Barba falhada? Conheça 5 dicas para cuidar e auxiliar no crescimento

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 4, 2022

A barba é uma parte muito importante no rosto dos homens, pois aqueles que sempre gostaram, entendem que ela faz toda a diferença no rosto e na construção da imagem de cada um.

Há quem diga que um homem cuida da sua barba com o mesmo afinco que uma mulher cuida de seu cabelo, pois trata-se de uma das principais partes responsáveis pela garantia da autoestima de milhares de homens.

A barba nada mais é do que os pelos que nascem em torno da boca, nas mandíbulas e em parte da bochecha, em alguns casos descem para o pescoço e preenchem toda a região, o que pode ser amado ou odiado por muitos homens e mulheres.

O fato é que a barba se tornou um forte símbolo de masculinidade, e isso vem de uma ideia retrógrada que provém da história dos homens na sociedade, onde a barba era vista como um sinônimo de força e poder em uma sociedade até então dominada pelos homens.

Entretanto, com o passar do tempo e as mudanças na sociedade, essa ideia começou a ser desconstruída e a barba passou até mesmo a se tornar algo que os homens evitaram por um bom tempo, seja para trabalhar na coleta de resíduos líquidos ou por higiene pessoal.

Acontece que a barba nada mais é do que um conjunto de pelos que aparecem na região que citamos acima, e ela surge na puberdade, ou seja, quando a produção de testosterona começa a aumentar no organismo do homem.

Normalmente ela acontece entre os 11 e 14 anos, quando os primeiros pelos da barba começam a crescer e os meninos começam a brincar uns com os outros, mostrando suas barbas e acompanhando o crescimento e desenvolvimento delas.

Mas como bem sabemos, cada pessoa possui um ritmo e um organismo, por isso alguns meninos podem demorar para ter uma barba completa e alguns podem até mesmo crescer com a barba falhada em algumas partes.

Não é à toa que nos últimos tempos muitos começaram a procurar por soluções que ajudassem no crescimento da barba.

E com a acessibilidade da internet, é possível encontrar soluções boas e rápidas assim como se encontra um ótimo transdutor de pressão em poucos segundos.

Por se tratar de uma parte importante no rosto dos homens e que traz para eles não apenas um símbolo de masculinidade, mas também uma maior sensação de autoestima de relação com sua própria imagem, a barba falhada pode ser um grande problema.

Isso porque a barba falhada tende a deixar o resultado final desigual e espécies de buracos entre os pelos, o que não fica bonito, mas esse é um problema que, com o passar do tempo, conseguiu ser solucionado.

Pensando nisso, hoje iremos apresentar cinco dicas para te ajudar a cuidar da sua barba e dicas que promovem o crescimento dos pelos, ajudando ela a ficar completa e volumosa de forma rápida e saudável.

Cuidados com a barba para ajudar no crescimento

Assim como existem produtos para tratamento de água eficientes para garantir um resultado extraordinário, também existem inúmeros produtos voltados para o tratamento e para o crescimento da barba.

Entretanto, é importante reforçar a necessidade da consulta com um dermatologista para que ele possa recomendar o melhor produto para o seu caso e, mais importante do que isso, avaliar se o seu caso precisa de produtos.

Isso porque, em alguns casos, a barba falhada pode ser o sinal de alguma disfunção hormonal ou até mesmo falta de algum nutriente ou vitamina, e nesses cenários os produtos nem sempre são recomendados.

Pensando nisso, abaixo você irá conferir algumas dicas essenciais para te ajudar a cuidar e tratar da sua barba, seja para mantê-la ou para ajudar no crescimento natural e saudável dela. Confira:

Respeite o tempo de crescimento

No mundo, tudo possui o seu tempo, seja o da produção do melhor aditivo alcalinizante do mercado ou até mesmo do crescimento de uma planta, não seria diferente quando falamos do crescimento da barba.

Isso porque se trata de um processo natural, que difere de pessoa para pessoa, afinal de contas, não possuímos o mesmo ritmo para tudo na vida, então é importante respeitar o seu tempo e entender que aos poucos tudo cresce.

Muitas vezes a ansiedade e a pressa acaba fazendo com que as pessoas tomem atitudes equivocadas. Não permita que isso aconteça com você nesse processo, tenha calma e paciência que tudo dará certo no fim das contas.

Higienize a barba diariamente

A higienização é extremamente importante para a manutenção da barba, mas ela também é um ponto fundamental para ajudar no crescimento, e isso poucas pessoas sabem e pode ser um dos principais motivos pelos quais a sua barba não fica como gostaria.

A limpeza da barba pode ser feita com sabonete neutro ou recomendado pelo seu dermatologista e água corrente, mas lembre-se de usar um medidor de vazão de água para evitar desperdícios. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia.

Esse processo ajuda a deixar os poros limpos e livres de bactérias que podem encravar os pelos ou impedir o crescimento deles. Os poros são os pequenos buracos por onde os fios saem, e se estiverem sujos, o processo será difícil e demorado.

Use produtos específicos

Como mencionamos anteriormente, existem diversos produtos que podem ser usados para manter a barba grande e também para estimular o seu crescimento, eles são fundamentais nesse processo e fazem toda a diferença.

É possível encontrar desde cremes para ser usados no dia a dia, até mesmo sprays e fórmulas manipuladas com concentração de determinadas substâncias que façam com que o crescimento dos fios seja acelerado e saudável.

Em alguns casos, o eliminador de gotas demister pode ser usado pelas produtoras para evitar o desperdício de água na produção dos produtos, garantindo benefícios para você e para a produção deles.

Converse com profissionais

Como também mencionamos anteriormente, não é recomendado fazer o uso de produtos ou dar início a qualquer tipo de tratamento para o crescimento da barba sem a devida orientação de um profissional.

Muitas vezes é normal que se encontre anúncios na internet com produtos que prometem fazer a sua barba crescer em dias, mas não caia em possíveis ciladas que podem levar embora o seu dinheiro, o seu tempo e a sua saúde.

Procure por um dermatologista, realize os exames que ele solicitar e revele seu desejo de deixar a barba completa. Esse profissional é a melhor opção para te ajudar a passar por esse processo da forma mais saudável possível.

Cuide da sua alimentação

Por fim, mas longe de ser menos importante, cuidar da sua alimentação é uma ferramenta poderosa para te trazer ótimos resultados, assim como uma máquina corta tubo é essencial para os resultados de uma indústria.

A alimentação está diretamente ligada ao ótimo crescimento dos seus pelos, por isso manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e nutrientes faz toda a diferença para que seus pelos cresçam mais rápido e mais saudáveis.

Além de cuidar do seu corpo como um todo, ganha de bônus o crescimento saudável dos pelos. Com dicas simples como essas, torna-se ainda mais simples manter a barba do jeito que deseja ou aumentar o volume dela.

Saiba encontrar o seu estilo de barba

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar alguns estilos e modelos de barba que podem te inspirar a achar o que mais combina com o seu rosto, com a sua personalidade e desejo. Alguns dos mais usados atualmente são:

  • Barba balbo;
  • Old Dutch;
  • Cavanhaque;
  • Old english;
  • Barba por fazer;
  • Volume lateral;
  • Bigode.

Assim como existe um medidor 4 gases que foca na medição correta da quantidade de gases em um ambiente, existem medidas nas quais você pode se basear para encontrar o seu modelo ideal.

Para isso, é válido procurar por um barbeiro que possa te indicar o melhor estilo de barba para o seu tipo de rosto e também para o tipo de pelo que você possui na barba, que em alguns casos pode ser diferente do cabelo.

Com tantos tratamentos disponíveis no mercado, hoje é ainda mais simples ter a barba que muitos sempre sonharam, fazendo dela uma peça-chave para o seu visual e trazendo mais confiança e segurança para os homens.

Mas não se esqueça de consultar sempre o dermatologista e manter a assiduidade em suas consultas, principalmente se estiver usando algum produto ou realizando algum tratamento para ajudar no crescimento da barba.

Dessa forma, você garante não apenas uma barba maior, mas também fios saudáveis, que crescem rápido, mas que também crescem com volume, brilho e saúde para durarem muito e trazerem ainda mais confiança para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade