Banho de brilho: Saiba como recuperar o brilho dos seus cabelos

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em junho 2, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O brilho dos cabelos é mais do que uma simples questão estética. Na verdade, ele tem impacto direto na saúde capilar, por isso é importante você tomar cuidados adequados para manter seu cabelo sempre brilhante como o chão após o uso da escova chapéu chinês.

Uma das maneiras mais simples de conseguir esse tipo de resultado é através do banho de brilho, um procedimento estético que é muito simples de fazer e pode até mesmo ser realizado em sua casa com os produtos certos.

O banho de brilho é um processo que mistura a tintura com cremes de tratamento, buscando uma recuperação do brilho depois da química. Ele é ideal para dar vida aos cabelos novamente, tirando a sensação de ressecamento e renovando a cor.

Mesmo em cabelos naturais, a ideia é ressaltar ainda mais a cor do cabelo, reavivando-o e permitindo que ele fique muito mais brilhante, com fios macios e sedosos, permitindo um resultado muito melhor para os cabelos depois de trabalhar com alumina calcinada em pó.

Esse processo é diferente do tingimento, principalmente porque ele não usa amônia na mistura. O objetivo principal é realmente conferir um estado mais saudável para o cabelo e garantir uma estrutura adequada para ele.

Entretanto, a tintura ou tonalizante que você optar por usar acaba impactando diretamente na cor de seus fios, e por isso é importante saber qual tonalidade escolher para evitar manchas no cabelo que podem atrapalhar muito o processo de banho de brilho.

No caso de cabelos tingidos, é importante que você faça qualquer retoque necessário na raiz antes do procedimento, uma vez que a alteração química da tintura pode comprometer o resultado do banho.

Evitar manchas na pele também é muito importante e pode ser realizada com a aplicação de vaselina na linha do cabelo. Dessa maneira você consegue usar os produtos, mas mantém a pele limpa e protegida.

O creme de tratamento que será utilizado pelo banho de brilho pode ser o mesmo que você já utiliza em seu cronograma capilar, mas é fundamental que ele seja branco para não alterar a pigmentação do procedimento com itens comprados em uma comercializadora de insumos químicos.

Por isso, entender esses detalhes é fundamental para que você consiga fazer um banho de brilho com segurança e tranquilidade, garantindo um resultado muito mais saudável para os cabelos da raiz às pontas.

Benefícios do banho de brilho

Agora que você entende um pouco melhor o que é o banho de brilho, é importante ter em mente todas as vantagens que ele oferece com relação aos cuidados com o cabelo para que identifique se é o momento de fazer o procedimento.

Isso porque cada cabelo é único e nem sempre seu couro cabeludo está preparado para receber esse tipo de tratamento, por isso é muito importante que consiga uma avaliação individual que identificará a necessidade do banho de brilho.

Ao adaptar esse tipo de ação para sua realidade, você consegue resultados muito mais expressivos na estrutura de tratamento capilar, garantindo que seus cabelos estarão sempre saudáveis e bem cuidados depois de mexer com calibração de equipamentos.

Quanto mais você se atentar a estes detalhes, mais efetivo será o processo de banho de brilho, permitindo uma recuperação capilar muito importante para você.

Dentre os muitos benefícios que podem ser conquistados com esse tipo de atividade, é importante destacar:

  • Recuperação da saúde dos fios;
  • Prevenção de desbotamento;
  • Hidratação;
  • Maciez nos cabelos.

Estes pontos são muito importantes para qualquer pessoa optar por utilizar o banho de brilho com uma boa frequência, de forma que os cabelos mantenham-se sedosos e com movimento natural e evitando o desgaste dos fios.

Dessa maneira, você consegue uma estrutura de qualidade para os cuidados capilares, entendendo sua necessidade e o que deve ser agilizado para garantir o melhor resultado para os cabelos como um todo.

Como fazer esse procedimento?

Embora muitas pessoas deixem para fazer o banho de brilho no salão por conta da qualidade profissional tanto dos produtos, quanto da pessoa responsável pelo procedimento, o banho de brilho pode ser realizado em casa com alguns produtos simples. 

Esse tipo de ação reduz consideravelmente o custo de produção dessa atividade e garante mais resultado para esse modelo de hidratação, otimizando a maneira como você cuida dos cabelos, assim como uma bomba de palheta otimiza a sucção de líquidos.

