4 doenças bucais que ocorrem pela falta de higiene

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em maio 27, 2022

A má higiene bucal pode levar a diversas doenças bucais, isso porque uma limpeza inadequada tem o poder de ocasionar a proliferação de bactérias que causam infecções e prejudicam todo o organismo.

Essa limpeza inadequada aumenta os riscos dessas bactérias navegarem até a corrente sanguínea e migrarem para outras partes do corpo. Com esses microorganismos passeando livremente, podem surgir doenças e outras complicações.

Muito mais do que apenas evitar o mau hálito, uma boa escovação e o uso do fio dental podem impedir o surgimento de diversas doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana na boca.

Para evitar que isso ocorra, é preciso manter bons hábitos de limpeza bucal todos os dias.

Se a pessoa utiliza aparelho dental de porcelana, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados, pois o uso do aparelho aumenta as chances de restos de alimentos ficarem alojadas na boca, prejudicando o andamento do tratamento ortodôntico.

Para entender melhor quais doenças podem ocorrer devido a falta de higiene bucal, e como manter uma boa escovação e hábitos de higiene para manter as bactérias bem longe, continue lendo o artigo até o fim.

4 doenças bucais causadas por hábitos de higiene precários

Uma limpeza bucal inadequada e a falta do uso do fio dental podem favorecer um ambiente propício para a proliferação de bactérias, além de causar infecções e agravar lesões ocasionadas por tratamentos bucais mal efetuados à boca.

Apesar de algumas dessas lesões poderem ser remediadas através de um implante dentário, é preciso ter cuidado com o avanço das bactérias no organismo, que podem causar danos como:

  • Impotência;
  • Parto prematuro;
  • Câncer de boca;
  • Artrite reumática.

Outras doenças que podem ocorrer devido a falta de higiene bucal são:

  1. Doenças periodontais

A gengivite, periodontite e a retração gengival são doenças bucais que podem ocorrer devido a falta de higiene bucal e que podem afetar a área da gengiva. Nessas circunstâncias, podem causar ainda patologias que levam a doenças sistêmicas graves.

Outro fator que pode ocorrer devido às doenças periodontais é a perda do dente, que pode prejudicar tanto a saúde quanto a autoestima de uma pessoa. Para reverter esse quadro, é preciso procurar por um dentista especialista em implante dentário antes e depois.

  1. Endocardite bacteriana

A endocardite bacteriana é uma doença grave causada devido a má higiene bucal. As infecções causadas pela má higiene podem levar as bactérias até a corrente sanguínea, atingindo os tecidos do coração.

O sangue dos pacientes com essa doença possuem uma alta concentração de glicose,  o que favorece o desenvolvimento de bactérias devido o acúmulo de restos de comida nos dentes, que podem levar até o surgimento de cáries.

  1. Diabetes

A diabetes pode pode aumentar a propensão do desenvolvimento de doenças periodontais, como inflamações na gengiva, boca seca e a perda óssea ao redor dos dentes.

Ao mesmo tempo, as doenças periodontais também podem agravar a diabetes.

Esse ciclo é muito prejudicial para o organismo como um todo, e por isso manter uma boa higiene oral é tão importante para a saúde bucal e do corpo como um todo, além de ajudar na preservação das suas facetas de resina.

  1. Cáries

A cárie é um dos principais problemas causados pela falta de higiene bucal, causando a deterioração dos dentes pelas bactérias presentes na boca.

Se não tratadas, essas bactérias vão evoluindo, atingindo todas as camadas do dente pouco a pouco.

Quando não tratada, as bactérias que ocasionam as cáries podem chegar até a dentina, causando muita dor e prejudicando a rotina da pessoa, além de poder evoluir para causar doenças mais graves, como as infecções.

Como manter uma boa higiene bucal para evitar doenças bucais

Manter uma boa higiene bucal é primordial para evitar doenças bucais que possam prejudicar o seu tratamento com aparelho de porcelana preço acessível, e outras partes do seu corpo.

Ter uma boca saudável é importante para a saúde geral de uma pessoa, e também para o bem-estar, autoestima e uma mastigação correta.  Para isso, manter os cuidados diários e preventivos é um passo essencial.

Uma escovação de dentes bem realizada, seguida do uso do fio dental, garante a prevenção aos dentes, evitando que doenças bucais ocorram. Essa também é a maneira mais prática e econômica de manter uma boa saúde bucal.

As visitas regulares ao dentista também são primordiais para garantir que está tudo bem, pois além do profissional poder verificar se a higiene bucal está sendo feita corretamente, impedindo que surjam problemas, ele poderá tratar previamente, evitando o agravamento.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade