A Função de um assessor de imprensa

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em setembro 28, 2021

A assessoria de imprensa é uma parte muito importante da comunicação que mantém o relacionamento com a imprensa através da produção de conteúdos e auxilia o jornalista a conseguir matérias relevantes.

O que é assessoria de imprensa?

A função de uma Assessoria de Imprensa é fazer com que um cliente se torne atraente aos olhos dos meios de comunicação, em poucas palavras, transformando pessoas ou empresas em notícia.

Toda vez que um negócio ganha destaque na mídia, acontece o que se chama de mídia espontânea, que quer dizer que, quando muitas pessoas estão falando de uma marca, ela fica mais conhecida e assim os meios de comunicação irão se interessar por você e marcar entrevistas sem a necessidade de pagar por isso.

A divulgação e a visibilidade do seu conteúdo se tornam parte naturais do processo, trazendo impactos positivos.

O principal objetivo do assessor de imprensa é fazer o gerenciamento do relacionamento entre o cliente e a imprensa, ele é como uma espécie de ponte entre eles.

Para que o trabalho de um assessor seja bem feito, ele precisa conhecer muito bem tudo sobre o seu cliente, ele deve saber quais são seus pontos fortes, estratégias para melhorar, e quais são seus concorrentes.

Mais do que ter informações relevantes, é importante saber para quem revelar, um assessor precisa saber para qual meio de comunicação direcionar essas informações onde terão mais resultados positivos e visibilidade.

Existem duas atividades que é imprescindível para um assessor de imprensa pedir para seus clientes:

  1. Criar site – Um website eleva a sua empresa para outro patamar
  2. Comprar seguidores nas redes sociais – Os seguidores aumentam drasticamente a credibilidade da sua empresa. 
A Função de um assessor de imprensa
A Função de um assessor de imprensa

Funções de uma assessoria de imprensa

A função de um assessor é oferecer informação relevante do seu cliente aos veículos de comunicação desejados.

Para isso, deve se basear em um bom planejamento, acompanhar os veículos e analisar o que interessa, é um trabalho que depende do relacionamento com a imprensa.

É impossível que os veículos de comunicação saibam tudo o que acontece com as empresas sem a ajuda de um assessor, por isso ele precisa saber tudo o que envolve o seu cliente e também como passar isso para o jornalista de maneira clara e objetiva. 

As principais funções da assessoria de imprensa:

  • Criar relacionamento com os meios de comunicação para que assim ele seja uma fonte de informação requisitada
  • Planejar notícias relevantes para divulgação
  • Fazer clipping de mídias com notícias de interesse do seu cliente 
  • Capacitar o seu cliente a como saber lidar com a imprensa
  • Elaborar materiais como press- release e press kits  
  • Acompanhar entrevistas
  • Agendamento de entrevistas
  • Analisar o trabalho já feito e mensurar os resultados 

Perfil de um assessor de imprensa

Com muita correria e pouco glamour, a rotina de um assessor de imprensa exige algumas habilidades indispensáveis. E muitas delas não são ensinadas na faculdade.

  • Escrever bem
  • Fotografar ou auxiliar o fotógrafo para obter as imagens necessárias
  • Ter um pouco de noção sobre briefing para que agências possam criar convites
  • Ter um bom relacionamento com os meios de comunicação para garantir um espaço na mídia.

Ter habilidade para planejar ações é algo fundamental para o trabalho de assessoria de imprensa.

Isso porque o seu objetivo é resolver problemas de comunicação, como por exemplo, um escândalo ou polêmica sobre seu cliente.

O que é preciso para ser um bom assessor de imprensa?

Para ser um bom assessor de imprensa, a primeira regra é ler, estar por dentro sobre o que os veículos de comunicação estão falando com atenção é possível entender sua linha editorial, suas seções e as pessoas responsáveis por cada uma. 

Muitas ideias de pautas vêm após essa leitura. 

Uma empresa tem alguma ideia de conteúdo, o assessor profissional já analisa essa informação que poderia se encaixar naquela determinada coluna e então consegue entrar em contato com o jornalista com muito mais propriedade. 

Por outro lado, quando um jornalista percebe que você está tentando vender uma informação, ele pode não se interessar vindo a ignorar.

Quando você tiver um assunto para divulgar em mãos, enviá-lo para muitas pessoas nem sempre é a melhor estratégia, pois nem tudo é para todo mundo.

Pense em quem poderia se interessar por aquele assunto.

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