Canais digitais: Veja 5 dicas para melhorar a interação com o seu público

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 10, 2022

Utilizar os canais digitais em sua estratégia de comunicação é fundamental. Hoje em dia, não estar presente nesses canais pode significar que sua marca está muito abaixo do esperado em questão de público e até mesmo de faturamento.

O mundo está em um processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de novos recursos começaram a ser elaborados, usando a tecnologia como base para essas ações.

A popularização de dispositivos, como tablets e smartphones, acabou gerando um impacto direto na maneira como você consegue trabalhar estes elementos, garantindo um resultado muito maior a longo prazo para a sua empresa de montagem de painel elétrico.

Esse tipo de ação acabou criando uma série de novos canais de atendimento, principalmente conforme os usuários começaram a se familiarizar com os canais digitais, perdendo o receio de utilizá-los.

Hoje o cliente é muito mais exigente e pró-ativo, buscando melhorias essenciais para garantir um bom resultado dentro desse tipo de situação.

Quanto mais volume o público de sua empresa de serviços de limpeza em condomínios possui, maior é a atenção que você precisa dar a isso.

O atendimento digital possui uma série de caminhos diferentes que podem alcançar o mesmo objetivo, e por isso os usuários acabam preferindo estes canais hoje. Além disso, é possível realizar a comunicação com a empresa de onde o cliente estiver.

Essa facilidade de acesso é parte de qualquer estratégia de mercado que uma empresa pode possuir. Hoje, a maioria das ações está diretamente ligada com a experiência do usuário.

Por ter se tornado mais exigente, o consumidor precisa de uma atenção especial para o que você está oferecendo. Na maioria dos segmentos, o volume de concorrentes aumenta muito, fazendo com que as empresas tenham buscado formas de se destacar.

Alguns consumidores estão dispostos até mesmo a pagar um valor maior por um item, desde que sejam atendidos com qualidade e a experiência da compra supere suas expectativas.

Isso torna esse tipo de ação muito importante para seus resultados em uma empresa de instalação elétrica predial, por exemplo.

Entender como esse tipo de ação pode melhorar ainda mais suas estratégias é parte importante do trabalho de comunicação da empresa, que trabalha para que ela consiga cada vez mais uma estrutura adequada de contato.

Melhorando sua interação com o público

Agora que você entende um pouco melhor o impacto que esse tipo de ação pode gerar em sua empresa e o quanto você deve saber se comunicar para atrair o público, é hora de entender como otimizar esse tipo de atividade.

Entretanto, tenha em mente que cada companhia tem sua própria maneira de se comunicar, e nem sempre duas empresas conseguem resultados similares com as mesmas ações, uma vez que o atendimento exerce parte importante desse trabalho.

Por isso, adaptar estas dicas à sua realidade é um caminho muito mais seguro a trilhar, garantindo resultados mais satisfatórios e muito mais oportunidades para você explorar dentro desse conceito em seu comércio de luminárias.

Uma mudança no atendimento em geral é que, com a inserção dos canais digitais, o volume de atendimentos da maioria das empresas aumentou consideravelmente. Entretanto, os problemas se tornaram mais simples.

Isso permite uma série de novas possibilidades dentro do atendimento, que podem ser exploradas a longo prazo para otimizar a maneira como você trabalha.

1. Conheça seu consumidor

O primeiro passo para ter um atendimento efetivo e de qualidade é saber para quem esse atendimento será feito. Você deve ampliar o relacionamento com os consumidores para entender melhor suas necessidades e desejos.

O grupo de pessoas com gostos e padrões de consumo em comum, cuja propensão de consumir em sua empresa é maior, chama-se público-alvo, e é para ele que suas ações serão direcionadas.

Entretanto, o público-alvo é um grupo muito genérico de pessoas para você conseguir otimizar essas ações e garantir um retorno adequado dentro de suas atividades como fornecedor telha sanduiche.

Para conseguir uma segmentação melhor, o ideal é usar uma persona, que é uma figura fictícia criada com base em transações que sua empresa já realizou e nas pesquisas para formular o público-alvo.

Além disso, a persona é criada com dados reais e com um perfil psicológico completo, que conta com:

  • Medos;
  • Desejos;
  • Padrões de consumo;
  • Opiniões.

Todos estes elementos ajudam a criar uma figura ainda mais complexa para sua estratégia de atendimento. Com a persona você pode testar estratégias e fazer perguntas para conseguir resultados mais expressivos no atendimento como um todo.

2. Priorização de canais

A internet criou uma infinidade de canais para você utilizar. A verdade é que os usuários estão em todos eles, principalmente porque podem escolher aqueles com os quais se identificam mais para usar.

Ainda que o ideal seja você estar no máximo possível de canais de atendimento, é importante que isso vá além de ter uma conta ou um contato disponível e não acompanhar ativamente a utilização.

Em muitos casos, vale mais a pena escolher alguns canais com os quais você e sua equipe tem mais facilidade e investir neles, criando um atendimento acima da média para os usuários que entrarem em comunicação com sua empresa de levantamento topográfico.

Ter foco em um único canal de comunicação é a estratégia mais efetiva, deixando claro para os consumidores onde eles podem ter a resolução de seus problemas. Nesse caso, os outros canais apenas indicarão para onde ele tem que ir.

Assim você consegue manter sua equipe de atendimento treinada e pronta para resolver qualquer situação, enquanto o público é redirecionado e consegue ter suas questões atendidas.

Dessa forma, o atendimento funciona como um todo, e permite que a empresa consiga se atentar a resolução dos problemas apresentados para que eles não se repitam novamente.

3. Chatbots

Um dos maiores avanços da tecnologia recente envolve a utilização de inteligências artificiais para uma série de interações. Os chatbots são a solução desse segmento para o atendimento.

Um chatbot é uma IA que pode ser programada para responder a uma série de questões dos usuários, eliminando dúvidas simples e reduzindo o tempo de espera de atendimento para sua fábrica de portões.

Uma das principais vantagens do chatbot é que, por ser uma inteligência artificial, o chatbot não precisa de nenhum tipo de pausa, ampliando seu atendimento para 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ainda assim é preciso manter uma equipe de atendimento a postos para quando o chatbot não consegue resolver a situação, mas esse tipo de ferramenta ajuda a diminuir muito o tempo de espera e de atendimento.

Dessa maneira você consegue otimizar uma série de recursos para explorar em sua empresa, garantindo que todos os usuários terão um atendimento imediato, e não ficarão à deriva até serem encontrados pelo atendente.

A resposta, ainda que automática, muitas vezes é satisfatória para o consumidor, que resolve sua questão ou aguarda o atendimento humano, sabendo que ele está em uma fila e ficando muito mais tranquilo para resolver tudo.

4. Fluxo de atendimento

Um item muito importante para os consumidores hoje é a velocidade do atendimento. As pessoas querem que seus problemas sejam resolvidos de forma rápida e objetiva.

Por isso, é interessante tentar diminuir ao máximo a burocracia e a troca de setores durante um atendimento. Para isso, você deve pensar no fluxo que ele passa desde o momento do primeiro contato até a resolução.

Com ferramentas de fluxograma, seus atendentes saberão exatamente como lidar com a situação, ajudando o consumidor a seguir pelo processo até ter sua questão completamente resolvida.

5. Análise de resultados

Para garantir o máximo de eficiência em suas ações com fabricantes de elevadores monta carga, a análise de resultados é fundamental. Ouça o feedback de seus consumidores e entenda o que está atraindo-os e afastando-os de seu atendimento.

Dessa maneira você consegue explorar melhor todas as suas possibilidades e garantir uma estrutura de atendimento adequada para oferecer aos consumidores de sua empresa, garantindo muito mais retorno da parte dos clientes.

Esse tipo de ação ajuda muito a entender o que você precisa melhorar dentro de seu atendimento em canais digitais, e quais rumos tomar para que essas modificações sejam realizadas de forma adequada.

Considerações finais

Os canais digitais são ferramentas muito importantes para você conseguir resultados mais efetivos em suas vendas, e por isso saber como utilizá-los corretamente em seu atendimento é fundamental.

Com esse tipo de ação você consegue transformar sua empresa em uma verdadeira liderança no mercado, destacando-se dentro de seu nicho de atuação como uma empresa preocupada com o que seus consumidores estão procurando.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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