Caixa de gato: 7 dicas para escolher corretamente 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 3, 2022

As caixas de areia para gato vêm em vários tamanhos e formas, de modo que pelo menos uma delas se adequa melhor ao seu pet. Está em busca de uma? Vamos ver um pouco sobre isso aqui nesse artigo, afinal o gatinho merece toda a atenção do mundo.

E claro, além de incrivelmente fofos e lindos, eles são super organizados e instintivamente enterram seus dejetos. Por causa dessa característica natural, ensinar seu companheiro felino a usar a caixa de areia pode ser uma tarefa fácil.

Muitas pessoas simplificam e utilizam um recipiente básico ou mesmo se previnem e se munem de descartáveis cirúrgicos para sair limpando os dejetos do felino pela casa.

Mas é claro que o mais adequado é ter uma caixa de areia, e para escolher uma você ainda pode encontrar desafios para encontrar a caixa perfeita ou mesmo para acostumar seu felino, dependendo da personalidade e das peculiaridades dele.

Mas já adiantando, o principal objetivo de um dono de animal de estimação ao comprar uma caixa de areia para gatos é facilitar o dia a dia dos donos de felinos, e fazer com que esse processo de higiene seja sempre bastante simples e prático para o gatinho também.

É por isso que preparamos este artigo com as 7 principais dicas sobre o assunto para você entender melhor. Confira:

7 dicas para escolher a caixa certa

Veja agora as 7 principais dicas para você ter em mente na hora de escolher a caixa de areia para seu felino. Confira:

  1. Decida seu orçamento

É importante definir previamente seu orçamento para atender às necessidades dele. Ou seja, você precisa garantir o melhor para seu bichano dentro do seu orçamento.

As caixas de areia possuem diferentes preços, dependendo da especificação. As caixas de areia padrão para gatos podem ser mais caras, mas com a diferença de necessidades, como laterais mais altas e caixas de areia totalmente cobertas.

Para evitar que você gaste demais, você deve definir um orçamento antes de comprar uma e antes de se dirigir ao sistema de caixa para mercado. Ou seja, você pode pensar antes de ir comprar, e não precisa passar pelo constrangimento de perguntar no caixa.

Manter o orçamento é muito importante, e existem muitas lojas e mercados que poderão fornecer a caixa certa para seu gato dentro do orçamento, você só precisa pesquisar bem.

  1. Escolha a caixa de areia certa

A escolha da caixa de areia perfeita geralmente depende da personalidade do seu gato. Alguns gatos ficam mais confortáveis ​​se for um pouco maior, pois dá mais espaço para enterrar seus dejetos.

Outros gatos gostam tanto de lugares apertadinhos que você pode comprar uma caixa de areia pequena e ele vai amar. Alguns gatos, no entanto, preferem caixas de areia cobertas, igual as casinhas, pois lhes dá privacidade enquanto fazem suas necessidades.

Mas isso só se descobre testado, e se for possível, o ideal é que você compre 2 opções e analise o comportamento do bichano. Você pode averiguar se no pet shop eles oferecem caixas com rótulos personalizados de acordo com idade, tamanho e peso do felino.

  1. Escolha a quantidade certa de caixas de areia

Se você tiver espaço extra na casa, é melhor fornecer ao seu gato duas caixas de areia, especialmente se ele ainda não se sentir confortável em usar uma. Se você tiver mais de um gato, é recomendável ter pelo menos um para cada gato, além de mais um extra.

Ou seja, quando se trata de onde seu gatinho faz xixi e cocô, é importante que ele tenha mais de uma opção, sendo adequado pelo menos 2 caixas de areia, além de manter elas limpinhas sempre, porque alguns gatos não gostam de usar uma já suja.

É claro que isso depende do espaço disponível para isso também, ou seja, caso seu apartamento ou casa seja grande, não precisa se sacrificar e preencher os espaços fazendo banheiros para seu felino.

A regra geral é ter uma caixa de areia a mais do que o número de gatos que você tem – isso é chamado de “regra n+1”. Por exemplo, para quem tem dois gatos, três caixas de areia é o mínimo que se deve ter, e assim por diante.

Ter poucas caixas de areia é uma causa comum para muitos dos problemas de higiene que resultam em gatos sendo até mesmo abandonados pois os donos não aguentavam a sujeira.

É claro que essa é uma situação extrema e de último caso, pois quem adora animal de estimação de verdade se preocupa desde a alimentação e quantidade de aminoácidos nutrição animal, até com a higienização do bichano.

  1. Escolha uma caixa de areia grande o suficiente

Embora possa parecer óbvio, o tamanho da caixa de areia do seu gato é realmente importante, você deve escolher uma caixa de areia grande o suficiente para que seu gato caiba confortavelmente dentro.

Isso às vezes pode resultar em gastar mais dinheiro na caixa de areia do seu gato, mas definitivamente é um investimento que vale a pena fazer.

Seu gato deve ter espaço suficiente para se movimentar e possivelmente cavar em sua caixa de areia, isso influenciará na saúde do bichano.

Se eles se sentirem confortáveis ​​em seu ambiente, eles não sentirão dificuldade para fazer as necessidades de maneira mais saudável.

  1. Escolha de acordo com hábitos do seu gato

Assim como é importante uma empresa industrial investir em acoplamento elástico flexível adequado e de qualidade para realizar os serviços adequadamente, é importante investir em uma caixa de areia que corresponda aos hábitos do seu gato.

Sem saber desse detalhe, qualquer caixa de areia que você comprar pode ser um desperdício.

Isso porque alguns gatos amam cavar, e não podem viver sem esse hábito, o que significa que eles sempre movem a areia antes ou depois de irem ao banheiro, logo, uma caixa de areia autolimpante não é adequada.

Além disso, significa que você deve escolher uma caixa de areia com lados mais altos para evitar muita sujeira ao redor.

  1. Utilize caixas de areia autolimpantes

Caso seu gato não seja um cavador nato, você pode tentar utilizar a caixa autolimpante. Afinal, é claro que encontrar soluções rápidas e fáceis é tudo que todo mundo sonha.

É importante lembrar que ela tem vantagens e desvantagens. Confira agora suas vantagens:

  • Maior praticidade;
  • Evita odor na casa;
  • Alta durabilidade;
  • Menos sujeira ao redor.

Por outro lado, existem as desvantagens, e a principal delas é que seu felino não poderá cavar, algo que eles amam.

Além disso, podem ser bem mais caras. Existem muitas variações de caixas de areia autolimpantes, e quanto mais atribuições, maior o preço pelo qual são vendidas no varejo.

Mas, em essência, os benefícios de ter uma caixa de areia autolimpante são relevantes para as suas necessidades e de seu gato, até mesmo pode ser importante para regularização ambiental, pois diminui a necessidade de sacos plásticos.

Pode ser um grande investimento ou um completo desperdício de dinheiro, no geral é importante saber o que seu gato precisa e se essas necessidades são atendidas com uma caixa de areia autolimpante.

  1. Mantenha-a limpa

É imprescindível manter sempre a caixa de areia do seu bichano limpa, independentemente do tipo que você escolher. Portanto, retire o cocô pelo menos uma ou duas vezes por dia e limpe-o com água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Também é recomendado o uso de areia sem cheiro para evitar alergias e outros problemas de saúde. O melhor é sempre o mais básico e sem neuras para cuidar bem do seu felino.

Considerações finais

Utilizar caixas de areia é algo que todo gato precisa, e é até mais adequado do que deixar ele livre para fazer onde quiser na casa, isso só irá gerar transtorno.

Lembrando também que, assim como a energia solar fotovoltaica é importante para economizar contas de luz, escolher uma boa caixa de areia é essencial para garantir a economia.

Aproveite o tempo para descobrir o que seu gato precisa para fazê-lo se sentir confortável para ir ao banheiro e certifique-se de encontrar uma caixa adequada para eles.

Com certeza essas dicas que demos por aqui irão te ajudar a comprar a caixa de areia ideal para seu amiguinho felino.

Mas lembre-se sempre de ter paciência, principalmente se você for pai de bichano de primeira viagem e está apenas começando a cuidar de felinos. Eles são incríveis e vale a pena criar essa harmonia para eles.

Caso você ache a caixinha de areia disponível no petshop muito cara, lembre-se que os gatos não se importam com a marca, ou seja, qualquer caixa com areia será o suficiente para eles.

Há pessoas que optam por ir em lojas de construção ou lojas de equipamentos industriais que vendem camisas de silicone para comprar uma caixa grande e usá-la como caixinha de areia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade