6 aspectos que você deve observar antes de comprar uma peça de roupa

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em março 20, 2023

Você sabe mesmo como comprar roupas? Com tantas opções em lojas físicas e  e-commerces, é fácil cair em tentação e escolher peças não tão boas. No entanto, depois, bate aquele arrependimento. 

Seja para escolher camisetas básicas, calças ou jaquetas e casacos, prestar atenção em alguns detalhes faz toda a diferença para comprar produtos de qualidade e com um custo-benefício muito melhor. 

Separamos alguns aspectos para você levar em conta antes de finalizar a compra! Acompanhe!

1. Composição da peça

Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes na hora de comprar uma roupa é verificar a composição da peça, ou seja, os tecidos utilizados para a sua fabricação. Esse é um fator importante que altera o conforto e até mesmo a maneira de lavá-la e armazená-la. 

Por exemplo, roupas de poliéster costumam ser mais quentes, porém podem amassar menos, dependendo da composição. As de algodão e linho são mais frescas, mas amassam facilmente e precisam ser passadas sempre. Viscose e malha também são frescas, mas podem ceder a linha mais rápido. 

Ou seja, cada tipo de tecido tem seus prós e contras. Na hora de comprar, observe qual característica tem mais valor para você. 

2. Acabamentos e detalhes

Outro ponto que muita gente deixa de lado na “pressa” de comprar algo é se atentar aos detalhes e acabamentos, principalmente costura, botões, caimento e simetria.

Nas compras em lojas físicas, isso se torna mais fácil de ser observado, pois você consegue ver com mais detalhes. 

Nas compras online, a dica é buscar pelos comentários de outros compradores, avaliando a opinião deles e observando bem quando houver fotos de outros clientes. Assim, você consegue ter uma noção melhor do acabamento da peça. 

3. Cuidados na higienização

Você tem o costume de olhar a etiqueta dos produtos e entender os símbolos de lavagem e secagem? Esse é outro ponto importante que é deixado de lado por muita gente. 

Muitas roupas vêm com a indicação de lavagem à mão, porém, são colocadas na máquina e ficam com aparência de “velhas” mais rápido. Outras vêm com o aviso de não utilizar secadora de roupa com o perigo de encolhimento. 

Na hora das compras, observe esses detalhes e veja se a forma de higienização indicada se encaixa com a sua realidade. Seguindo as indicações, o custo benefício da peça aumenta. 

4. Facilidade de uso 

Esse aspecto refere-se aos cuidados necessários antes de utilizar a peça. Por exemplo, ela sempre precisa ser passada? Ela amassa muito fácil? Posso colocá-la em casa, antes de sair para o trabalho, ou esperar chegar lá? 

Todos esses detalhes também podem ser levados em consideração, principalmente por quem deseja ter praticidade em seu dia a dia. Observe principalmente o tecido, pois ele faz diferença quando se fala em praticidade. 

5. Adequação ao seu estilo pessoal

Além de observar os detalhes da peça em si, sempre considere se aquela roupa combina de fato com seu estilo pessoal. Em meio a tantas opções, muitas vezes compramos aquilo que achamos bonito, mas que não combina com nenhuma peça que já está no armário. 

O resultado é ter mais uma roupa parada em casa e dinheiro desperdiçado. Por isso, levar em conta esse aspecto pessoal também é importante antes de sair passando o cartão, seja em lojas físicas ou virtuais. 

Assim, o ideal é treinar o autocontrole e usar a razão para comprar roupas que realmente valem a pena para seu bolso e estilo!

6. Veja a política de troca

E se mesmo observando todos esses aspectos listados você perceber que não foi uma boa compra? Nesses casos, é possível fazer a troca da peça por outra e, em algumas lojas, até a devolução com estorno do valor.

Antes de comprar, veja sempre como funciona a política de troca, quais são os prazos para solicitar, quais documentos são necessários (nota fiscal, por exemplo) e como deve ser feita. Assim, você compra sabendo que, se não gostar, consegue trocar por outra peça ou ter o valor de volta! 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade