4 dicas para sua redação publicitária

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em novembro 14, 2022

Você sabia que a redação publicitária pode contribuir para atrair e conquistar mais clientes para o seu negócio? Um dos desafios para as empresas é exatamente esta: conseguir conquistar público para o seu negócio. 

Essa é uma tarefa bastante difícil e que exige a criação de várias estratégias. 

Dessa forma, a redação publicitária, que é uma estratégia de marketing, contribui para a divulgação do seu negócio, assim como para a exposição positiva da sua marca, seja ela uma indústria, órgão público ou uma empresa de aluguel de andadores.

A técnica da redação publicitária é direcionada para a criação de campanhas de divulgação e propagação de uma marca, sendo considerada um importante elemento da publicidade. 

A redação publicitária não é focada somente para a produção de textos, mas envolve o processo de criação de conteúdo em vários canais, inclusive, no ambiente digital. 

Por conta disso, podemos afirmar que o redator publicitário é peça fundamental no processo de criação de uma campanha de marketing digital, estando presente desde a fase de criação, até o fechamento da campanha. 

Diante da importância desse profissional, neste artigo, apresentaremos algumas dicas que são essenciais para a redação publicitária dentro da sua empresa de refrigerador para medicamentos ou em qualquer outro segmento. Acompanhe a seguir!

Qual a diferença entre redator e redator publicitário?

O primeiro ponto é entender qual é a diferença entre redator e redator publicitário. E isso se dá por meio do entendimento acerca da técnica. 

As campanhas de marketing são importantes para contribuir na definição dos objetivos da empresa e do entendimento acerca de quem é o público-alvo. 

Ou seja, é um tipo de conteúdo que trabalha para atrair, conquistar e fidelizar pessoas em um processo de divulgação de uma marca, produto ou serviço. 

Ainda, esse profissional contribui para a criação de material a partir de um contexto que visa aproximar as pessoas da empresa. 

De modo geral, podemos identificar a presença da redação publicitária em várias mídias de propaganda, seja em banners, outdoors, busdoors, anúncios em jornais, televisão e revistas, assim como em spots para as rádios. 

No cenário digital, também é possível identificar esse tipo de estratégia por meio das redes sociais, assim como pela produção de conteúdo nos sites e nos blogs. 

Com isso, não estamos tratando de um texto qualquer e sim de um material que tem um direcionamento específico. 

Basicamente, esse texto precisa contar com algumas características, que também servem para diferenciá-lo dos outros. Listamos algumas delas a seguir!

  • Texto com clareza;
  • Texto interessante para um determinado público;
  • Texto que possui técnicas de persuasão;
  • Texto que vai se adaptar às técnicas de captação de clientes no cenário digital. 

O texto utilizado em uma campanha de uma empresa de filtro osmose reversa ou de qualquer outro segmento precisa ser claro e conciso. 

Ou seja, a empresa precisa ter a capacidade de desenvolver um material que tenha uma mensagem que seja compreensível por parte do público-alvo. Sem esse entendimento, qualquer ação criada perde o seu valor. 

Além disso, esse é um texto que terá um tema de relevância para o seu público-alvo, levando em conta que o material precisa chamar a sua atenção, ou seja, ser do seu interesse. 

Isso implica em um amplo conhecimento da empresa nas estratégias voltadas para entender quem é o seu público.

Na redação publicitária também trabalhamos com técnicas de persuasão, ou seja, que possuem o objetivo de convencer os clientes acerca de uma determinada ação. 

Isso não se refere somente à compra de um produto ou serviço, mas também implica o ato de fazer o cadastro em uma landing page ou de baixar um e-book.

Por fim, precisamos destacar que este é um texto que vai se adaptar às técnicas de captação de clientes no cenário digital. 

O que isso quer dizer? Que as empresas enxergam a potencialidade do ambiente digital, seja por meio de sites ou de redes sociais. 

Com isso, é necessário produzir um conteúdo que seja direcionado às técnicas desse ambiente, visando obter um bom ranqueamento da divulgação da sua marca de serviço de acompanhamento hospitalar no Google, assim como elementos de SEO (otimização dos mecanismos de busca por meio da escolha das palavras-chaves). 

Quais as vantagens de realizar uma boa redação?

A partir  do entendimento do que diferencia o trabalho de um redator para uma redação publicitária, vamos entender quais são as vantagens de realizar uma boa redação? Confira a seguir!

