6 Indicadores mais Usados para Gestão de Estoques

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em dezembro 8, 2021

Para trabalhar com vendas, no setor de gestão de estoques é necessário estar atento a alguns conceitos básicos da administração. Isso porque, segundo o dicionário de investimentos, para avaliar o seu estoque é necessário ter o suporte de alguns indicadores.

Estar atento à movimentação do estoque é de suma importância para que não haja falta de produto frente a demanda, da mesma forma que não haja grandes sobras para desperdício. A boa gestão de um estoque pode ser a chave para um negócio de sucesso.

Por isso, se você é novo na administração de um negócio ou teve perdas pela falta de conhecimento este artigo irá te ajudar a adquirir conhecimentos básicos que fornecem suportes cruciais para gerir estoques. 

O que são indicadores?

A palavra indicador deriva do verbo indicar, deste fato podemos compreender que os indicadores tendem a apontar algo para alguém. Na prática, eles são utilizados para diagnosticar a realidade da empresa através do levantamento de dados.

Se tratando de estoque, os indicadores servem para diminuição dos erros e  oportuniza a melhoria dos resultados de um negócio. Para isso, é indispensável não só levantar dados, mas analisá-los visando o aumento do faturamento e a satisfação dos clientes.

É válido dizer que, os indicadores não devem ser utilizados apenas de modo pontual, eles devem ser processuais e acompanhar o desempenho de qualquer negócio. Para que assim seja possível tomar decisões buscando a melhoria.

Desta forma, fizemos o levantamento de 6 indicadores de estoque para que possa te ajudar a compreender melhor da importância deles para o seu negócio, quando seus apontamentos são bem utilizados e orientados para o futuro.   

Giro de estoque

Este é um indicador considerado primário no mercado, pois ele basicamente acompanha o fluxo dos produtos em estoque para identificar quais saem das prateleiras com mais frequência e quais demoram mais para serem requisitados pelos consumidores.

Disponibilizando, através desse acompanhamento, informações para planejar o período de compras. Bem como, pensar e produzir estratégias para que os produtos com menos saída passem a ter um maior fluxo, tendo em vista maiores lucros para a empresa.

Para calcular o giro de estoque é possível utilizar as seguintes fórmulas:

  • Giro de Estoque = Total de vendas / Estoque Médio.
  • Giro de estoque = Valor total das vendas / Valor médio do estoque.

Ruptura de estoque

Este indicador é um dos mais importantes, pois ele mostra a falta ou a baixa de um determinado produto em estoque. Para que assim, os responsáveis possam suprir essa escassez e atender as demandas dos clientes.

Quanto maior são os indicadores de ruptura de estoque mais prejuízo os caixas da empresa terão, pois se o cliente não encontrar o que precisa na sua empresa ele provavelmente irá buscar o que quer na concorrência.  

Taxa de retorno

A taxa de retorno indica quais produtos são devolvidos para o estoque depois de comprados, o ideal é que esse número seja baixo ou até mesmo nulo. Tendo em vista, que se o produto retorna e retorna com frequência há algo de errado.

Esse indicador possibilita a criação de estratégias para que esse problema com as devoluções sejam resolvidos. Seja com a melhoria do produto ou até mesmo com a sua substituição.

O cálculo deste indicador pode ser feito dessa forma:

  • Taxa de retorno = (Total de produtos devolvidos / total de produtos vendidos) X 100.

Perdas no estoque

Este indicador identifica as taxas de perdas em estoque, seja por:  avaria, falha na armazenagem, furto, excesso de estoque entre outros motivos. Servindo como um norteador para a tomada de decisões que diminuam as incidências destes tipos de situações. Buscando preservar a lucratividade dos negócios. 

Ponto de pedido 

O ponto de pedido é um indicador que sinaliza o tempo correto que uma empresa deve comprar mercadorias de abastecimentos e até mesmo indica a necessidade ou não de manter um estoque de urgência para um determinado produto que tem maior ou menor fluxo de vendas.

Tempo de reposição

O tempo de reposição indica, como o próprio nome já diz, o tempo que leva para um determinado produto ficar disponível novamente para o consumidor. Ou seja, calcular quanto tempo antes do produto acabar é preciso solicitar mais.

Para que assim, o tempo de compra, de chegada, de estocagem, de lançamento no sistema e posteriormente de disponibilização para comercialização seja equivalente para que não haja ruptura de estoque e perda de vendas.

Quando esse processo acontece de forma rápida e eficiente demonstra a qualidade logística da empresa. Assim este indicador assim como os outros só funcionam quando utilizados como forma de acompanhamento. Sendo então, alimentados de acordo com a realidade atual do estoque da empresa.  

Conclusão

Os indicadores para a gestão de estoque se tornaram indispensáveis para manter resultados positivos dentro de uma empresa. A capacidade de identificar essa importância e aprender a utilizar os dados para prospecção de um futuro melhor é o que torna qualquer empresa diferenciada no seu mercado.

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