Alimentação proteica: saiba como ter mais energia para treinar

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Nutriente é essencial na formação de tecidos saudáveis, podendo ser consumido via alimentos naturais

Nunca se falou tanto em alimentação saudável quanto nos dias de hoje. Seja associado a praticar esportes ou a hábitos mais sustentáveis, comer melhor é uma meta de muitas pessoas, principalmente as que buscam melhorias em áreas como performance de treino.

No entanto, para nutricionistas e pessoas que tiveram a oportunidade de receber uma educação alimentar adequada, não é nenhum segredo que os nutrientes certos podem contribuir e muito para um organismo mais equilibrado. No caso das proteínas, é comum que pessoas evitem alimentos como carne para ingerir o nutriente via suplementos. 

Se você busca ter mais energia para treinar e quer priorizar alimentos naturais e mais saudáveis para ingerir a quantidade ideal de proteínas, este artigo é para você. Confira!

Proteína: qual a importância no organismo desse nutriente tão particular 

Existem diversos tipos de proteínas no organismo, cada uma cumprindo seu papel conforme a célula e a função dos tecidos internos e externos. Falando especificamente em treinos físicos, as proteínas são responsáveis pela regeneração e crescimento muscular. Sem elas, o esforço realizado pelo tecido muscular desgasta as fibras, gerando dor, fadiga muscular e redução da massa magra. 

A ingestão da quantidade ideal de proteína para cada modelo de treino garante que as fibras musculares consigam resistir aos estímulos dos exercícios, e durante o repouso, auxiliarem no crescimento da massa magra, com maior resistência. 

Energia para treinar: carboidratos ou proteínas?

Muitas pessoas ainda se confundem ao acreditar que as proteínas são responsáveis por fornecer energia durante o treino, o que está errado. As proteínas fazem parte da estrutura celular, ou seja, sem elas, a vitalidade da pele, músculos e outros tecidos fica prejudicada. Já os carboidratos, esses sim são fontes de energia externa para o corpo, e se consumidos na quantidade indicada para cada objetivo físico, ajudam a manter a forma sem excessos. 

Uma dieta pobre em carboidratos ocasiona na redução da massa muscular, uma vez que o corpo usa energia acumulada nos próprios tecidos para trabalhar. 

Alimentos com proteína para consumir antes, durante e após o treino

A melhor forma de manter uma dieta equilibrada e com ingestão adequada de nutrientes como a proteína, é optar por alimentos naturais que requerem um preparo mais demorado, mas que oferecem os elementos essenciais para cada organismo.

Ovos

Os ovos são alimentos ricos em proteínas e vitaminas, portanto caem bem antes, durante e após o treino. A dica é optar pelo cozimento do alimento, que mantém a baixa quantidade de calorias, e caprichar no tempero para quebrar a mesmice de comer sempre o mesmo alimento.

Amendoim

Lembrados apenas pela sua alta taxa calórica, os amendoins são ótimas fontes de proteínas, e podem sim integrar a rotina de alimentação de quem treina. Uma pequena porção com frutas antes do treino oferece base proteica e energia suficientes para iniciar o dia na academia de forma saudável.

Banana

Embora não seja uma fonte de proteínas para ser consumida de forma única, a banana é a melhor amiga de quem pratica atividades físicas, pois evita as temidas cãibras musculares. Ela pode ser combinada com laticínios como leites e iogurtes em shakes bastante nutritivos, e fica uma delícia com canela, que atua como termogênico no organismo.

Lembrando que estes são apenas alguns alimentos fonte de proteínas para o corpo, e que podem ser inseridos na rotina de alimentação de quem treina, com ou sem uso de suplementos alimentares. Eles não substituem refeições completas, por isso, é sempre indicado consultar profissionais de Nutrição e Educação Física antes de iniciar uma rotina de treino atrelada a uma dieta funcional.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.