3 cuidados com a barba

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em novembro 1, 2023

A barba é mais do que uma forma de ressaltar a beleza, é uma aliada da autoestima e necessita de cuidados específicos

O autocuidado se tornou uma das prioridades das pessoas nos últimos anos, influenciando o comportamento, a estética e até a decoração da casa, sendo um dos lugares que as pessoas passam mais tempo. 

O lugar em que rotinas de skincare, limpeza e outros rituais de autocuidado também são importantes é ali, em frente ao espelho e à pia de banheiro, fazendo com que invistam até mesmo em velas aromáticas e música para os momentos de autocuidado.

Uma das partes do corpo que mais influencia na autoestima é o rosto, onde estão o cabelo e a barba, partes importantes para a maioria das pessoas. A barba se tornou uma aliada da autoestima masculina e parte da personalidade das pessoas. Confira mais sobre isso e conheça alguns cuidados que são necessários.

A barba como aliada da autoestima

Todas as pessoas procuram formas de se sentir bem consigo mesmas, especialmente nos tempos atuais e nos últimos anos, onde saúde mental e autocuidado têm sido temas importantes e relevantes na sociedade.

Historicamente, a barba era sinônimo de status da alta sociedade, força e virilidade, não à toa se vê em livros históricos homens com barbas cheias e grandes em comprimento. No entanto, hoje é considerada como a “maquiagem masculina”. 

Apesar de haver uma desconstrução do que significa ser homem e de acessórios para todas as pessoas e não só para um gênero, barba e pelos ainda são associados ao universo masculino, sendo considerados aliados da autoestima e do autocuidado, fazendo as pessoas se sentirem bem consigo mesmas, além de ser associado à maturidade.

Vários processos estéticos ligados à barba são realizados atualmente, como implante e enchimento, além de cuidados estéticos realizados por barbeiros profissionais especializados. No entanto, esses não são os únicos cuidados necessários.

Como cuidar da barba em casa

Apesar da importância do acompanhamento estético profissional, nem sempre é possível ir a um barbeiro ou a um salão para cuidar da barba. Porém, há alguns cuidados periódicos que você pode ter com a barba em casa, deixando-a como se tivesse acabado de sair do salão.

Escolha produtos específicos

Antes de tudo, é importante que você invista em produtos específicos. A barba é composta por fios e pelos e, assim como o cabelo, são necessários produtos específicos para cuidados semanais — às vezes diários, dependendo do seu metabolismo.

Assim como os fios capilares, é importante investir em shampoo e condicionador específicos para a barba para manter os fios hidratados, nutridos, limpos, saudáveis e com a oleosidade controlada. Você também pode escolher investir em um produto modelador para deixar barba e bigode do jeito que preferir e controlar os fios rebeldes.

Escolha um pente de madeira

Também é importante que você escolha um pente adequado para a barba. Nesses casos, o material importa muito, assim como para o cabelo. Um exemplo disso é o pente garfo para cabelos cacheados e pretos, o mais adequado é o de ferro para não danificar ou quebrar os fios.

No caso da barba, o recomendado é um pente de madeira, pois distribui melhor a oleosidade nos fios, a fim de evitar que eles fiquem secos e diminuir o frizz. Além disso, é importante pentear para eliminar os fios mais fracos e manter os mais fortes, deixando sua barba mais saudável.

Cuidado com cortes e faixas de barba

Apesar dos procedimentos estéticos existentes para a barba, as pessoas procuram cada vez mais ter uma barba o mais natural possível. Para isso, é necessário tomar cuidado com os cortes. Assim, alguns erros devem ser evitados:

  • abaixar muito a linha lateral da barba: isso pode abrir o rosto e ressaltar partes que você talvez não queira ressaltar;
  • usar formas geométricas acentuadas: pode dar um aspecto caricato de desenho ou de forma festiva;
  • fazer a linha inferior acima do maxilar: o ideal é fazer na linha do maxilar ou abaixo, para que fique o mais natural possível.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade