5 dicas para escolher o melhor cartão de crédito 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Os cartões de crédito são uma importante facilidade para a maioria das pessoas. Entretanto, é preciso saber como escolher a melhor opção para evitar problemas no futuro, principalmente quando estiver no processo de abertura de empresa mei.

O brasileiro está aos poucos começando a buscar uma independência financeira consciente. A falta de estrutura para lidar com esse tipo de situação em base é muito relevante até hoje, é responsável pelo alto índice de endividamento no país.

Não haver nenhum tipo de programa de educação financeira em escolas e cursos didáticos acaba prejudicando muitos jovens, que entram na vida adulta sem entender suas responsabilidades junto ao dinheiro, e acabam gerando uma série de problemas.

Entretanto, a vontade de ter uma vida mais estável e conseguir controlar seus ganhos tem feito uma série de pessoas buscarem essas informações externamente.

Com o advento da internet, especialistas também puderam começar a divulgar conteúdo que ajuda pessoas diariamente a entender seus limites e suas possibilidades dentro das finanças.

Uma das melhores maneiras de aprender esse tipo de ação é com os cartões de crédito, uma ferramenta essencial para uma consultoria de exportação.

Até pouco tempo atrás, existiam apenas algumas poucas opções de cartão de crédito, normalmente vinculados a instituições financeiras e com diversas restrições para sua aquisição e uso, o que tornava essa uma ferramenta apenas para pessoas com alto poder aquisitivo.

Através do processo conhecido como transformação digital, uma série de novas empresas começaram a surgir, a maioria delas sem uma sede física composta por um grupo de profissionais mais jovens e inovadores, as fintechs.

Uma estrutura que advém das startups, mas com um foco em particular no mercado financeiro, as fintechs tiveram um importante papel na popularização de cartões de crédito, apresentando possibilidades diferenciadas para todas as pessoas.

Estas possibilidades ainda demandam muita atenção e cuidado, sobretudo para pessoas que não tem o costume de utilizar cartões de crédito, seja para comprar em uma empresa de tradução de documentos ou em qualquer outra.

Entender as bases de uso desse tipo de ferramenta pode ajudar a manter sua vida financeira em ordem. Cada nova empresa surge como uma possibilidade para você escolher um cartão adequado, e por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher.

Muitas pessoas acabam tendo mais de um cartão por conta de benefícios e facilidades, mas isso demanda um cuidado especial, principalmente para você não extrapolar em crédito seu orçamento para quitar o valor do cartão todos os meses.

Escolhendo o melhor cartão de crédito

Depois de identificar as possibilidades de conseguir um cartão de crédito, é importante que você aproveite todas as vantagens que ele pode oferecer quando estiver procurando um elemento filtrante, por exemplo, ou qualquer outro item.

Pensando nisso, identificar alguns pontos fundamentais pode ser o caminho para fechar sua decisão.

Vale lembrar que cada pessoa tem sua própria necessidade, e isso em muitos casos altera os fatores de escolha de um cartão de crédito, ainda que as pessoas estejam aplicando os mesmos critérios de decisão.

Por isso, é muito importante adaptar estes elementos à sua realidade e entender quais são as maneiras mais efetivas de escolher e utilizar seu cartão, aproveitando vantagens e benefícios com mais qualidade a longo prazo.

1.    Identificar suas necessidades

O primeiro passo para você optar por um cartão de crédito é entender porque você precisa de um deles. Existem muitos motivos que fazem as pessoas procurarem esse formato de crédito, como viagens frequentes, avaliação patrimonial e compras em parcelas.

Entretanto, nem sempre o cartão de crédito é a melhor opção para você, e isso deve ser colocado em pauta quando estiver escolhendo um modelo. Por ser uma escolha muito pessoal, é preciso que você faça-a sozinho.

Muitas pessoas próximas, como amigos e familiares, podem oferecer opções e dar opiniões com boas intenções, mas eles não vivem a mesma vida que você e podem acabar convencendo-o a escolher um modelo que não atende a suas necessidades.

Existem muitas variedades de cartões que você pode escolher, como:

  • Serviços nacionais ou internacionais;
  • Limites;
  • Bandeira do cartão;
  • Data de pagamento da fatura.

Todos estes elementos ajudam a entender melhor o que pode ser realizado com o seu cartão, e por isso devem entrar em questão quando você estiver escolhendo a melhor opção para você.

Essas análises são muito importantes e você deve pensar em formas de trabalhar com seu estilo de vida de maneira muito mais efetiva para otimizar seus resultados, sendo possível contratar um laudo ambiental de qualidade, bem como diversos outros serviços.

2.    Taxas e Anuidade

Uma outra questão muito relevante para a escolha de cartões de crédito tem relação direta com os custos que ele possui. Esse tipo de interação é muito importante para você não acabar com uma dívida maior do que sua capacidade de pagamento.

Cada bandeira de cartão tem suas próprias taxas, mas o ideal é procurar aquelas com o juros mais baixo para conseguir uma boa estrutura de pagamento. Ainda assim, sempre que possível, evite não pagar o máximo do cartão.

Quando você não tem condições de quitar o valor, as empresas responsáveis oferecem uma proposta de pagamento mínimo, que normalmente possui uma alta taxa de juros para você parcelar o pagamento de seu cartão.

Esse tipo de escolha pode se tornar uma bola de neve, e acabar com uma série de problemas para o futuro. Por isso, quanto menos você puder fazer com a taxa de juros, melhor.

Outra questão importante para sua decisão é o valor de anuidade cobrado pela empresa responsável pelo cartão de crédito. Algumas empresas oferecem gratuidade neste elemento, o que é sempre uma vantagem a se levar em conta.

Entretanto, algumas empresas oferecem outros benefícios que justificam a cobrança de uma anuidade.

O fato é que você deve sempre procurar a maneira mais simples de lidar com esse tipo de questão, podendo até mesmo consultar um advogado direito do consumidor, se achar que é necessário.

Cartões com anuidade também podem ser negociados, principalmente se você é um cliente antigo ou possui outros produtos da instituição financeira que está cedendo o cartão. Basta entrar em contato com o atendimento e verificar suas possibilidades.

A taxa de anuidade do cartão de crédito não é uma tarifa obrigatória por lei, e por isso é importante procurar a menor quantia para pagar sempre que possível, ou tentar a gratuidade junto à instituição responsável por ceder o crédito.

3.    Limite de valor

O limite de compras é o quanto você pode usar do cartão de crédito. Este é um fator muito importante para você considerar, uma vez que ele dita diretamente o quanto você pode comprar com ele.

Normalmente, o limite é baseado em seu poder aquisitivo. Por isso, durante o período de análise, é importante que você ofereça o máximo possível de informações, como holerites ou outras representações de salário de sua empresa de segurança do trabalho.

Dessa maneira, você consegue um cartão com um limite bom o suficiente para suas necessidades. Conforme utiliza o cartão, a tendência é um limite maior ser disponibilizado pela própria instituição, entendendo sua capacidade de pagamento.

4.    Atendimento e relacionamento

O atendimento da instituição financeira é um dos elementos mais importantes para a escolha de seu cartão. É muito comum que você o utilize em outros países ou em situações diferentes, e em caso de problemas, poder contar com o atendimento da empresa é muito importante.

Criar um relacionamento saudável com o banco ajuda você a conseguir mais segurança na utilização do cartão, entendendo que você tem a segurança de uma resposta rápida no caso de qualquer contratempo.

Essa comunicação é essencial para você utilizar com qualidade e sabedoria seu cartão.

5.    Benefícios e vantagens

Por fim, mas não menos importante, existem diversos benefícios na utilização de cartões de crédito. Estes benefícios devem se encaixar na sua rotina para que você possa aproveitar ao máximo as vantagens.

A maioria das empresas de cartão de crédito oferecem um programa de pontos, no qual você pode trocar os pontos ganhos pela utilização do cartão por algum tipo de vantagem. Embora o mais comum seja o programa de milhas, ele não é o único.

Muitas empresas oferecem produtos e serviços em troca dos pontos do cartão, tornando sua utilização ainda mais vantajosa para o usuário.

Considerações finais

Escolher um cartão de crédito pode parecer um processo complexo à primeira vista, mas uma análise profunda pode gerar um excelente resultado para você. Quanto mais benefícios o cartão puder oferecer melhor.

Assim, você poderá aproveitar com mais qualidade suas possibilidades, e usar o cartão para receber todos os benefícios que ele pode oferecer. Algumas pessoas o utilizam até mesmo para pagar contas, centralizando todas as despesas nele.

Independentemente da forma como você utilizar o cartão, fazer uma escolha assertiva é uma etapa fundamental para garantir uma estrutura adequada e otimizar seus resultados com esse benefício.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.