Acne solar: saiba o que é, tratamento e como se prevenir

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Cuidar da saúde da pele é algo de grande importância, tratando-se de uma ação que de fato vem recebendo um destaque em especial nos últimos anos pela sociedade. Por meio das técnicas de skincare, agindo na prevenção contra o surgimento de manchas e acne.

Tratando-se de uma ação ligada não apenas aos cuidados com a saúde, mas também como uma atenção às questões estéticas, já que a pele de um indivíduo funciona de certa forma como a principal meio de divulgação dele, principalmente pelo seu rosto.

Diante disso, diversos são os cuidados que devem ser tidos acerca da preservação da pele, tratando-se de um órgão de alta exposição, no qual qualquer problema de saúde pode se apresentar por meio de indícios na pele, como manchas, erupções ou um tom diferente.

Sendo importante lembrar sempre de fazer um tratamento de água, já que qualquer problema relacionado à qualidade da água a ser consumida pode se apresentar primeiro na pele desse indivíduo, como na formação de escamas, uma pele mais grossa, entre outros.

Características a serem vistas com atenção, tanto para a preservação da saúde do indivíduo, como também para os seus cuidados estéticos, já que ninguém gostaria de deixar de ir à praia por causa de algum desconforto relacionado ao visual de sua pele.

E dentro desses problemas cutâneos, existe um específico que pode causar diversos desconfortos, principalmente por causa de sua alta ocorrência que são as acnes. Pequenos pontos de tons vermelhos ou amarelos, cujo surgimento está associado a vários motivos.

Como uma inflamação resultante de um machucado, um excesso de gordura na pele, entre outras razões práticas, que acabam por tornar o surgimento das famosas espinhas mais comuns do que desejadas. A atrapalhar a sua foto no anuário escolar.

Até pelo surgimento das acnes estar diretamente associado ao período da adolescência, por causa da explosão hormonal sofrida nesse momento de transformação do corpo.

Sendo em alguns casos preciso certos cuidados especiais, assim como é feita uma análise do ar, para verificar a qualidade do ar a ser respirado em uma fábrica, por exemplo. Com o tratamento contra acnes exigindo até mesmo o uso de medicamentos para casos graves.

No entanto, o que pouco se sabe é sobre a existência de modelos diferentes de acnes, incluindo uma a ser causada pela alta incidência de sol na pele, formando as chamadas acnes solares.

Do que se trata esse tipo de acne?

Existe na sociedade uma crença popular de que o contato com o sol ajuda a secar suas acnes, pequenos nódulos de gordura que podem surgir na pele do indivíduo, sendo então mais comuns de serem encontrados em pessoas de pele oleosa.

E de fato a liberação de alguns nutrientes produzidos a partir do contato com a luz solar, como a vitamina D, ajudam na manutenção do corpo, incluindo a qualidade da pele. Contudo, o contato excessivo com os raios solares pode trazer diversos problemas.

Muito por causa das presença dos raios UVA e UVB, tipos de raios ultravioletas que podem causar diversas complicações para a sua saúde, como no surgimento de queimaduras, ou em casos mais graves na formação de um câncer de pele.

Doenças que exigem um tratamento adequado, para que tais problemas, que podem começar como uma simples espinha no rosto não possam crescer para enfermidades mais graves, a fazer com que essa pessoa tenha que conviver frequentemente com hospitais.

Com um climatizador evaporativo se tornando o seu maior companheiro diante de uma internação, enquanto o dia segue lindo do lado de fora dessas dependências médicas. Mas antes dessas enfermidades, o contato excessivo com o sol pode causar outro problema.

Resultando nas chamadas acnes solares. Espinhas muitas vezes avermelhadas, similar a uma queimadura, que pode surgir também como pequenas bolinhas de pus, sendo essas as principais características em relação a tal tipo de acne. 

A ser causada principalmente por uma inflamação da pele. Resultado entre uma mistura da oleosidade da pele com uma frequente exposição ao sol, sendo então comuns de surgirem em partes do corpo propensas a essa oleosidade, assim com sua exposição ao sol, como:

  • Rosto;
  • Pescoço;
  • Ombro;
  • Tórax;
  • Costas.

Sendo importante buscar um tratamento adequado para tais tipos de acnes, já que o manuseio inadequado em relação a essas espinhas e cravos pode levar a problemas maiores, com uma inflamação ainda maior da pele.

Podendo prejudicar tanto sua saúde como as questões estéticas associadas aos cuidados com sua pele. Pois assim como é adequado para uma obra contratar um serviço de drenagem, é necessário saber como lidar com o processo de retirada dessas acnes.

Por meio de medicamentos e cremes que ajudem com a eliminação dessas espinhas de forma adequada, agindo até mesmo na prevenção sobre o surgimento das acnes, com destaque para essas de modelo solar.

Sendo importante adotar um conjunto de práticas, voltadas à prevenção da sua pele contra o surgimento dessas acnes.

Como se prevenir contra as acnes solares?

Diversas são as práticas adequadas para se proteger contra as acnes solares, que podem fazer do seu passeio à praia ou então da sua corrida matinal nas ruas se tornarem um problema, ao atuarem no surgimento dessas espinhas em seu rosto.

E para aproveitar somente o que melhor está disponível por meio dos raios solares, certas práticas devem ser adotadas de forma frequente, como parte de sua rotina. Seja você um adepto do chamado skincare ou não.  Entre tais dicas, destacam-se:

Lavar o rosto ao acordar

Diversas são as impurezas às quais sua pele está exposta no decorrer do dia, incluindo à noite. Existindo um certo ressecamento dela após a perda de água durante o sono, para resolver isso, é de grande relevância lavar o seu rosto durante a manhã.

Com essa lavagem retirando as impurezas da pele, impedindo com que o acúmulo de certas substâncias possam reagir ao ser expostas ao sol, formando assim as chamadas acnes solares.

Adotar o uso de cremes

Para cuidar da manutenção da pele existe uma variedade enorme de cremes, entre eles se destacam os oxidantes, que atuam diretamente na preservação de substância importante para o processo de renovação cutânea, principalmente no rosto, diante de sua exposição.

Contudo, é importante ter atenção para a qualidade desses produtos, pois assim como um laudo ambiental é necessário para a realização de uma obra em um terreno específico, é preciso também a análise dos órgãos de vigilância, para garantir qualidade dos produtos.

Não esquecer do filtro solar

Além dos citados cremes, existe um em especial que não pode ser ignorado de maneira alguma, principalmente para quem entra em contato frequente com o sol, como um ambulante que atua nas praias, que é o tradicional filtro solar.

Sendo recomendado recorrer a um filtro com um fator de proteção mínimo de 30 fps, protegendo sua pele da radiação solar, que pode agir diretamente no surgimento ou agravamento de suas espinhas.

Hidratar-se com frequência

É comum ouvir falar sobre a importância de hidratar seu corpo durante o calor, e a mesma coisa vale para a sua pele. Evitando assim um ressecamento e um acúmulo de impurezas. Como se lavar com água comum após um mergulho no mar.

De forma a eliminar qualquer resíduo em sua pele, assim como um coletor de pó age nas dependências de uma fábrica.

Usar os acessórios corretos

Junto de todos os cremes e produtos citados, é importante também contar com a utilização de acessórias que possam agir diretamente na proteção da sua pele contra os raios solares, entre eles:

  • Óculos;
  • Boné;
  • Chapéu;
  • Viseira.

Acessórios que além de garantir a proteção da sua pele, evitando o surgimento das acnes solares, podem resultar em diferentes combinações visuais.

Com uma peça adequada agindo para a criação do seu estilo, assim como um carbonato de potássio é necessário para uma padaria, na produção dos seus pães.

E essas são técnicas que podem ajudar a evitar o surgimento de espinhas em rosto, a serem causadas por causa do contato intenso com os raios solares, porém, caso essas acnes já estejam presentes em seu corpo, é preciso então saber como tratá-las.

Como no uso de cremes que atuam nesse tratamento, além de sabonetes que ajudam a tirar a oleosidade da pele, um dos fatores responsáveis pelo surgimento das espinhas em partes específicas do corpo.

Para casos mais graves é importante recorrer a uma ajuda dermatológica, com um profissional de saúde indicando o melhor tratamento, que pode envolver até mesmo o uso de medicamentos, caso exista um problema maior por trás do surgimento dessas acnes.

O mais importante é evitar espremer seus cravos e espinhas, já que uma inflamação, junto ao contato com o sol, pode piorar ainda mais a situação da sua pele. Causando erupções que distanciam sua pele da estética de uma chapa lisa, diante dessas diversas lesões.

Cuidados que precisam ser levados em consideração para que o seu hábito de pegar um sol à tarde seja somente benéfico para o seu corpo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.