Bombeamento de água utilizando energia solar

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2021

Além de ser uma fonte de energia inesgotável e sustentável, a energia solar fotovoltaica traz como diferencial ser uma opção para o bombeamento de água. A rede elétrica necessita de energia para levar a água de poços, represas, reservatórios, lagos e rios até as pessoas que necessitam do seu uso.

Dados recentes analisam que 34 milhões de pessoas não dispõem do consumo de água potável. E quase 600 mil residências continuam sem acesso à energia elétrica. O estudo, do Relatório Luz 2019, analisou os objetivos de desenvolvimento sustentável — que inclui, entre outras coisas, a energia solar, uma alternativa bastante importante de geração de energia alternativa.

Bombas solares: como funcionam

As bombas solares foram criadas para ajudar as pessoas que residem em lugares afastados e precisam bombear água, seja para abastecer pequenas comunidades para uso diário, seja para irrigar plantações.

Essas bombas funcionam a partir da energia solar, tendo como vantagens serem mais longevas, discretas e econômicas com relação às bombas convencionais.

A bomba solar é um dispositivo que integra o kit de bombeamento solar. Para que ela funcione, é preciso estar conectada a um sistema fotovoltaico de energia solar. O sistema é composto por painéis responsáveis pela captação de radiação solar e por transformá-los em energia elétrica, que é utilizada pela bomba.

Sua instalação é fácil, sendo preciso apenas eleger um local com boa incidência solar que seja próximo de uma fonte de água doce e limpa.

Bombeamento de água utilizando energia solar
Bombeamento de água utilizando energia solar

Vantagens

Um ponto a ser destacado é que as bombas solares não funcionam à base do diesel. Essa vantagem torna esse produto econômico, uma vez que não é preciso fazer gastos extras com combustíveis. Outras das vantagens em se optar pelas bombas são:

  • Eficiência alta: com o uso de bombas solares, é possível bombear até 8 mil litros de água;
  • Durabilidade: sua vida útil é de 25 a 30 anos. A depender do projeto e instalação, o retorno sobre investimento desse kit é de aproximadamente 5 anos;
  • Baixa manutenção: ele não possui peças extras para serem trocadas, o que torna sua manutenção fácil. É preciso apenas ter cuidado com a limpeza dos painéis solares;
  • Sem ruídos😮 bombeamento de água não utiliza motores a diesel ou gasolina, o que torna o barulho dessas bombas mais discreto;
  • Não é preciso estar conectado à rede pública: o sol é responsável por toda a energia para bombear a água, o que faz com que não seja necessário conectar à rede de energia elétrica para seu pleno funcionamento (com exceção dos casos de sistema On-Grid).

A última vantagem elencada reforça a importância do uso de bombeamento de água à base de energia solar para pessoas que morem em regiões afastadas.

Existem diversos tipos de bombas a serem sabidos, tais como a bomba volumétrica, a bomba de deslocamento positivo, bomba de pistão, bomba helicoidal, bomba centrífuga, bomba de diafragma e bomba vibratória.

Seja qual for a sua escolha, o que se pode concluir é que o uso de energia solar é uma das grandes apostas para as empresas, comunidades e gestores públicos que estejam realmente preocupados com objetivos de desenvolvimento sustentável.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade