forma, boa parte dessas estratégias inclui a otimização da conversa com o usuário. Isso porque, o principal objetivo dessa ferramenta digital é conseguir converter oportunidades durante um plantão de atendimento, que por sua vez pode durar 24 horas e assim aprimorar a experiência de seus clientes como um todo. 

Uma vez entendendo esse cenário, confira a seguir alguns pontos que podem ser realizados através do uso do chatbot.

  • Identifique as oportunidades;
  • Dispare pesquisas para o seu público;
  • Qualifique os leads;
  • Aumente o engajamento dos usuários;
  • Melhore a experiência do usuário.

O chatbot também conseguirá armazenar dados relevantes de forma inteligente, o que é um grande benefício para as companhias que usam seus serviços.

Quais os tipos?

Assim como existem diferentes tipos de curso oratória online, existem também diferentes tipos de chatbot. Portanto, conheça a seguir esses dois tipos, entendendo suas principais características e diferenças, para que consiga usar a melhor opção para sua companhia:

  1. Chatbot informativo 

Esse tipo de chatbot fornece ao consumidor informações, ou seja, em um exemplo, no meio de uma compra surge alguma dificuldade para a finalização da compra, os bots podem auxiliar para agilizar o processo de finalização da compra.

  1. Chatbot utilitário

Esse tipo de chatbot, por sua vez, vai ser eficiente em concluir tarefas e responder perguntas. Essa tecnologia é fundamental na solução de problemas com eficiência, auxiliando na avaliação do UX (User Experience).

Quais algumas das funções do chatbot?

Além de buscar por oratória curso, é preciso também entender e pesquisar sobre as principais funções dos chatbots para conseguir utilizá-los da maneira mais vantajosa. 

Algumas das principais funções de chatbot incluem: 

  • Chatbot com inteligência artificial;
  • Melhorar o marketing de conteúdo;
  • Capturar leads;
  • Substituir formulários;
  • Distribuição de conteúdos.

O chatbot também traz a qualificação de leads, o que auxilia no aumento dos lucros gerais da empresa, além de ampliar a carteira de possíveis clientes a serem fidelizados.
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