  • Linguagem de acordo com seu público-alvo;
  • Possibilidade de atrair cada vez mais clientes para sua empresa;
  • Melhora os resultados da sua empresa, do ponto de vista comercial;
  • Consegue trazer um destaque para sua marca, dentro do público correto;
  • Maior impacto diante da concorrência.

Estes são alguns dos benefícios de se realizar uma boa redação. Seja no ambiente físico ou no ambiente virtual, as empresas precisam trabalhar para atingir seu público-alvo. 

De nada adianta publicar um texto muito bem escrito ou até mesmo, criar uma postagem na rede social, se ela não tiver um direcionamento de linguagem e de foco para sua empresa.

Isso é possível porque a redação publicitária faz um estudo do público e consegue identificar a melhor forma de chegar às pessoas do seu interesse. 

Com a linguagem direcionada, você consegue atrair mais clientes para o seu negócio, levando em conta uma melhora dos resultados da sua marca, mais dinheiro e lucratividade para o seu negócio. 

A redação publicitária também consegue proporcionar mais destaque para sua marca, inclusive, promovendo maior impacto diante dos seus concorrentes. 

Com isso, sua empresa ganha a visibilidade necessária para crescer e se tornar um referencial, seja para um curso design gráfico online ou em outro segmento que seja do seu interesse. 

Com todas essas vantagens, vamos entender quais estratégias podem ser aplicadas dentro da sua empresa? Prossiga a leitura e passe a desfrutar dos excelentes resultados. 

Dicas para realizar a redação focadas em ótimos resultados

Agora que você já sabe quais são os benefícios em investir em redação publicitária para sua empresa de projeto contra incêndio, vamos entender algumas dicas para realizar uma excelente redação, que seja focada em bons resultados para sua empresa. 

Muitas empresas, sem o conhecimento adequado acerca do que é a redação publicitária, acredita que as técnicas de persuasão devem ser abusivas, ou até mesmo, invasivas.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar que a redação publicitária pode ser atraente, sem ofender ou ser abusivo com o cliente. Acompanhe!

Entenda o que é o conteúdo trabalhado e qual é o público

Sua empresa de engenharia de incêndio precisa entender o que é o conteúdo que se deseja passar e isso só é possível por meio do entendimento sobre a missão, visão e valores da empresa. 

Além disso, é importante delimitar quais são os objetivos com cada ação, de modo a obter vantagens e um planejamento direcionado. 

Outro ponto essencial é entender quem são as pessoas que devem ser atingidas com a mensagem. Isso envolve entender as preferências, gostos, hobbies, idade, escolaridade e nível social. 

O perfil do seu público precisa ser construído, para que você tenha bons resultados com a mensagem transmitida. 

Atribua valor ao seu negócio e conteúdo

É muito importante que o redator publicitário consiga atribuir valor ao negócio de aluguel de chiller, por exemplo, por meio do conteúdo criado. Os conteúdos precisam ser relevantes e isso ocorre quando você oferece algo para o leitor. 

Ou seja, por que o cliente precisa ler o seu texto? O que ele ganha em troca? Essa é uma estratégia importante para gerar mais visibilidade diante do público-alvo da sua marca. 

Dessa forma, ofereça algo ao cliente, seja um e-book, uma consultoria grátis ao fazer um cadastro, dentre outras ações que o motivem a consumir seu conteúdo. 

Aposta nas técnicas de neuromarketing

Você sabe o que é o neuromarketing? Essa é uma importante estratégia que pode ser utilizada pelo redator publicitário. 

Por meio das técnicas de neuromarketing, sua empresa consegue aliar conceitos da psicologia com a neurologia e aplicá-las no cenário do marketing. 

Existem algumas técnicas de persuasão por meio dos gatilhos mentais, por exemplo, que podem ser aplicadas em sua produção textual. 

Crie uma publicação original

Nossa dica final diz respeito à originalidade que o seu negócio deve ter, assim como que suas publicações devem refletir. 

Quando o redator entende os fundamentos e objetivos da sua marca, fica mais fácil criar publicações que sejam originais. 

É muito importante dar oportunidade à criatividade e produzir um conteúdo que seja associado à marca, ou seja, que lide com a referência do que você é. 

Inclusive, o plágio é um ato negativo para a empresa, que pode afetar o seu ranqueamento no Google. Dessa forma, é essencial evitar o plágio, que representa a cópia de um conteúdo sem atribuir o crédito devido ao autor. 

A partir das dicas e orientações que trouxemos sobre redação publicitária, o seu negócio pode crescer!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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