Agricultura Biológica: Veja o que é, características, benefícios e como incentivá-la

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em outubro 20, 2022

A agricultura é um dos setores mais importantes do nosso país e até mesmo do mundo, afinal de contas, é através dela que conseguimos consumir alimentos de qualidade, desde frutas até verduras e legumes.

Cuidar da alimentação nos dias de hoje é muito mais do que apenas seguir uma onda de pessoas que falam sobre como é importante se alimentar bem, mas é uma prova de amor próprio e cuidado para com você mesmo.

Afinal de contas, cuidar bem da sua alimentação é cuidar bem da sua saúde, do seu corpo e da sua mente, garantindo mais disposição e energia para o dia a dia e para os desafios que podem aparecer.

E não há como falar em alimentação saudável sem falar sobre alimentos essenciais para tal mudança, como o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes que são ricos em vitaminas e nutrientes necessários para o corpo.

E também não há como falar sobre esses alimentos sem pensar no papel fundamental da agricultura nesse meio, o que faz com que muitas empresas do ramo contem com um programa de educação ambiental para oferecer sempre o melhor aos seus consumidores.

Em paralelo a isso, também sabemos que infelizmente a agricultura foi um dos setores mais prejudicados nos últimos tempos, pois a chegada de fertilizantes e agrotóxicos trouxeram muitos problemas para o solo, para o meio ambiente e para a saúde.

Por mais que a intenção tenha sido a melhor, como o aumento e a aceleração da produção de alimentos para evitar a fome e a perda de empregos, essas soluções trouxeram muitos prejuízos.

Sendo assim, novos conceitos foram criados para que as pessoas pudessem consumir alimentos mais saudáveis e para que tanto o solo quanto o meio ambiente também se beneficiassem com essa produção.

Além de contar com uma boa empresa de estudo de impacto ambiental para avaliar os resultados da plantação nos solos, muitos agricultores estão optando por formas de plantar mais saudáveis para todos os lados da moeda.

Um deles é justamente a agricultura biológica, tema do conteúdo de hoje e que te ajudará a entender a fundo tudo sobre esse conceito que está mudando por completo o universo da alimentação e do trabalho rural.

O que é a agricultura biológica e para o que serve?

A agricultura biológica é um conceito que se baseia no processo de plantação e desenvolvimento de alimentos que respeitem o ciclo natural do solo, desses alimentos e do próprio tempo para que cada um de seus frutos.

Esse conceito de agricultura se tornou extremamente importante com o passar do tempo e com bandeiras levantadas por grupos de pessoas que apoiam o fim do uso de agrotóxicos e fertilizantes para potencializar a plantação.

Mas é importante citar que até mesmo esse tipo de agricultura também precisa do devido licenciamento ambiental para indústrias que desejam trabalhar dessa forma, pois é importante manter todo o processo documentado e oficializado.

O objetivo principal desse conceito é trazer mais benefícios para todas as pontas que fazem a agricultura acontecer, desde os profissionais rurais até os comerciantes e os consumidores que comem esses alimentos todos os dias.

A agricultura biológica se tornou muito procurada por profissionais da área nos últimos tempos justamente por ser uma opção bem mais saudável do que a agricultura convencional, rica em agrotóxicos e fertilizantes que fazem muito mal à saúde.

Não é novidade para ninguém que esses produtos trazem inúmeros problemas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, gerando mais poluição no ar e até mesmo doenças como a geração de bactérias no organismo.

Para aderir à agricultura biológica é preciso contar com uma empresa do ramo para te passar todos os passos essenciais, desde o inventário de fauna até mesmo o funcionamento desse tipo de trabalho.

Em suma, a agricultura biológica é uma forma inovadora de plantar, colher e consumir alimentos que trazem ótimos resultados para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, sendo uma opção em meio a um processo de plantação tão tóxico em diversas vertentes.

Principais características da agricultura biológica

É impossível falar sobre as características de um conceito que nem sequer conhecemos a origem, por isso é importante saber onde e como a agricultura biológica foi criada, que segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi por volta de 1920.

Nessa época surgiram os movimentos contrários a adubos químicos nas plantações e a favor da prática de culturas baseadas nos procedimentos biológicos que respeitassem a ordem natural do tempo para a fertilidade do solo e outras práticas desse ramo.

A partir daí, muitas marcas começaram a regularização ambiental de empresas que visam a conscientização dos seus processos de plantação, e com a chegada da agricultura biológica, diversas características sobre o conceito também começaram a surgir, como:

Saúde

A saúde é uma das principais delas, afinal de contas trata-se do oferecimento de alimentos livres de propriedades que podem desenvolver graves problemas de saúde na rotina das pessoas, garantindo a elas alimentos saudáveis de verdade.

Comunidades rurais

Além disso, a agricultura biológica também é uma forma de ajudar as comunidades rurais, restaurando a essência desse trabalho e trazendo mais satisfação para quem ama esse universo e sempre sonhou em plantar respeitado o tempo da natureza.

Educação

E engana-se quem pensa que o conceito trabalha apenas com o processo de plantação, a agricultura biológica também criou a Educação Ambiental e Social que traz mais acessibilidade na educação de tudo o que envolve esse universo para quem desejar trabalhar nele.

Emprego

Por fim, o conceito ainda abre oportunidades de mais empregos para profissionais desse ramo e que vivem em áreas desfavorecidas, permitindo que eles recebam trabalho e até mesmo serviços como uma análise da qualidade da água para consumo humano na região.

Essas são apenas algumas das inúmeras características da agricultura biológica e que já são o suficiente para entendermos o quão importante e influente é esse conceito nos dias atuais e dentro deste universo.

Benefícios que a agricultura biológica pode trazer

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os benefícios desse conceito tão poderoso nos dias de hoje, por isso selecionamos alguns dos principais para que você conheça ainda mais sobre o assunto. Confira:

Promove uma alimentação mais saudável

O que já não é novidade para ninguém, mas que ainda assim vale a pena ressaltar, são os inúmeros benefícios para a alimentação, promovendo um consumo de alimentos com propriedades preservadas e ricas em vitaminas e nutrientes para o consumo.

Isso porque o conceito trabalha tanto com uma produção que respeita o solo e os alimentos quanto com uma boa gestão de áreas contaminadas para evitar que pragas possam se propagar pelo espaço e acabar estreando os alimentos.

Melhora a qualidade do ar e do solo

Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde das pessoas que consomem os alimentos que saem da agricultura agrícola, esse conceito ainda melhora e muito a qualidade do ar que respiramos e do solo.

Isso porque, sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes, o ar não recebe a interferência de substâncias que podem poluí-lo, assim como o solo também não recebe venenos que podem acabar com o seu bom desempenho.

Livra os alimentos de potenciais problemas

Como se não fosse o bastante, a agricultura biológica ainda protege os alimentos de problemas que podem colocá-lo em risco, como as pragas, que podem acabar com toda uma plantação em um pequeno espaço de tempo.

Por isso, além de todo o acompanhamento do desenvolvimento desses alimentos, os agricultores também contam com uma boa empresa de licença ambiental para realizar seu trabalho e manutenção de maneira legal.

Mais saúde para as pessoas e para a natureza

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de reforçar como o conceito traz ainda mais saúde, não apenas para as pessoas que consomem esses alimentos, mas também para a natureza e o meio ambiente como um todo.

A agricultura biológica mudou por completo o mundo em que vivemos e trouxe inovações que prometem e já estão cumprindo as promessas de melhoria na produção e na saúde da população.

Saiba como incentivar essa prática no dia a dia

Para finalizar o conteúdo, selecionamos uma lista com ideias para te inspirar a tomar ações que incentivem a prática e o consumo de agricultura biológica no dia a dia, mesmo que você esteja longe desse tipo de trabalho. Confira:

  • Consuma alimentos sem conservantes;
  • Opte por alimentos orgânicos;
  • Compartilhe conteúdos sobre o assunto;
  • Debata sobre a pauta em suas rodas de conversas;
  • Conheça profissionais dessa área;
  • Entenda mais sobre esse conceito.

Ações simples como as que citamos acima já fazem toda a diferença na rotina de um profissional dessa área e podem trazer ainda mais resultados positivos para o dia a dia de quem deseja aprender mais sobre o assunto.

Dessa maneira você consegue compartilhar assuntos relevantes com quem ama e ainda entender mais sobre uma pauta que cresce a cada dia no mercado e promete mudar por completo a alimentação e mercado agrícola do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade