Alimentação proteica: saiba como ter mais energia para treinar

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em julho 4, 2022

Nutriente é essencial na formação de tecidos saudáveis, podendo ser consumido via alimentos naturais

Nunca se falou tanto em alimentação saudável quanto nos dias de hoje. Seja associado a praticar esportes ou a hábitos mais sustentáveis, comer melhor é uma meta de muitas pessoas, principalmente as que buscam melhorias em áreas como performance de treino.

No entanto, para nutricionistas e pessoas que tiveram a oportunidade de receber uma educação alimentar adequada, não é nenhum segredo que os nutrientes certos podem contribuir e muito para um organismo mais equilibrado. No caso das proteínas, é comum que pessoas evitem alimentos como carne para ingerir o nutriente via suplementos. 

Se você busca ter mais energia para treinar e quer priorizar alimentos naturais e mais saudáveis para ingerir a quantidade ideal de proteínas, este artigo é para você. Confira!

Proteína: qual a importância no organismo desse nutriente tão particular 

Existem diversos tipos de proteínas no organismo, cada uma cumprindo seu papel conforme a célula e a função dos tecidos internos e externos. Falando especificamente em treinos físicos, as proteínas são responsáveis pela regeneração e crescimento muscular. Sem elas, o esforço realizado pelo tecido muscular desgasta as fibras, gerando dor, fadiga muscular e redução da massa magra. 

A ingestão da quantidade ideal de proteína para cada modelo de treino garante que as fibras musculares consigam resistir aos estímulos dos exercícios, e durante o repouso, auxiliarem no crescimento da massa magra, com maior resistência. 

Energia para treinar: carboidratos ou proteínas?

Muitas pessoas ainda se confundem ao acreditar que as proteínas são responsáveis por fornecer energia durante o treino, o que está errado. As proteínas fazem parte da estrutura celular, ou seja, sem elas, a vitalidade da pele, músculos e outros tecidos fica prejudicada. Já os carboidratos, esses sim são fontes de energia externa para o corpo, e se consumidos na quantidade indicada para cada objetivo físico, ajudam a manter a forma sem excessos. 

Uma dieta pobre em carboidratos ocasiona na redução da massa muscular, uma vez que o corpo usa energia acumulada nos próprios tecidos para trabalhar. 

Alimentos com proteína para consumir antes, durante e após o treino

A melhor forma de manter uma dieta equilibrada e com ingestão adequada de nutrientes como a proteína, é optar por alimentos naturais que requerem um preparo mais demorado, mas que oferecem os elementos essenciais para cada organismo.

Ovos

Os ovos são alimentos ricos em proteínas e vitaminas, portanto caem bem antes, durante e após o treino. A dica é optar pelo cozimento do alimento, que mantém a baixa quantidade de calorias, e caprichar no tempero para quebrar a mesmice de comer sempre o mesmo alimento.

Amendoim

Lembrados apenas pela sua alta taxa calórica, os amendoins são ótimas fontes de proteínas, e podem sim integrar a rotina de alimentação de quem treina. Uma pequena porção com frutas antes do treino oferece base proteica e energia suficientes para iniciar o dia na academia de forma saudável.

Banana

Embora não seja uma fonte de proteínas para ser consumida de forma única, a banana é a melhor amiga de quem pratica atividades físicas, pois evita as temidas cãibras musculares. Ela pode ser combinada com laticínios como leites e iogurtes em shakes bastante nutritivos, e fica uma delícia com canela, que atua como termogênico no organismo.

Lembrando que estes são apenas alguns alimentos fonte de proteínas para o corpo, e que podem ser inseridos na rotina de alimentação de quem treina, com ou sem uso de suplementos alimentares. Eles não substituem refeições completas, por isso, é sempre indicado consultar profissionais de Nutrição e Educação Física antes de iniciar uma rotina de treino atrelada a uma dieta funcional.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade