4 Maneiras de usar a tecnologia para melhorar o rendimento nos estudos

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por MCarlos
em maio 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A tecnologia inserida no ambiente escolar era um tabu, porque poderia causar a distração dos alunos e, com isso, não conseguirem prestar a atenção nos estudos.

Antigamente, muitos educadores proibiam o uso dos celulares na sala de aula, pois poderia atrapalhar no rendimento. Mas isso está mudando devido ao avanço da tecnologia. 

Após um ano conturbado com a pandemia, o ensino remoto tomou conta do Brasil e do mundo inteiro. Os professores e alunos não tiveram como escapar e renderam-se a esse método de estudo e aprendizagem. 

Depois da volta às aulas presenciais, perceberam que inserir a tecnologia nas aulas poderia ser mais interativo, tornando o aprendizado mais divertido.

Como a tecnologia pode melhorar o rendimento nos estudos? 

Antigamente, para realizar pesquisas e concluir os trabalhos escolares, era necessário fazer o uso da biblioteca, não que isso ainda não aconteça hoje, até porque os livros são grandes aliados de uma educação de qualidade. Mas há muitos anos, essa era a única alternativa.

É necessário entender que nem todas as pessoas têm as mesmas condições financeiras, o que poderia resultar em desigualdades sociais e de aprendizado devido a falta de acesso. 

Entretanto, com o avanço tecnológico, é possível estudar a partir dos smartphones, dos mais simples até aos mais modernos. 

Com isso, hoje, é possível grande parte da população ter acesso a internet, e contudo aos estudos. Como a tecnologia pode ajudar no rendimento nos estudos? Através de:

  • Implementando Recursos Interativos;
  • Aplicação do Ensino Híbrido;
  • Cursos e Faculdades a distância;
  • Interação em Fóruns.

Cada um desses tópicos são importantes para compreender os benefícios do ensino remoto. 

  1. Implementando Recursos Interativos

Com a implementação de recursos interativos nas atividades em sala de aula, o desempenho de alunos do ensino fundamental, médio ou superior têm aumentado, pois até matérias que muitos não gostavam, acabaram tendo mais vontade de aprender pela nova forma de ensino.

O rendimento tem crescido bastante com os recursos interativos.

A forma de interagir com os professores têm melhorado também através das aulas mais dinâmicas. Isso gerou uma significativa melhora nas notas de todas as matérias, até mesmo as de alunos que tinham dificuldades.

Em alguns cursos havia uma certa dificuldade dos alunos que não se adaptaram com a antiga forma de ensino. Com os recursos interativos, foi possível aumentar a produtividade e o interesse nessa matéria e, como consequência, esses alunos tiveram um maior rendimento.

O exemplo de melhora no rendimento está no curso de gestão financeira que tem apresentado uma melhora significativa.

  1. Aplicação do Ensino Híbrido

Com esse novo método de ensino, foi possível fazer uma economia em relação a gastos como passagens e combustível. 

Foi possível também um modo mais interativo de agir nas aulas, onde o aluno começou a falar nos chats, dar suas opiniões com menos insegurança do que tinha em uma aula presencial. 

No curso de gestão financeira online, por exemplo, foram aplicados métodos em que o aluno poderia agir de forma interativa, fazendo com que eles pudessem repetir aulas caso não entendessem o conteúdo. 

  1. Cursos e Faculdades a distância 

Com o passar dos anos, as faculdades a distância têm crescido o número de alunos, pois a praticidade em poder estudar em casa ou de qualquer ambiente que o estudante estiver é muito maior.

As mensalidades dos cursos online são bem menores do que as presenciais, ou seja, há uma economia em diversos aspectos, seja em passagens para chegar à instituição ou mensalidades mais altas por ter que comparecer às aulas e utilizar os meios que a faculdade oferece. 

Com o ead, é possível cursar faculdades em que antes só se imaginava sendo presencial, como por exemplo a graduação em gestão de pessoas, que necessitava de aulas presenciais.  

Hoje, com esse método inovador, mesmo que muitas aulas sejam gravadas, existem dias específicos de aulas ao vivo que possuem interações com professores que podem sanar dúvidas que os alunos têm durante o curso.

  1. Interação em Fóruns 

Esse método foi totalmente pensado para que os alunos tirassem dúvidas entre eles, e pudessem interagir de forma que o aprendizado fosse mais fácil. Foi comprovado que ensinar o que se está aprendendo é um método de fazer com que fixe melhor o conhecimento. 

Através desse modo de ensino foi possível fazer as correções de atividades pelo fórum, interagindo com professores, e aprendendo de forma mais interativa.  

Na gestão de recursos humanos o que estuda é bem interativo nesse modelo de aprendizagem, levando os alunos a interagirem entre eles, e aprendendo de forma mais dinâmica. 

Como usar as tecnologias nos estudos? 

Muitos alunos não são fãs do método tradicional de ensino, em que ocorra o uso de muita leitura ou fazer atividades e provas sob pressão. 

Com isso, foi aplicado a gamificação, um método que foi relacionado às dinâmicas em formas de jogos, parecido com o video game, em que o aluno deve passar por missões, fazer pontuação, passar de fases, obter recompensas e conquistas. 

Esse método é todo pensado no contexto de um jogo, com design e dinamismo. Com isso, os estudantes aprendem o que eles precisam de uma maneira participativa, fazendo com que as matérias sejam aprendidas de um jeito divertido. 

Além dessa forma de ensino, deve-se constatar que o ensino online tem crescido nos últimos tempos. É notável ver que a maneira de ensino online tem sido totalmente eficaz, até mesmo em cursos que isso não podia sequer ser pensado como os de saúde e especialização em administração hospitalar

Para usar as tecnologias nos estudos existem vários métodos, assim como os cursos ead, muitas pessoas que não possuem condições de pagar um curso, podem aprender diversas coisas pelo youtube, ou outros aplicativos de vídeos e interação. 

O número de pessoas que aprendem tudo por meio de plataformas online é muito grande atualmente, levando acesso à educação para diversos setores.

Além das praticidades em que o modo de estudo online tem oferecido aos estudantes, é preciso tomar cuidado com distrações, pois hoje em dia estamos ligados 24 horas com meios eletrônicos  como os smartphones e computadores, e para evitar possíveis distrações e focar nos estudos é preciso: 

  • Montar um cronograma de tempo de estudo;
  • Ficar longe das redes sociais e smartphone durante o tempo estudado;
  • Ter um tempo de descanso durante o estudo;
  • Resumir o conteúdo estudado cada vez que assistir às aulas. 

Tendo isso em mente o foco será bem maior, pois as distrações diárias com a internet podem prejudicar o aprendizado.

Quais os benefícios da tecnologia para a educação?

Como visto anteriormente, os maiores benefícios da tecnologia para a educação é a conectividade e facilidade em estudar de qualquer ambiente em que estiver, além das interações e dinâmicas serem maiores, facilitando a concentração e interesse nos estudos aplicados.

Em meio a tecnologia, alguns cursos foram bem procurados como por exemplo os de gestao financeira startup, onde é possível aprender a administrar pequenos negócios de forma online e com aprendizado de qualidade. 

Tem crescido gradualmente o número de pessoas que querem empreender e poder lidar com pessoas.

Sendo assim, tem se buscado cursos que sejam de recursos humanos, onde é possível saber administrar um negócio e gerir pessoas. Um dos mais procurados nesse segmento é o curso gestão de pessoas ead, que é totalmente online com as melhores interações com os mestres da educação. 

Escolher um curso e alguma instituição de ensino não é fácil, pois pensamos em diversos pontos positivos e negativos, porém é importante fazer o máximo de pesquisas possíveis para escolher um curso de gestão comercial ead melhores faculdades do Brasil, entre outros cursos que sejam do seu interesse. 

Voltando aos benefícios que a implementação da tecnologia é para educação, dá para perceber a quantidade de crianças, adolescentes e adultos que iniciaram um curso diferente no período da pandemia. 

Em meio às dificuldades em sair de casa nesse período, e o ensino híbrido em vigor, foi despertado o interesse de pessoas em começarem a fazer cursos online, e isso não mudou mesmo depois de a pandemia ter sido controlada. 

Foi aberta a mente das pessoas em poder cursar coisas novas e aprender nos cursos online  o que a internet e a tecnologia trazem de melhor.

Por isso, se você pretende começar um curso novo e acha que os estudos onlines não são capazes de ensinar como nos estudos presenciais, você está totalmente equivocado, invista seu tempo e aprendizados nos cursos de qualidade. Busque a melhor instituição para o seu aprendizado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.