Antes de iniciar um banho de brilho, é preciso fazer alguns testes e avaliar a situação do cabelo. Isso porque o brilho é uma película protetora que se instala nos fios, e por isso ele deve estar uniforme.

A mistura de produtos citada anteriormente é muito simples, e normalmente possui um custo mais barato que o procedimento no salão, o que pode ser importante se você estiver tentando reduzir suas despesas, mas não quiser prejudicar o cabelo.

Então basta seguir alguns passos simples para conseguir um resultado efetivo em seu processo de banho de brilho, deixando os cabelos muito mais adequados para o dia a dia trabalhando com brise metalico fixo.

Preparação

O primeiro passo para fazer esse procedimento estético é preparar a mistura. Comece fazendo a tintura, misturando a loção reveladora com a tinta de acordo com as instruções do produto que você escolheu utilizar.

Essa etapa é muito similar ao processo de pintura do cabelo, não há nenhum tipo de mudança que será utilizada, uma vez que as alterações podem gerar um impacto direto no resultado que o procedimento está buscando alcançar.

Depois de deixar a tinta pronta, é hora de fazer a mistura final, juntando a máscara e o ingrediente adicional – seja ele pantenol, queratina líquida ou uma ampola vitamínica – e misturar bem até o material ficar com uma aparência pastosa e homogênea.

Esse é um processo importante para que você consiga trabalhar adequadamente com o banho de brilho, e estes produtos devem ser pensados com cuidado para que o melhor resultado possível seja alcançado em seus cabelos.

Com a mistura feita, é hora de seguir em frente no processo de banho de brilho, otimizando assim seu resultado como em distribuidores de conectores elétricos.

Lavagem

Lavar os cabelos é outra parte fundamental desse processo. Eles devem estar livres de impurezas para que o produto possa agir com mais efetividade, garantindo um resultado mais satisfatório para esse tipo de ação.

É importante tomar cuidado nessa etapa, principalmente com relação a escolha de shampoo que você utilizará. Isso porque alguns shampoos possuem sulfato em sua composição, o que pode agredir o couro cabeludo.

Como você está se preparando para fazer um tratamento químico, é importante que seu processo seja o menos invasivo possível para evitar machucados e alergias causadas pela sensibilidade na região.

O papel do shampoo enquanto higienizador dos fios é muito importante para o banho de brilho dar certo, mas é preciso tomar muito cuidado. Em alguns casos você pode procurar até mesmo produtos adequados para tratamentos.

Dessa forma, você consegue um shampoo muito mais leve e adequado para fazer esse tipo de procedimento corretamente, testado como com uma máquina extrusora de plástico.

Depois da lavagem, basta retirar o excesso de água com a toalha, deixando ainda os fios úmidos e separando o cabelo em partes diferentes.

Aplicação

Passe a mistura em cada mecha desde a raiz até as pontas, por todo o comprimento dos cabelos. Dessa forma você garante que o processo será homogêneo e que todo o cabelo será beneficiado com o banho de brilho.

É preciso deixar a mistura agir, normalmente por 20 minutos, embora o tempo possa variar dependendo do tipo de cabelo e do produto que você estiver usando. Para conseguir fazer isso você pode usar uma touca de plástico que protegerá os cabelos durante o processo.

Finalização

A última etapa do banho de brilho envolve um novo enxágue para que você consiga tirar o produto dos cabelos e passar o condicionador para fechar as cutículas dos fios. É muito importante que você deixe a raiz de fora nesse processo de condicionador.

O condicionador pode deixar sua raiz oleosa e atrapalhar o processo de brilho, por isso é importante que você deixe o produto apenas no comprimento do cabelo, garantindo uma estrutura adequada para que ele possa aproveitar esse procedimento.

Então basta fazer um último enxágue e finalizar como você costuma fazer em lavagens normais.

Considerações finais

Os cuidados com os cabelos são muito importantes e devem ser tratados com cuidado para manter sempre a aparência sedosa e saudável, garantindo que eles estarão de acordo com seu gosto.

Por isso, pensar em procedimentos estéticos para o cabelo demanda atenção e planejamento, principalmente se você está pensando em realizá-los em sua casa sem o auxílio de profissionais de estética que estão acostumados a fazer esse tipo de ação.

Com os cuidados adequados, você pode conseguir resultados muito mais efetivos para seus cabelos, gastando um valor menor e conseguindo mantê-los com uma qualidade acima da média.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.