6 Indicadores mais Usados para Gestão de Estoques

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por MCarlos
em dezembro 8, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Para trabalhar com vendas, no setor de gestão de estoques é necessário estar atento a alguns conceitos básicos da administração. Isso porque, segundo o dicionário de investimentos, para avaliar o seu estoque é necessário ter o suporte de alguns indicadores.

Estar atento à movimentação do estoque é de suma importância para que não haja falta de produto frente a demanda, da mesma forma que não haja grandes sobras para desperdício. A boa gestão de um estoque pode ser a chave para um negócio de sucesso.

Por isso, se você é novo na administração de um negócio ou teve perdas pela falta de conhecimento este artigo irá te ajudar a adquirir conhecimentos básicos que fornecem suportes cruciais para gerir estoques. 

O que são indicadores?

A palavra indicador deriva do verbo indicar, deste fato podemos compreender que os indicadores tendem a apontar algo para alguém. Na prática, eles são utilizados para diagnosticar a realidade da empresa através do levantamento de dados.

Se tratando de estoque, os indicadores servem para diminuição dos erros e  oportuniza a melhoria dos resultados de um negócio. Para isso, é indispensável não só levantar dados, mas analisá-los visando o aumento do faturamento e a satisfação dos clientes.

É válido dizer que, os indicadores não devem ser utilizados apenas de modo pontual, eles devem ser processuais e acompanhar o desempenho de qualquer negócio. Para que assim seja possível tomar decisões buscando a melhoria.

Desta forma, fizemos o levantamento de 6 indicadores de estoque para que possa te ajudar a compreender melhor da importância deles para o seu negócio, quando seus apontamentos são bem utilizados e orientados para o futuro.   

Giro de estoque

Este é um indicador considerado primário no mercado, pois ele basicamente acompanha o fluxo dos produtos em estoque para identificar quais saem das prateleiras com mais frequência e quais demoram mais para serem requisitados pelos consumidores.

Disponibilizando, através desse acompanhamento, informações para planejar o período de compras. Bem como, pensar e produzir estratégias para que os produtos com menos saída passem a ter um maior fluxo, tendo em vista maiores lucros para a empresa.

Para calcular o giro de estoque é possível utilizar as seguintes fórmulas:

  • Giro de Estoque = Total de vendas / Estoque Médio.
  • Giro de estoque = Valor total das vendas / Valor médio do estoque.

Ruptura de estoque

Este indicador é um dos mais importantes, pois ele mostra a falta ou a baixa de um determinado produto em estoque. Para que assim, os responsáveis possam suprir essa escassez e atender as demandas dos clientes.

Quanto maior são os indicadores de ruptura de estoque mais prejuízo os caixas da empresa terão, pois se o cliente não encontrar o que precisa na sua empresa ele provavelmente irá buscar o que quer na concorrência.  

Taxa de retorno

A taxa de retorno indica quais produtos são devolvidos para o estoque depois de comprados, o ideal é que esse número seja baixo ou até mesmo nulo. Tendo em vista, que se o produto retorna e retorna com frequência há algo de errado.

Esse indicador possibilita a criação de estratégias para que esse problema com as devoluções sejam resolvidos. Seja com a melhoria do produto ou até mesmo com a sua substituição.

O cálculo deste indicador pode ser feito dessa forma:

  • Taxa de retorno = (Total de produtos devolvidos / total de produtos vendidos) X 100.

Perdas no estoque

Este indicador identifica as taxas de perdas em estoque, seja por:  avaria, falha na armazenagem, furto, excesso de estoque entre outros motivos. Servindo como um norteador para a tomada de decisões que diminuam as incidências destes tipos de situações. Buscando preservar a lucratividade dos negócios. 

Ponto de pedido 

O ponto de pedido é um indicador que sinaliza o tempo correto que uma empresa deve comprar mercadorias de abastecimentos e até mesmo indica a necessidade ou não de manter um estoque de urgência para um determinado produto que tem maior ou menor fluxo de vendas.

Tempo de reposição

O tempo de reposição indica, como o próprio nome já diz, o tempo que leva para um determinado produto ficar disponível novamente para o consumidor. Ou seja, calcular quanto tempo antes do produto acabar é preciso solicitar mais.

Para que assim, o tempo de compra, de chegada, de estocagem, de lançamento no sistema e posteriormente de disponibilização para comercialização seja equivalente para que não haja ruptura de estoque e perda de vendas.

Quando esse processo acontece de forma rápida e eficiente demonstra a qualidade logística da empresa. Assim este indicador assim como os outros só funcionam quando utilizados como forma de acompanhamento. Sendo então, alimentados de acordo com a realidade atual do estoque da empresa.  

Conclusão

Os indicadores para a gestão de estoque se tornaram indispensáveis para manter resultados positivos dentro de uma empresa. A capacidade de identificar essa importância e aprender a utilizar os dados para prospecção de um futuro melhor é o que torna qualquer empresa diferenciada no seu mercado.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.