Banheiro amadeirado: O que é, exemplos e como decorar 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em setembro 1, 2022

O banheiro é uma das partes mais importantes de qualquer casa, é onde temos um momento de relaxamento quando tomamos banho, durante nossa higiene pessoal e é um dos espaços que mais nos preocupamos em deixar sempre limpo e cheiroso. 

Não é à toa que quando uma pessoa está construindo ou reformando sua casa, ou apartamento, o banheiro é um dos lugares que mais recebe atenção e investimento, justamente para que seja um espaço confortável para todos. 

Dentre tantas opções de materiais e acabamentos para esse cômodo, a madeira se tornou uma das principais para quem deseja um ambiente bonito, aconchegante e com uma sensação rústica na decoração. 

Claro que para isso, é preciso de uma avaliação do valor para ter uma ideia de quanto será gasto em todo o espaço, mas você consegue realizar esse processo facilmente com uma equipe de qualidade. 

A madeira é um material muito usado no processo de decoração de muitos cômodos, e nos últimos tempos também começou a ser usada no banheiro, justamente para trazer a sensação de conforto para o ambiente. 

Mas é preciso ter muito cuidado para escolher a melhor opção de maneira para o banheiro, pois se engana quem pensa que se pode usar qualquer tipo de madeira no banheiro, pois se trata de um espaço bem úmido e na maioria das vezes, bem pequeno. 

Entretanto, os banheiros também precisam de mais cuidado na hora de sua construção, e nos últimos tempos saímos do padrão de banheiro com azulejos, que por mais bonitos que sejam, estão saindo de linha e abrindo espaço para outras opções. 

E a madeira se tornou uma delas, e para aplicá-las dentro do seu banheiro é preciso contar tanto com um bom distribuidor de conexões galvanizadas quanto com informações de qualidade para te ajudar a fazer boas escolhas nesse processo. 

Sabemos bem que construir ou reformar um espaço está longe de ser uma tarefa simples, rápida e barata, mas quando se conta com informações de qualidade para te ajudar nesse processo, ele pode ser mais leve do que se imagina. 

Por isso, hoje você conhecerá as melhores opções de madeiras para o banheiro, assim como as cores ideais e que mais combinam com esse espaço, tudo para que você deixe o banheiro da sua casa ou de sua fábrica de cubículo media tensão preço com a sua cara. 

4 tipos de madeira para o seu banheiro 

Existem diversos tipos de bandeiras e de outros materiais que a imitam ou que a possuem em sua composição, por isso, selecionamos algumas das melhores opções para o banheiro e você conhecerá o porquê delas serem as mais recomendadas. Confira:

  1. Madeira 

Por mais óbvio que seja, a madeira é a primeira opção que selecionamos para te provar como ela é poderosa para deixar o seu banheiro mais bonito e confortável, mas claro, é preciso contar com uma boa loja para ter a certeza da qualidade do material. 

Entretanto, engana-se quem pensa que para o banheiro é preciso comprar qualquer tipo de madeira, pelo contrário, é necessário ter as madeiras ideais, pois o banheiro é um espaço que acumula muita umidade e nem todo tipo de madeira serve para esse objetivo. 

Por isso, as melhores opções são a cumaru, ipê, jatobá, sucupira e peroba rosa, pois são madeiras que não apodrecem com facilidade e nem com o acúmulo de umidade, como acontece com outros tipos de madeira. 

  1. MDF 

O MDF já é um material bem famoso no universo de construção e bem conhecido por quem pretende deixar algum ambiente amadeirado, é uma opção mais barata e tão bonita quanto a madeira original. 

Em lojas de construção, assim como encontramos ótimos modelos de bomba de engrenagem, é possível encontrar o MDF em diversas opções de materiais e cores, tornando possível que você escolha a que melhor se encaixa no seu banheiro e no seu bolso. 

Ela também possui sua opção mais resistente a umidade, que é o MDF naval, ideal para o banheiro, que é um espaço que acumula bastante água e que precisa de uma madeira resistente a isso para que dure bastante tempo. 

  1. Porcelanato 

Poucas pessoas sabem disso, mas existe o porcelanato amadeirado, que nada mais é do que o próprio porcelanato, mas com uma imagem de madeira. Para quem vê o espaço, é uma opção fantástica para o banheiro, mas também possui seu lado negativo. 

O porcelanato costuma ser um material bem caro, e o amadeirado possui um acréscimo devido a esse acabamento que é mais bonito, por isso, se você deseja ter ele em seu banheiro, é importante economizar bem. 

Mas assim como um sistema fotovoltaico rural é ideal para o teto de um imóvel que recebe energia solar, o porcelanato é ideal para o banheiro, pois se trata de um material impermeável e fácil de limpar, tornando sua duração maior e sua limpeza bem mais simples. 

  1. Vinílico 

Por fim, mas não menos importante, o vinílico também é uma ótima opção para o banheiro de sua empresa de manutenção industrial, pois se trata de um material bem resistente a umidade e a água, mas se recomenda que ele não seja colocado próximo ao box.

Isso porque o contato direto com a água pode afetar diretamente a sua duração, por isso opte usá-lo em espaço um do banheiro que não tenha contato direto com a água, e é claro, ele também possui sua opção amadeirada para deixar o banheiro ainda mais lindo. 

Essas são as principais opções de madeiras que você pode investir dentro do seu banheiro, para deixá-lo lindo, com um acabamento mais rústico e ainda sim cuidando para que ele dure bastante tempo. 

Saiba onde usar a madeira no banheiro 

O banheiro é um espaço que precisa ser construído com muito cuidado, por isso, é importante contar com uma boa prestação de serviços de instalações elétricas para garantir que o seu chuveiro e outros aparelhos do cômodo estejam bem instalados e seguros. 

Mas quando falamos de decoração, existe uma grande dúvida quando se opta pelo amadeirado, pois muitos não sabem onde o colocar, por isso, selecionamos alguns dos principais lugares onde eles mais combinam. Confira: 

Bancada

A bancada do banheiro é uma das partes mais importantes, todos usamos elas, desde os moradores até os visitantes, seja para escovar os dentes ou lavar as mãos, por isso, é um ótimo lugar para colocar a madeira. 

Seja em torno da pia ou até mesmo em um pequeno gabinete em baixo, a madeira na bancada deixa o espaço bem mais rústico e original, fazendo jus ao restante da decoração da sua casa, caso siga essa mesma premissa. 

Piso 

O piso é essencial para qualquer cômodo da casa, principalmente para o banheiro, que molha todo dia, por isso, além de contar com um bom piso, é importante contar com um bom serviço de instalação de piso laminado ou qualquer outro para que o resultado seja impecável. 

E o piso de madeira é ótimo para isso, pois além de deixar o ambiente com uma sensação mais aconchegante, ele é simples de limpar e refrescante para os dias de quente. Mas é importante se atentar ao piso de madeira na área do banho, não são todos que podem ser usados lá. 

Detalhes 

E o banheiro não é formado apenas pelo piso, pelas paredes, pela bancada ou privada, existem pequenos detalhes que fazem toda a diferença na decoração de um banheiro e que você pode investir sem medo no uso da madeira. 

Por exemplo, as saboneteiras, os ganchos para toalhas, o balde de lixo, o copo para escovas de dente e até mesmo o entorno do espelho, são simples detalhes, mas que fazem toda a diferença na decoração do ambiente. 

Essas são apenas algumas ideias de lugares em que você pode investir na madeira, mas brinque com a sua criatividade e deixe as ideias fluírem para que você obtenha um banheiro do jeito que sempre quis. 

Cores ideias para o banheiro 

Outra dúvida que não deixa ninguém em paz na hora de reformar ou construir o banheiro, são as melhores cores para serem usadas lá, realmente esse é um processo que precisa ser escolhido com muito cuidado. 

Isso porque as cores falam por si, e dependendo de qual você escolher, o seu banheiro terá uma sensação e mensagem diferente para as pessoas que entrarem lá. É preciso muito cuidado nesse processo, assim como para a construção de um circuito impresso alumínio

Na maioria das vezes, as pessoas acabam construindo um banheiro que passe a sensação de conforto, aconchego e receptividade, para que todos se sintam confortáveis lá. Por isso, as melhores opções de cores são: 

  • Verde;
  • Branco;
  • Bege;
  • Preto;
  • Cinza;
  • Azul. 

Essas cores, de preferência em seus tons mais claros e com toques mais escuros em lugares específicos, trazem uma sensação de conforto e aconchego para o ambiente, deixando ele bem mais agradável para todos. 

Dessa maneira, você conseguirá construir um banheiro que seja muito mais do que apenas um cômodo na sua casa, mas um espaço de conforto e aconchego para que você possa relaxar e tuas visitas se sintam bem recepcionadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade