11 curiosidades sobre viagens em navios

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em outubro 6, 2023

Uma viagem de navio é uma experiência única que pode ser vivida sozinho ou acompanhado de pessoas especiais. O primeiro passo para um cruzeiro seguro é comprar com antecedência e conhecer mais sobre a empresa, além de contar com o seguro-viagem.

Apesar disso, tendo você já feito um cruzeiro ou sendo sua primeira experiência, vale a pena conhecer mais sobre curiosidades de viajar em navios! Confira abaixo.

1. Alto consumo de alimentação

O tempo do cruzeiro pode variar bastante, porém, o mais comum é o de 7 dias. Por mais que o tempo seja curto, o consumo de alimentos nesse período é altíssimo. Em média, o cruzeiro consome cinco contêineres com alimentos. Só em batatas vão aproximadamente 300 kg por dia.

2. Limite de tempo ancorado

O navio faz paradas durante o cruzeiro, e você pode descer e conhecer um pouco a região. Ou seja, não vai passar todo o tempo em alto-mar. De qualquer forma, você precisa estar atento ao tempo para voltar ao navio, pois em média ele fica ancorado por até 1 dia.

3. Serviço de mordomo

Pode parecer coisa de filme, mas o serviço de mordomo é real. São pessoas contratadas para servir os convidados em todos os espaços da embarcação e auxiliar no que for preciso. Para as suítes de luxo, é possível contar com um mordomo particular destinado a atender apenas aquele convidado.

4. Preparado para emergências

Os cruzeiros estão preparados para qualquer emergência médica, por isso contam com um heliporto para receber um helicóptero em alto-mar. Assim, no caso de alguma pessoa gravemente doente ou ferida dentro do navio, ela pode ser facilmente resgatada e levada para o hospital.

5. Muitas torneiras

O navio conta com várias torneiras espalhadas, e o objetivo é bastante simples: incentivar tanto passageiros quanto a tripulação a lavar as mãos várias vezes ao dia. A ideia é evitar a disseminação de doenças, ainda mais ao tocar os alimentos. Afinal, o cruzeiro precisa ser divertido e não preocupante!

6. Equipe de nacionalidades variadas

Você não precisa ir para o cruzeiro com o inglês ou o espanhol na ponta da língua. Se quiser se comunicar apenas em português, pode ter certeza que vai encontrar algum brasileiro entre os funcionários do navio. Para quem vem de outro país, isso é prático pela facilidade de solicitar algo que precisa.

7. Existe uma prisão

Caso alguém cometa alguma infração ou uma pessoa perigosa seja identificada, ela não pode ficar circulando livremente pelo cruzeiro. Por isso, existe uma prisão onde esses infratores ficam até que se chegue novamente em terra firme.

8. Água direto do mar

Com exceção da água utilizada na cozinha, todo o restante utilizado no cruzeiro vem do mar e é dessalinizado. Existem bombas que retiram a água do mar, encaminham para o tanque de dessalinização e disponibilizam para o uso nos banheiros e torneiras.

9. Tem cinema

Para aqueles que não são tão fãs das festas, o cruzeiro oferece outras opções de lazer. Uma delas é o cinema, perfeito para os apreciadores da sétima arte. No mínimo, cada embarcação tem pelo menos um cinema, mas há opções com mais de um deles à disposição do público.

10. Tem parque aquático

Por mais que você esteja cercado de água, não será permitido mergulhar no mar. Então, se os passageiros são fãs de água, encontram outra opção: um parque aquático dentro do cruzeiro. A diversão está garantida e você encontra um bom leque de atividades para todas as idades.

11. Há necrotério e centro médico

Acidentes podem acontecer e o cruzeiro precisa estar preparado para os primeiros socorros. Se alguém se machucar, será imediatamente socorrido pelo centro médico e, se a situação for grave, o helicóptero pode ser solicitado para buscar essa pessoa. Caso ocorra alguma morte durante o percurso, também há um necrotério para abrigar o corpo até chegar em terra firme.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade